Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS


"A HQ permite o voo livre da imaginação de quem lê e, principalmente, de quem cria".

KAZUKO KOJIMA HIGUCHI


Com frequência deparamo-nos com revistas em quadrinhos, como as da Turma da Mônica, do Pato Donald e demais personagens criados pelos estúdios Disney, de super-heróis como o Homem Aranha, Hulk, Capitão América e outros, sem lhes dar muita atenção. Elas lotam as bancas, estão em livrarias e até as bibliotecas públicas já estão reservadas para esse tipo de produção: as gibitecas.


Estão assim tão incorporadas ao nosso cotidiano, é quase natural não refletirmos sobre as histórias em quadrinhos enquanto "produto de nossa cultura, sua complexidade e suas implicações sociais e ideológicas" (Higuchi, 1997).

Tidas até recentemente como vilãs, por roubar às crianças o tempo de estudo e por, supostamente estimular a violência, sua situação hoje á outra. No momento em que a televisão e os jogos eletrônicos afastam mais as novas gerações do contato com o livro, os quadrinhos se colocam como um meio termo entre a imagem e a palavra.




Na linguagem dos quadrinhos encontram-se a "arte gráfica, a literatura e a agilidade do cinema" (Lovetro, 1993), o que lhe permite usar a imaginação criadora e, de certa forma ser um co-autor da história. E essa co-autoria não se restringe apenas à continuidade das sequências, mas inclui também criar os timbres das vozes e as entonações (porque lemos e vemos o  personagem que fala), além de interpretar a acústica da ação (onomatopeias).





Por todos esses motivos, as histórias em quadrinhos perderam a conotação negativa que tinham e foram gradativamente sendo incorporadas ao universo pedagógico. Como um recurso importante, já aparecem integradas a propostas curriculares, sendo inclusive utilizadas em exames vestibulares.






Antes de iniciar as atividades com as HQs, converse com seus alunos perguntando-lhes quais personagens famosos de HQs conhecem, se costumam ler gibis, quais são seus preferidos e se já observaram que uma história em quadrinhos é uma narrativa contada de forma diferente, através de duas linguagens: o desenho e o texto.

Diga-lhes que o objetivo deste projeto é que todos conheçam e discutam os recursos utilizados nos quadrinhos e, principalmente, que criem seus próprios personagens e elaborem suas histórias.

Conte-lhes que as Histórias em Quadrinhos, como as concebemos hoje, são basicamente um produto cultural do século XX. Em épocas distantes, porém, havia produções semelhantes a esse tipo de manifestação artística.

Houve um momento que o homem primitivo, mesmo não sabendo escrever,registrava, nas paredes das cavernas, desenhos que representavam os animais e a natureza. Posteriormente, criou símbolos - pequenos sinais ou figuras - para expressar suas ideias e registrar o cotidiano. 

Foram esses "registros" a manifestação mais remota de algo semelhante às nossas histórias em quadrinhos. Da mesma forma, as figuras egípcias, os murais fenícios, os afrescos de Pompeia e Herculano, as iluminuras dos copistas medievais, as pinturas renascentistas e até mesmo grafites compõem um vasto painel onde, iconicamente, se tem registrado a história da humanidade, como numa interminável história em quadrinhos.

FONTE:  
ENSINAR E APRENDER - LÍNGUA PORTUGUESA MÓDULO 3 






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TROCA DE LETRAS



Como ajudar o aluno a evitar a troca de letras?

A troca de letras (b por p, v por f, r por l, etc) pode estar relacionada com a questão discriminativa ou ser provocada por dificuldades fonéticas, por deficiência auditiva, por diferenças entre a linguagem oral do aluno e a escrita, dentre outras.

É necessário identificar as possíveis causas da dificuldade e, então, junto com o aluno, desenvolver atividades que possam favorecer a sua superação.

Na sala de aula, o que explorar?

O que fazer para ajudar o aluno a superar as dificuldades relacionadas à troca de letras ?

* Organizar alfabetos maiúsculos e minúsculos através de várias atividades:

- recortar, colar e ordenar letras retiradas de jornais, revistas e outros portadores de texto;

- escrever cada letra do alfabeto maiúsculo e minúsculo e em palavras e frases de forma contextualizada;

- consultar modelos de alfabetos;

- construir alfabetos ilustrados, recortando figuras cujos nomes comecem com cada letra.

