Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 29 de julho de 2012

VAMOS FAZER ARTE?



Olá caros educadores!
Vamos fazer arteirices com as crianças?
Trouxe algumas ideias boas para deixar as aulas de artes movimentadas.



As crianças gostam muito de origami e pensando nisso, este coração de dobraduras vai fazer a festa da garotada.


Fácil de fazer e fica lindo para presentear quem amamos.









Rosinhas de papel crepom para decorar cartõezinhos, caixas para presente e murais.






Para a volta às aulas, que tal este mimo para a criançada?
Cartolina e pirulitos...e uma borboleta linda surgirá.
No pirulito, coloque os olhinhos da borboleta.






E então? Gostaram das ideias?
Espero que tenha contribuído para o trabalho de vocês.
Um abraço, fiquem com Deus e uma feliz semana.








sexta-feira, 27 de julho de 2012

LEMBRANCINHA PARA O DIA DO ESTUDANTE



Olá pessoal!
Um feliz e abençoado dia para todos.
No próximo mês, no dia 15, comemoramos o Dia do Estudante e, como sugestão para lembrancinha, trouxe este mimo bem fácil de fazer.


MATERIAL NECESSÁRIO:

Cartolina Guache
Cola branca
Tesoura
Papel celofane
Fita de cetim
Desenhos e mensagens para colar na caixinha
Chocolate tipo bombom, trufa ou brigadeirão.






Molde







IDEIA DO BLOG DA JACIRINHA

Espero que tenham gostado da ideia.
Esta lembrancinha também pode ser para o Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança...

Fiquem com a Luz do Senhor e até a próxima!






quinta-feira, 26 de julho de 2012

CAIXA RETANGULAR EM ORIGAMI




Olá, caros colegas educadores.
Encontrei em meus passeios pela net, este vídeo ensinando como confeccionar uma linda caixinha retangular em origami.
Vejam como é fácil fazê-la.
Mãos à obra! 











Um abração e até a próxima!







VÍDEO SOBRE MEIO AMBIENTE: TÁ LIMPO!




Olá pessoal!

Este vídeo fala sobre o Meio Ambiente. Um excelente material para trabalhar com seus alunos sobre o destino dos resíduos sólidos, a Coleta Seletiva e a Reciclagem.






sábado, 21 de julho de 2012

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES (ZÉ RAMALHO)








IDEIAS CRIATIVAS PARA AS AULAS DE ARTES






Olá amigos educadores. Bom dia a todos!
Trouxe hoje, mais algumas ideias bem criativas para fazer em sala de aula, reutilizando alguns materiais.

Porta-lápis de rolo de papel higiênico e papel-toalha

MATERIAL NECESSÁRIO:


* Rolos de papel higiênico e papel-toalha
* Cola branca
* Tesoura
* Reltalhos de papel camurça, color set,  para presente ou papel reciclado (para cobrir os rolos)
* Fita de cetim, fita de juta ou barbante de sisal.












Quadrinho de bandeja de isopor

MATERIAL NECESSÁRIO:


* Bandejas de isopor de vários tamanhos
* Lã para tricô
* Agulha para bordado (ponta grossa)
* Tesoura








Marcadores de páginas de CD


MATERIAL NECESSÁRIO:


* CDs velhos
* Retalhos de feltro
* Cola branca
* Elástico
Linha de crochê
* Agulha de bordado


FONTE DAS IDEIAS:




Espero que tenham gostado das ideias...Aproveitem para deixar as aulas de arte mais interessantes e também para reaproveitar materiais que iriam para o lixo.
Um abraço.






quinta-feira, 19 de julho de 2012

ARAPUCA: UM LIVRO MÁGICO

Hoje, trouxe para vocês uma dica de leitura maravilhosa.


ARAPUCA
Um livro surpreendente e cheio de encanto, criado por Daniel Cabral.




O personagem principal desta história é um menino que, transformando lixo em arte, cria um painel na parede do seu quarto e passa a ser admirado por toda a vizinhança.
Um dia, entretanto, a beleza do canto de um pássaro acaba desviando o interesse das pessoas, o que o deixa muito descontente  e o leva a procurar alguma saída para prender a atenção de todos.
Será que ele consegue?




