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O ambiente escolar é povoado das mais diversas experiências que envolvem a relação professor/aluno.
O exemplo a seguir, registra um desses interessantes jeitos de ensinar, relatado por uma estagiária:
"Ao visitar uma sala de crianças maiores e analisar a decoração, verifiquei a existência de trabalhos das crianças: eram flores de papel plantadas em vasos com areia.
Inicialmente fiquei feliz ao notar a presença de algum trabalho delas. Porém logo me chamou a atenção o fato de os vasos serem idênticos e, mais do que isso, as flores serem todas iguais.
Encucada, questionei as crianças acerca do trabalho. Desse questionamento retirei que quem havia feito os vasos fora a professora e que também ela é que havia colocado areia dentro, também a professora desenhou as pétalas das flores, tambem a professora colocou o cabinho (todos da mesma altura) e também foi ela que colou as pétalas.
Quando perguntei:
- Você colou estas pétalas tão bonitas?
Criança: - Não, porque eu tinha colado todas assi amontoadas, então a professora arrumou.
A essa altura cabe a pergunta:
Mas o que enfim as crianças fizeram?
E a resposta é que o trabalho delas fora apenas o de pintar as pétalas com restos de lápis de cor.
( J.HOFFMANN )
Esse texto conduz à reflexão sobre o papel e o lugar do professor e do aluno no proceso ensino/aprendizagem.
Educar é interagir, devendo o aluno adquirir a competência de aprender a aprender e de aprender a fazer.