*Desenhar uma figura para cada palavra que comece com cada letra do alfabeto.

* Escrever uma palavra com cada letra.

* Confrontar palavras com sons passíveis de troca: vaca/faca, gato/cada, dado/tato, analisando o som e o significado de cada uma.

* Desenhar figuras seguindo a ordem alfabética dos nomes.

* Completar sequências de letras do alfabeto.

* Analisar movimentos do aparelho fonador na emissão de cada som e perceber as diferenças entre eles.

* Listar palavras com determinadas letras.

* Utilizar jogos de palavras cruzadas, caça-palavras, dominó, jogo da memória, usando determinada dificuldade.

* Rimar palavras com sons parecidos.

* Rimar palavras com sons iguais.

*Identificar palavras no texto, a partir de sons indicados.

* Pesquisar palavras com determinadas letras em jornais, revistas e em outros portadores de texto. Recortar, colar, ler, produzir texto usando as palavras.

* Classificar palavras iniciadas com as letras comumente trocadas.
JOGO ADEDANHA
Exemplo: F , V.

ANIMAL   OBJETO   LUGAR  

( foca, faca, vaca, vela, varanda, farmácia...)


FONTE: ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA - DA TEORIA À PRÁTICA












 

domingo, 26 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO PRÓPRIO NOME: ATIVIDADE


HISTÓRIA DO PRÓPRIO NOME

Esta atividade auxilia:

* o desenvolvimento das linguagens oral e escrita;
* o conhecimento da própria história e da história dos outros;
* a leitura do próprio texto;
* a autocorreção.


PROCEDIMENTOS:

* Pedir aos alunos que pesquisem com seus pais a históeria de seus nomes e a escrevam no caderno.
* sugerir que leiam ou contem suas histórias para todos da sala.

OUTRAS MANEIRAS DE REALIZAR A ATIVIDADE:

 * pedir aos alunos que entrevistem pessoas para saber por que elas têm aquele nome.
* você pode contar também a história do seu nome, professor(a).









quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DISCALCULIA


O QUE É DISCALCULIA ?


É a dificuldade em aprender Matemática. Embora apareça comumente em crianças disléxicas (cerca de 60% das crianças disléxicas também têm discalculia), esse problema de aprendizagem deve ser tratado como um problema independente.

Discalculia é um termo derivado de acalculia - um transtorno que ocorre quando depois de já ter desenvolvido as habilidades para realizar operações matemáticas, a pessoa passa a não ser mais capaz de fazer cálculos. A discalculia difere da acalculia orque é um transtorno que aparece em crianças ainda em fase de aprendizagem e desenvolvimento de tais habilidades matemáticas.

Essa dificuldade pode ser manifestada em vários níveis e áreas da aprendizagem: quanto à leitura ou escrita dos números; quanto à sua compreensão; quanto à compreensão de símbolos; quanto a conceitos e regras ou mesmo quanto ao raciocínio abstrato.

O aluno com discalculia apresenta extrema lentidão no trabalho matemático, pois tem dificuldade para compreender a lógica da tabuada, compreender sequências, etc. Também por esse motivo, tem dificuldades para realizar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Aliás, essa dificuldade se estende à compreensão das palavras utilizadas para descrever operações matemáticas como "diferença", "soma", "total", "conjunto", "raiz quadrada", etc.

Como tem dificuldades relativas à memória de curto prazo, decorar tabuadas ou realizar operações que envolvam fórmulas (expressões, por exemplo) são tarefas extremamente desgastantes para esse aluno. Muitas vezes a dificuldade em aprender cálculo se agrava porque o aluno com discalculia geralmente faz confusão quanto aos símbolos (=,-,x,: entre outros.)
Buscar em sua memória o que foi ensinado sobre uma operação também é um complicador, já que as informações não são facilmente automatizadas por esse aluno.

