Se as pedagogias tivessem alma, a silabação, o processo que usa sílabas para ensinar a ler, seria o espírito do método tradicional de alfabetização. A proposta é que a criança aprenda primeiro as sílabas, depois monte palavras e só então veja os textos.
Os construtivistas questionam o enfoque silábico. Ainda hoje os educadores se dividem quanto à eficácia dessa técnica e não há sinal de conclusão definitiva. Muitos dizem que ela pode tornar a leitura mecânica e fazer as crianças se preocuparem mais em "traduzir sílabas" do que em entender o texto.
" A silabação deve ser o ponto de chegada, não de partida. A alfabetização tem de começar com textos ou palavras que mostrem a utilidade da leitura."
Lúcia Maria de Carvalho, pesquisadora em Psicologia da Educação da Unicamp.
" O método silábico só não dá uma visão global do sentido do texto se ficar apenas na cartilha. A alfabetização deve ser sempre complementada com histórias, poesias e dramatizações."
Carmem Faraco Rodrigues, professora e autora da cartilha tradicional Tirando de Letra (Editora Ática).
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