Graciosa e instigante, esta narrativa visual recria o conto "O rouxinol e o imperador", do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, trazendo como pano de fundo uma paisagem bem brasileira e retratando uma realidade que nos é bastante familiar.




Daniel Cabral
http://danielgcabral.blogspot.com/


As crianças, jovens e adultos vão amar este livro...
BOA LEITURA!









quarta-feira, 18 de julho de 2012

CYBERBULLYING: O QUE É ISSO?




Bullying vem da palavra inglesa bully, que significa "valentão". São abusos físicos e psicológicos de um aluno contra o outro. Na verdade ele existe há muito tempo, mas não era interpretado como violência: era aceito como parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.
O Cyberbullying ou bullying virtual é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar suporte a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar alguém.



No ambiente virtual, segundo pesquisa realizada pela ONG PLAN Brasil, em março de 2010, o envio de e-mails maldosos sobre as vítimas é o tipo de ofensa praticada com maior frequência pelos alunos pesquisados do sexo masculino. Entre as meninas, o uso de ferramentas  e de sites de relacionamento são mais  recorrentes. 
Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, explica que os praticantes de cyberbullying utilizam, na sua prática, os mais atuais e modernos instrumentos da internet e de outras tecnologias na área da informação e da comunicação (fixa ou móvel) com o intuito de constranger, humilhar e maltratar suas vítimas. Ea explica ainda que o bullying virtual, ao garantir o anonimato, acaba trazendo uma "blindagem" para os idealizadores e/ ou executores. Os bullies cibernéticos (ou virtuais) utilizam apelidos (nicknames), nome de outras pessoas conhecidas ou de personagens famosos de filmes, novelas e seriados.



Mas o cyberbullying não é apenas uma prática de aluno para aluno, mas também de aluno contra professores. Os alunos, por meio de celulares, conseguem fotos de seus professores e postam difamações na internet, fazendo todo tipo de montagem. Por meio das redes sociais, os alunos criam comunidades para desmoralizar os educadores.
Pode-se perceber facilmente esse fenômeno ao navegar no Orkut, uma das redes sociais mais utilizadas no país: basta clicar na parte de "busca" e escrever a frase " eu odeio professor", por exemplo. O resultado são páginas e páginas de comunidades contra professores.


A pesquisadora e autora do programa Antibullying Escolar, Cleo Fante, diz o que podemos fazer para lidar com este problema tão sério:

"Sugiro que, inicialmente, se faça um diagnóstico da escola - que conheça a sua realidade, que avalie as ações que estão sendo desenvolvidas e seus resultados. É fundamental que as escolas não se dediquem apenas às ações pontuais ou pequenos projetos, mas que, em parceria com a comunidade escolar, desenvolvam em seu Projeto Político Pedagógico programas preventivos alicerçados na cultura da Paz.
Por outro lado, é imprescindível que a família faça um diagnóstico, que reavalie seu papel e sua responsabilidade na educação dos filhos.
Também é importante que os adultos observem suas próprias ações, que podem ser exemplos de repúdio ou estímulo ao bullying.
O Trinômio escola-educadores-família tem seu papel decisivo na erradicação ou manutenção do bullying e/ou cyberbullying.
Portanto, abrir espaços para o diálogo; orientar crianças e adolescentes para a convivência social - independente do espaço, real ou virtual ; esclarecer a diferença entre o público e o privado; alertar para os benefícios e melefícios da tecnologia e para os perigos on-line e possíveis responsabilizações; ensinar ética, respeito e valores humanos - tudo isso é um bom começo."

FONTE: REVISTA LEYA NA ESCOLA






terça-feira, 17 de julho de 2012

VENCENDO OS DESAFIOS DOS RELACIONAMENTOS NA SALA DE AULA



Nossos professores enfrentam desafios cada vez mais complexos na sala de aula. Um dos mais complicados é lidar com comportamentos negativos de seus alunos. São tantas as atitudes prejudiciais ao aprendizado -agressividade, apatia, desatenção, rebeldia, enfrentamento, indiferença... - que os professores muitas vezes têm dificuldade em saber o que fazer.

Hoje em dia não basta ser um bom profissional da educação, que transmite corretamente o conteúdo. O professor precisa de um treinamento específico para lidar com as dificuldades emocionais de crianças e jovens, pois só assim ele conseguirá cumprir sua missão de formar os brasileiros do futuro.