Além da memória de curto prazo, o aluno discalcúlico também apresenta dificuldade relativa à memória de longo prazo e fica muito confuso quando tem de lidar com muita informação de uma  só vez. Por esse motivo, esquece facilmente da explicação dada pelo professor quanto à lição que teria de fazer em casa ou em qualquer momento posterior.

A criança com discalclia pode ainda apresentar problema quanto à orientação espacial - o que resultará em um posicionamento incorreto dos números de uma operação
na folha de papel - e pode utilizar ora um espaço muito grande da folha, ora apenas um canto do papel, fazendo contas quase "amontoadas" , de modo que ela mesma se confunda nos cálculos.

Compreender concretamente os conceitos não é um problema para essa criança. A dificuldade está em transformar esse conceito concreto em números, fórmulas e símbolos.

Fonte: SM Editora





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FANTOCHES E CIA.


Oi pessoal!
Contação de histórias é algo que diverte e ensina...E como as crianças gostam, não é mesmo?
Hoje trouxe algumas sugestões para auxiliar na contação de histórias....Aproveitem!





Este avental pode ser confeccionado com TNT, tecido  ou feltro.

CHAPEUZINHO VERMELHO
Os personagens e os componentes do cenário são confeccionados com EVA ou feltro.

OS TRÊS PORQUINHOS E O LOBO




















SÍTIO DO PICA PAU AMARELO





















Abaixo, uma ideia para fazer com as crianças. Um teatrinho de fantoches de caixa de sapato.
Fácil de fazer e bem criativo.
Os personagens podem ser feitos com cartolina guache ou papelão pintados com tinta guache, Gizão de cera e os contornos e detalhes feitos com canetas hidrográficas.
Para movimentar os personagens, usa-se palitos de picolé.










Uma outra sugestão para a contação de histórias são os personagens feitos com dobraduras.
Alguns sites e blogs de origami ensinam a confeccionar animais com dobraduras.
Vejam algumas sugestões nestas imagens:
































Um abração, feliz final de semana e até a próxima!







quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ECONOMIZE PELA VIDA



USE BEM O PAPEL

Cada tonelada de papel que você economiza salva 20 eucaliptos.
Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever, a cada mês serão preservadas florestas equivalentes a 18 campos de futebol.
Reaproveite os papéis na sua escola. Fazendo trabalhos de artes, como origami, além de reciclar o papel para fazer embalagens para presentes e cartões artesanais.


FECHE A TORNEIRA

Um em cada dez brasileiros bebe água sem tratamento.
Cada vez que você e mais seis amigos fecharem a torneira ao escovar os dentes, ajudarão a economizar 122 litros de água tratada.




NÃO DEMORE NO BANHO


Se você reduzir a ducha diária de 12 para 6 minutos, economizará energia para manter uma lâmpada acesa por sete horas.
Também economizará água se ao se ensaboar, desligar o chuveiro.




PREFIRA A VASSOURA


Não use mangueira para limpar jardins e calçadas.
Você poupará 280 litros de água, o suficiente para encher uma caixa d´água doméstica.
Use a vassoua para isso.




RECOLHA A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS



Você pode recolher a água da máquina de lavar roupas (sabão e amaciante) para lavar a casa do cachorro, área de serviço ou a calçada.





CONSERTE A TORNEIRA



Já imaginou o quanto é chato uma torneira pingando?
E já imaginou quanto se perde de água com isso?
Conserte as torneiras que estiverem com problemas e evite o desperdício de água tratada.
































terça-feira, 14 de agosto de 2012

MÉTODO PEDAGÓGICO WALDORF- PARTE 2



EURRITMIA


É uma arte de movimento, ligada à palavra, ao som e ao tom, com o objetivo de tornar a fala e a música visíveis por meio de movimentos de todo o corpo.
A eurritmia acompanha os assuntos das outras aulas, estimulando a coordenação espacial, fortalecendo a habilidade de ouvir e desenvolvendo as relações sociais.


FESTAS ANUAIS


As festas das estações, que ocorrem ao longo do ano, são celebradas para fazer com que as crianças entrem no ritmo do ano. Por meio das canções, danças, teatro, histórias, artes e culinária, elas vivenciam diversas tradições.
Elas são uma forma de apresentar às crianças a passagem do tempo, uma reverência pela natureza e um sentido de continuidade e segurança.
O ritmo que as festas representam dá às crianças maior confiança no mundo exterior.


