segunda-feira, 31 de março de 2014

O POTE VAZIO (HISTÓRIA PARA TRABALHAR VALORES)




Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente. Flores, arbustos e até imensas árvores frutíferas desabrochavam como por encanto.
Todos os habitantes do reino também adoravam flores.
Eles plantavam flores por toda a parte e o ar do país inteiro era perfumado.
O imperador gostava muito de pássaros e outros animais, mas o que ele mais apreciava eram as flores.
Todos os dias ele cuidava de seu próprio jardim.Acontece que o imperador estava muito velho e precisava escolher um sucessor.Quem poderia herdar seu trono? Como fazer essa escolha?Já que gostava muito de flores, o imperador resolver deixar as flores escolherem.No dia seguinte, ele mandou anunciar que todas as crianças do reino deveriam comparecer ao palácio. Cada uma delas receberia do imperador uma semente especial. – Quem provar que fez o melhor possível dentro de um ano – ele declarou – será meu sucessor.A notícia provocou muita agitação. Crianças do país inteiro dirigiram-se ao palácio para pegar suas sementes de flores.Cada um dos pais queria que seu filho fosse escolhido para ser o imperador, e cada uma das crianças tinha a mesma esperança.Ping recebeu sua semente do imperador e ficou felicíssimo. Tinha certeza de que seria capaz de cultivar a flor mais bonita de todas.Ping encheu o vaso com terra de boa qualidade e plantou a semente com muito cuidado.Todos os dias ele regava o vaso. Mal podia esperar o broto surgir, crescer e depois dar uma linda flor.Os dias se passaram, mas nada crescia no vaso. Ping começou a ficar preocupado. Pôs terra nova e melhor num vaso maior. Depois transplantou a semente para aquela terra escuta e fértil. Esperou mais dois meses e nada aconteceu. Assim se passou o ano inteiro.Chegou a primavera e todas as crianças vestiram suas melhores roupas para irem cumprimentar o imperador. Então correram ao palácio com suas lindas flores, ansiosas por serem escolhidas.Ping estava com vergonha de seu vaso sem flor. Achou que as outras crianças zombariam dele por que pela primeira vez na vida não tinha conseguido cultivar uma flor.Seu amigo apareceu correndo, trazendo uma planta enorme:- Ping, disse ele, você vai mesmo se apresentar ao imperador levando um vaso sem flor? Por que não cultivou uma flor bem grande como a minha?- Eu já cultivei muitas flores melhores do que a sua, disse Ping.- Foi essa semente que não deu nada.O pai de Ping ouviu a conversa e disse:- Você fez o melhor que pôde, e o possível deve ser apresentado ao imperador.Ping dirigiu-se ao palácio levando o vaso sem flor.O imperador estava examinando as flores vagarosamente, uma por uma. Como eram bonitas! Mas o imperador estava muito sério e não dizia uma palavra.Finalmente chegou a vez de Ping. O menino estava envergonhado, esperando um castigo. O imperador perguntou:- Por que você trouxe um vaso sem flor?Ping começou a chorar e respondeu:- Eu plantei a semente que o senhor me deu e a reguei todos os dias, mas ela não brotou. Eu a coloquei num vaso maior com terra melhor, e mesmo assim ela não brotou. Eu cuidei dela o ano todo, mas não deu nada. Por isso hoje eu trouxe um pote vazio. Foi o melhor que eu pude fazer.Quando o imperador ouviu essas palavras, um sorriso foi se abrindo em seu rosto e ele abraçou Ping. Então ele declarou para todos ouvirem:- Encontrei! Encontrei alguém que merece ser imperador!- Não sei onde vocês conseguiram essas sementes, pois as que eu lhes dei estavam todas queimadas. Nenhuma delas poderia ter brotado. Admiro a coragem de Ping, que apareceu diante de mim trazendo a pura verdade. Vou recompensá-lo e torná-lo imperador deste país.


Texto extraído do livro: O pote vazio – Demi, Ed. Martins Fontes



OBS: Esta história é muito interessante para se trabalhar amanhã, considerado o Dia da Mentira.

domingo, 30 de março de 2014

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL/MONTEIRO LOBATO

Tema: Literatura Infantil de Monteiro Lobato
                                                  


                               
Justificativa:

O Projeto a ser elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educandos de primeira série.
O Projeto teve como ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das curiosidades dos educandos sobre o que gostariam de estudar nesse ano. 
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam (pesquisas junto a eles).

Objetivos Gerais:

·        Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em que vive. 
·        Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para a escola.
·        Contribuir para a integração entre as disciplinas.
·        Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.

Desenvolvimento:

Numa abordagem inicial estudaremos o tema  “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:

1.    Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2.    Folclore das lendas e personagens do sítio.

        Aprofundaremos estes subtemas , abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
        Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da seguinte forma:
Conteúdos:


PORTUGUÊS:

·        Textos e obras de Monteiro Lobato
·        Expressão oral e interpretação dos textos
·        Produção de pequenos textos
·        Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo


MATEMÁTICA:

·        Comparação de quantidades, ordem e seqüência numérica
·        Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
·        Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
·        Jogos com números e com material dourado

 


GEOGRAFIA

·        O lugar onde vivemos
·        A cidade e o campo
·        Ambiente natural e modificado
·        As diferenças entre os costumes da cidade e do campo


HISTÓRIA

·        A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de vida das crianças do sítio
·        Folclore e tradições
·        Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo



CIÊNCIAS E SAÚDE:

·        Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se alimentam.
·        Os animais: como são, como vivem, como nascem e se alimentam.
·        Alimentação


EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

·        Dramatização
·        Desenhos e pinturas
·        Colagens, recortes, painéis
·        Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
·        Histórias do Sítio gravadas em DVDs
·        Dobraduras
·        Montagem e execução de livrinhos e  painéis.