Na verdade, ser professor é muito mais que uma simples profissão. É uma paixão, uma vocação e, sem dúvida alguma, uma das mais belas missões de vida! E exige uma dedicação muito maior do que a maioria das profissões.



Se você é professor, com certeza, já conhece estas situações: dificuldades de lidar com o comportamento de seus alunos; estudantes muito agressivos ou muito apáticos, que têm pouco aproveitamento ou que atrapalham toda a turma; já ficou perto de achar que não tem o controle da classe; entre outras. Todo educador gostaria de ter estratégias efetivas para driblar esses problemas.
Recentemente, junto com uma equipe de educadores,preparei o programa
 Conquiste seus alunos
(http://www.conquisteseusalunos.com.br/)
como uma forma de transmitir conceitos e métodos importantes da psicologia para melhorar o desempenho dos professores e para que eles se aproximassem de seus alunos, conquistando melhores resultados educacionais e vencendo o desafio dos relacionamentos na sala de aula.




Eu sei que você, como educador, já é mestre em tornar possível o que parece impossível. Na verdade, você é a ponte entre a realidade de seus alunos e o futuro melhor que eles podem viver. Por isso, você merece todo o meu respeito, atenção e admiração.
Busque um novo modo de olhar para você mesmo, para seus alunos e para seu papel de educador. Confie em você, confie em seus alunos, continue visando aprimorar-se nessa sua missão tão especial e tornar esse seu trabalho ainda mais sensacional.
O futuro vai agradecer a sua dedicação!

ROBERTO SHINYASHIKI







segunda-feira, 16 de julho de 2012

RECREIO DIVERTIDO



Olá pessoal!
Para vocês, um post recheado de ideias para deixar o recreio mais divertido. Além de evitar as correrias, quedas e machucados, com certeza, os professores ficarão mais tranquilos.

CANTINHO DAS BRINCADEIRAS DE RUA

Pular elástico e corda, amarelinha e bambolê, pião, biloca são atividades simples de organizar.
Para montar esse espaço, são necessários elásticos de roupa, giz, corda, piões, bolinhas de gude e vários bambolês.
A escola pode pedir ajuda aos pais para recuperar brincadeiras que as crianças desconhecem e angariar o material.


CANTINHO DAS GINCANAS


Para as minicompetições diárias, é bom manter à disposição dos alunos sacos de estopa de 50 quilos (para a corrida de sacos), colheres de plástico, garrafas PET de 2 litros, cones, cordas, rolos de barbante, bolas, folhas de papel sulfite. A garotada vai se divertir muito enquanto resolve tarefas no pátio.


CANTINHO DA DANÇA


Dançar é um dos prazeres dos adolescentes. Convoque os próprios alunos para fazer uma seleção de CDs com músicas de ritmos variados. O responsável pelo recreio mediado auxiliará  os alunos na escolha das músicas e também deverá ter à mão músicas infantis e folclóricas.


CANTINHO DE LEITURA


Ler um bom livro e voar nas asas da imaginação. Os alunos que já despertaram para esse prazer em sala de aula vão gostar muito deste espaço. Não economize na quantidade de gibis, livros e revistas. Um voluntário de uma das turmas mais velhas pode facilmente conduzir essa viagem pelas letras.


CANTINHO DOS JOGOS


Cores e variedades. Esse é o segredo para chamar a atenção da garotada. Faça uma campanha para doação de jogos como Dama, Resta um, Dominó, Trilha, Pega-varetas e Xadrez. O aluno voluntário que assumir esse espaço do pátio não pode se esquecer de conferir se todos os jogos e peças foram devolvidos e se estão completos.


CANTINHO DAS ARTES


Para "pintar e bordar", os artistas vão precisar de cartolina, papel sulfite , papel espelho, crepon, retalhos de  cartolina, papel camurça, tinta guache, pincéis, copos de plástico, giz, massa de modelar,colas, tesouras, revistas velhas, bandejas de isopor.
Sacos de lixo viram aventais. Boa dica é alternar as atividades a cada semana, com pintura,recorte e colagem, desenho livre...

É isso aí, garanto que o recreio na sua escola vai ficar muito melhor se vocês adotarem essa ideia.
Para isso, é necessário organização, planejamento e contar  com a ajuda de voluntários.

BOM TRABALHO!!!