O BRINCAR


É brincando que a criança, principalmente a que aina está no jardim da infância, exercita sua curiosidade, adquire experiências e vivências com as quais aprende a se situar em seu meio ambiente, conhece o mundo e a si mesma e desenvolve a capacidade de relacionamento social e a coordenação motora.
A forma de brincar da criança é influenciada pela fantasia, que vem de dentro, e pela imitação, que vem de fora - ela imita as ações e os gestos do ambiente e dos que estão ao seu redor.



FONTE: EDUCAÇÃO NA PRÁTICA!  - MÉTODO WALDORF
COLEÇÃO PROFESSOR SASSÁ



 




PORTA-LÁPIS DE COR RECICLADO


Oi gente!
Vocês podem deixar o cantinho das artes mais incrementado e organizado com algumas ideias fáceis de fazer e acima de tudo, ajudando a Mãe Natureza.
Vejam esta sugestão linda que trouxe para vocês hoje.
Um porta-lápis de cor ou gizão de cera confeccionado com caixa de sapato.






MATERIAL NECESSÁRIO:

*CAIXA DE SAPATO
* RETALHOS DE CARTOLINA COLOR SET OU EVA PARA DECORAR
*COLA

COMO FAZER:

Forre a caixa com cartolina color set ou EVA.
Faça a decoração como preferir: florzinhas, corações, estrelas, bichinhos...
Na tampa, faça vários furinhos com a ponta da tesoura, de forma que fiquem arredondados, como na foto. Não faça furos muito grandes para que os lápis não escorreguem por eles.
Pronto! É só encaixar os lápis.

Um abração e até próxima!








segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RECICLANDO E FAZENDO ARTE...


Oi pessoal!
Vejam que ideia linda para organizar o cantinho das artes na sala de aula!
Fácil de fazer e você irá reaproveitar vários materiais que iriam para o lixo...





MATERIAL NECESSÁRIO:

*Caixa de cereal, sapato ou semelhante a da foto.
*Caixa de margarina
*Latas de achocolatado, ervilha ou ameixas
*Lata de aveia, Farinha Láctea ou leite em pó
* Rolo de papel higiênico
* Retalhos de cartolina guache, colorset ou de EVA
 (para decorar)
* Cola
* Tesoura


Espero que tenham gostado da dica...Mãos à obra!








sábado, 11 de agosto de 2012

CORAÇÃO DE ESTUDANTE...







Parabéns a todos os estudantes deste imenso País!
Em especial àqueles que batalham para ir à escola,sofridos, em condições indignas, em transportes impróprios ou até mesmo, caminhando horas e horas a pé sob chuva ou sol escaldante.



Parabéns àqueles estudantes que muitas vezes saem de casa sem tomar uma xícara de café, e que, a sua primeira refeição do dia e muitas vezes, a única, é a da  escola.
Parabéns aos alunos que não têm condições de comprar livros, revistas e jornais, mas que buscam ler de alguma forma....Pegam emprestado na biblioteca pública ou escolar
(quando há uma biblioteca na escola).




Parabéns àqueles estudantes que buscam o conhecimento e querem ser cidadãos conscientes, buscando sempre o melhor para sua família, para a sua comunidade e para o seu País.
Parabéns!!!

Este vídeo da música "CORAÇÃO DE ESTUDANTE" com Mílton Nascimento, é minha homenagem a todos os estudantes do Brasil.










Um grande abraço e até a próxima!






sábado, 4 de agosto de 2012

CAIXINHAS DE ORIGAMI

Bom dia, Pessoal!

Hoje trouxe mais algumas sugestões de dobraduras.
Algumas caixinhas bem legais, que as crianças vão gostar muito de aprender para presentear a mamãe, o papai e outras pessoas queridas.
São fáceis de fazer e o material é apenas papel.
As caixas destas imagens, foram feitas com
papel-espelho, um tipo de papel usado para origami.
Mas se não for possível ter o papel-espelho em mãos, usa-se outro,o papel sulfite, por exemplo, é só colorir com gizão de cera.






















Fiquem com Deus e até a próxima!