Quem sou eu

Minha foto
Nova Cruz/RN. Esposa e Mãe dedicada à família. Mulher Cristã, temente a DEUS e semeadora da Sua Palavra. Educadora, graduada em Letras pela UFRN e Pós-graduada em Psicopedagogia pela FECR/PB.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS


"A HQ permite o voo livre da imaginação de quem lê e, principalmente, de quem cria".

KAZUKO KOJIMA HIGUCHI


Com frequência deparamo-nos com revistas em quadrinhos, como as da Turma da Mônica, do Pato Donald e demais personagens criados pelos estúdios Disney, de super-heróis como o Homem Aranha, Hulk, Capitão América e outros, sem lhes dar muita atenção. Elas lotam as bancas, estão em livrarias e até as bibliotecas públicas já estão reservadas para esse tipo de produção: as gibitecas.


Estão assim tão incorporadas ao nosso cotidiano, é quase natural não refletirmos sobre as histórias em quadrinhos enquanto "produto de nossa cultura, sua complexidade e suas implicações sociais e ideológicas" (Higuchi, 1997).

Tidas até recentemente como vilãs, por roubar às crianças o tempo de estudo e por, supostamente estimular a violência, sua situação hoje á outra. No momento em que a televisão e os jogos eletrônicos afastam mais as novas gerações do contato com o livro, os quadrinhos se colocam como um meio termo entre a imagem e a palavra.




Na linguagem dos quadrinhos encontram-se a "arte gráfica, a literatura e a agilidade do cinema" (Lovetro, 1993), o que lhe permite usar a imaginação criadora e, de certa forma ser um co-autor da história. E essa co-autoria não se restringe apenas à continuidade das sequências, mas inclui também criar os timbres das vozes e as entonações (porque lemos e vemos o  personagem que fala), além de interpretar a acústica da ação (onomatopeias).





Por todos esses motivos, as histórias em quadrinhos perderam a conotação negativa que tinham e foram gradativamente sendo incorporadas ao universo pedagógico. Como um recurso importante, já aparecem integradas a propostas curriculares, sendo inclusive utilizadas em exames vestibulares.






Antes de iniciar as atividades com as HQs, converse com seus alunos perguntando-lhes quais personagens famosos de HQs conhecem, se costumam ler gibis, quais são seus preferidos e se já observaram que uma história em quadrinhos é uma narrativa contada de forma diferente, através de duas linguagens: o desenho e o texto.

Diga-lhes que o objetivo deste projeto é que todos conheçam e discutam os recursos utilizados nos quadrinhos e, principalmente, que criem seus próprios personagens e elaborem suas histórias.

Conte-lhes que as Histórias em Quadrinhos, como as concebemos hoje, são basicamente um produto cultural do século XX. Em épocas distantes, porém, havia produções semelhantes a esse tipo de manifestação artística.

Houve um momento que o homem primitivo, mesmo não sabendo escrever,registrava, nas paredes das cavernas, desenhos que representavam os animais e a natureza. Posteriormente, criou símbolos - pequenos sinais ou figuras - para expressar suas ideias e registrar o cotidiano. 

Foram esses "registros" a manifestação mais remota de algo semelhante às nossas histórias em quadrinhos. Da mesma forma, as figuras egípcias, os murais fenícios, os afrescos de Pompeia e Herculano, as iluminuras dos copistas medievais, as pinturas renascentistas e até mesmo grafites compõem um vasto painel onde, iconicamente, se tem registrado a história da humanidade, como numa interminável história em quadrinhos.

FONTE:  
ENSINAR E APRENDER - LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 3 






7 comentários:

  1. Olá Isabel
    Gostei demais do seu espaço!
    Parabéns pelas postagens e muito obrigada pela sua visita ao meu cantinho.

    Abraços com carinho
    Tatiana Sibovitz
    O Mundo da Alfabetização

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. parabens adorei as estorias principalmente aquele que ele achou que era um computador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii parabens

      Excluir
  4. esse espaço e lindo!AMEI todo essas cores,laranja e amarelo ficou maravilhoso . e vc fala das historias foi d+++++ sucesso

    ResponderExcluir
  5. eu odiei é muito chato bbuuuuu

    ResponderExcluir