Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quinta-feira, 4 de abril de 2013

MEU MESTRE, MINHA VIDA - VÍDEO




O filme tem início na década de 1960, onde o professor Clark muito carismático tem uma relação extremamente próxima e produtiva com seus alunos, mas por não concordar com algumas normas da escola e discutir com a equipe acaba indo embora. Após isso o filme dá um salto de 20 anos, a mesma escola está bem diferente: alunos violentos que inclusive agridem fisicamente os professores, traficam drogas entre si, um verdadeiro caos. O mesmo professor, agora mais maduro e experiente parece ser o único que pode reverter a situação e é designado diretor da escola e ao chegar demonstra uma postura extremamente inflexível chegando ao ponto de humilhar sua equipe, deixando bem claro que ninguém além dele fala em "suas reuniões". A relação orgânica com as equipes pedagógicas e administrativas é autoritária, poucos tem acesso a ele, que de certa forma se posiciona de forma superior diante de todos, decidindo sozinho como e quais ações serão realizadas.O envolvimento com a comunidade é de medo, ele quer manter distância.

Mesmo tendo boa parte da história ambientada na década de 1980 é um filme atual, sendo um belo exemplo da grave situação em que muitas escolas se encontram atualmente, e dos desafios que diretores, professores e todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem enfrentam, e que vão além da sala de aula.

"Meu mestre minha vida" é um filme que deve ser assistido também pelos profissionais da educação que ainda não são gestores, que muitas vezes criticam seus superiores sem conhecimento de causa, colocando-se somente na posição de vítimas em algumas situações em que acreditam são prejudicados, pois evidencia as muitas dificuldades e cobranças do cargo.

Não estou aqui defendendo a postura autoritária do diretor Clark, pelo contrário, acredito que o processo de gestão acontece de dentro para fora, para ser uma autoridade não é necessário ser autoritário, para obter bons resultados um gestor deve conquistar aliados, trazer a comunidade para dentro da escola, trabalhar em parceria com todos os membros da comunidade escolar, mas existem regras, leis que devem ser cumpridas e é importante que todos saibam disso, diante disto a gestão deve ser transparente e acessível, sem deixar de ser responsável, lembrando que lidar com relações humanas é uma arte, e essa sem dúvida é uma das muitas tarefas, e talvez a mais difícil de um gestor da atualidade.É interessante também que os alunos e pais de alunos assistam ao filme haja vista que foi inspirado em fatos reais, ou seja, muitas situações narradas na história ocorrem diariamente em nossas escolas.







FONTE:

http://institutoveritas2010.blogspot.com.br/






Um comentário:

  1. Vou assistir com certeza. Deve ser lindo!
    Concordo que pode haver autoridade sem autoritarismo. É preciso ter firmeza e ser flexível ao mesmo tempo, sem esquecer que regras devem ser cumpridas sempre.
    Não há sociedade que sobreviva sem regras.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.