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sexta-feira, 22 de junho de 2012

VIOLÊNCIA NA TELEVISÃO



Muitos estudos mostram que o comportamento agressivo em crianças aumenta quando elas assistem a programas de televisão violentos. Porém, esses estudos não representam nenhuma surpresa para os professores que lidam com esses comportamentos no dia-a-dia.
Ainda que vivam em um ambiente pacífico, as crianças pequenas que veem violência na televisão podem ser afetadas negativamente por ela, pois podem ter dificuldades para separar a fantasia da realidade. Elas também não sabem distinguir comerciais de programas. De fato, os programas de entretenimento que muitas crianças assistem parecem ser comerciais de meia em meia hora para certos brinquedos.
A criatividade e as habilidades linguísticas também são afetadas em crianças que passam muito tempo assistindo à televisão, pois elas têm menos tempo para brincar, ler e conversar com colegas ou com adultos. As habilidades linguísticas podem ser promovidas com leitura e a participação ativa em conversas a dois e atividades lúdicas.


DICAS PARA O PROFESSOR:

* Descubra o que as crianças estão assistindo em casa. Assista aos programas para se familiarizar com os personagens e as histórias típicas. Assim, você poderá intervir de maneira mais efetiva.

* Não coloque aparelhos de TV na sala de aula. Mas se tiver, limite-o especificamente à programação educativa voltada para crianças.

* Proíba o uso de armas de brinquedo na escola.

* Conte histórias. Comece contando aos pais como as brincadeiras de seus filhos são afetadas quando eles assistem à televisão. Seja específico.

* Limite as brincadeiras de super-heróis. Não permita que as crianças machuquem ou assustem seus coleguinhas. Como essas brincadeiras são muito ativas, é fácil as crianças passarem dos limites e se tornarem agressivas. Um soco de faz de conta pode facilmente se tornar um soco de verdade. O adulto pode se manter alerta aos sinais de que a brincadeira está saindo dos limites e ajudar as crianças a se acalmarem.

* Respeite o papel da criança. Use o nome do personagem ou do papel e não os nomes das crianças, para estimulá-las a ter cuidado e se acalmarem.

* Fale sobre os comerciais. Pergunte se alguma delas já comprou um brinquedo que viu em um comercial e ficou decepcionada com ele. De que maneira o brinquedo era diferente do que parecia ser ? Fale que as fábricas e lojas de brinquedos pagam os atores que elas veem  nos comerciais para tentar convencer as pessoas a comprar os seus produtos.

FONTE: REVISTA PÁTIO/EDUCAÇÃO INFANTIL Abril/Junho2012






Um comentário:

  1. Olá Isabel Cristina, vim retribuir a sua vizita, muito obrigada.
    Vi todas as suas postagens, interessantísssssimas! ADOREI. Ah, salvei bastante das suas imagens.
    Bom, tenha um excelente fianl de semana. Bjo carinhoso

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