Quem sou eu

Minha foto
Nova Cruz/RN. Esposa e Mãe dedicada à família. Mulher Cristã, temente a DEUS e semeadora da Sua Palavra. Educadora, graduada em Letras pela UFRN e Pós-graduada em Psicopedagogia pela FECR/PB.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


Todo educador sabe que o apoio da família é crucial no desempenho escolar. Pai que acompanha a lição de casa. Mãe que não falta a nenhuma reunião. Pais cooperativo e atentos no desempenho escolar dos filhos na medida certa. 
Esse é o desejo de qualquer professor.A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim eles vão se sentir comprometidos com a melhoria da qualidade escolar. Muitas instituições não informam à família sobre o trabalho ali desenvolvido e isso dificulta o diálogo.

COMO MELHORAR A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA ?

A discussão deve avançar na procura das melhores oportunidades de promover um encontro positivo entre pais e professores. Para isso acontecer, alguns conceitos precisam ser revistos.

* Perceba a construção da família atual e não mistifique o modelo do passado como ideal.

* Tenha claro que é direito dos responsáveis pelos alunos opinar, fazer sugestões e participar de decisões sobre questões administrativas e pedagógicas da escola.

* Para que as reuniões tenham quórum, é preciso ter objetivos bem definidos e conhecer as famílias e a comunidade em que a escola está inserida. Planejamento é essencial.

* Reflita sobre os preconceitos e as discriminações existentes na escola. Não é necessariamente o grau de instrução do pai e da mãe que motiva uma criança ou um adolescente a estudar, mas o interesse em participar de suas lições de casa e da vida escolar.

* Não parta do princípio de que a família precisa ser ajudada pela escola e sim que a escola precisa dela.

* Todo gestor tem que dar conta da participação familiar e para isso a gestão não pode ser autoritária.



FONTE:

REVISTA NOVA ESCOLA





Nenhum comentário:

Postar um comentário