EDUCAÇÃO FÍSICA:


·        Atividades rítmicas
·        Brincadeiras infantis
·        Rodas cantadas e dramatizadas
·        Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas
·        Jogos e recreação



Período de duração: DURANTE O ANO LETIVO


Culminância:

O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças. 


Avaliação:

·        Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades propostas e a assiduidade dos alunos;
·        Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de portfólio.

FONTE:




PROJETO: "Era uma vez: a leitura e a escrita do mundo da fantasia"





“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço”.

(Friedrich Bertuch)




INTRODUÇÃO

A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois por meio dela os (as) educandos (as) entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.



Como afirma Freire:

Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos. (FREIRE, 1997, p. 25)



Nesta perspectiva, o ato de ler e o ato de escrever são elementos indissociáveis no processo ensino-aprendizagem e devem estar vinculados às necessidades e interesses do público aprendiz.


Portanto, deve-se estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, os contos, as poesias, os mitos, as lendas, as fábulas, permitindo-lhes penetrar em seu universo mágico dos sonhos. É o caminho não apenas de sua descoberta, mas também um dos mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento de sua personalidade. 







JUSTIFICATIVA



“Ninguém escreve se não escrever, assim como ninguém nada se não nadar”.

(Paulo Freire)



Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Desta forma, é através de experiências felizes com as histórias, os contos clássicos infantis em sala de aula que a criança tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vivem e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura, isso através do incentivo a leitura diária e de um contato com todos os tipos de textos. Contar histórias para crianças sempre expressou um ato de linguagem, representação simbólica do real direcionado para a aquisição de modelos lingüísticos. 

Desse modo, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando a narrativa como tipologia textual com enfoque nos contos. É ouvindo e lendo contos que os (as) educandos (as) vão desde muito cedo se apropriando da estrutura da narrativa, das regras que organizam esse tipo particular de discurso. E é esse conhecimento que lhes possibilita compreender outras narrativas, recontá-las e reescrevê-las. 

Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilite momentos de interação entre as crianças, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade e a percepção auditiva e desperte nas crianças o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever. Espera-se, ainda, que este projeto dê subsídios aos (às) professores (as) de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, contribuindo no trabalho da leitura e escrita.



OBJETIVO GERAL

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos (as) educandos (as), utilizando a narrativa dos contos como tipologia textual.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;

• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;

• Refletir sobre a escrita convencional das palavras;

• Ampliar o repertório textual;

• Estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;





METODOLOGIA

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que o (a) educador (a) atente-se para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo atrativas e enriquecedoras para aprendizagem dos (as) educandos (as). Sob esse prisma sugere-se, para o trabalho com as histórias, a utilização de recursos como: filmes, Cd´s, montagens de painéis, fantoches, dramatizações, entre outros.

O projeto poderá ter a duração de uma Unidade e será dividido nos seguintes momentos:

1° momento: Apresentação do projeto para os (as) educandos (as);

2° momento: Roda de conversa sobre os contos, levantando informações sobre as histórias preferidas;

3° momento: Produção de lista de contos conhecidos;

4° momento: Roda de leitura 

• Disponibilizar diversos livros de contos para este momento (a atividade pode ser realizada semanalmente durante o período do projeto);

5° momento: Branca de Neve e os sete anões

• Exibição do filme;

• Ilustração

• Escrever as falas dos personagens nos balões da história em quadrinhos;

6° momento: A Bela e a Fera

• Exibição do filme;

• Reescrita coletiva da história;

• Ilustração (montagem de painel com os desenhos feitos pelos (as) educandos (as));

7° momento: O Patinho Feio

• Reproduzir o conto por meio de CD;

• Reconto da história;

• Exibição do filme: Putz, a coisa tá feia;

• Diálogo sobre o respeito às diferenças;

• Texto lacunado da história;

8° momento: Chapeuzinho Vermelho

• Exibição do filme;

• Reescrita do conto em partes: início, meio e fim;

• Revisão textual (observando a estrutura do texto, ordem dos fatos e aspectos ortográficos);

9° momento: Os Três Porquinhos

• Ler a história em voz alta para os (as) educandos (as) (pode-se contar a história utilizando fantoches);

• Reconto da história (o (a) professor (a) pode iniciar e solicitar que cada um relate um trecho);

• Reprodução do conto por meio de CD;

• Ler e ilustrar as partes do conto;

10° momento: A Bela Adormecida

• Exibição do filme;

• Reescrita da história em partes: início, meio e fim;

• Revisão textual (observando pontuação e aspectos ortográficos);

11° momento: Pinóquio

• Exibição do filme;

• Produção de lista de personagens da história;

• Ilustração do conto em quadrinhos;

12° momento: Cinderela

• Exibição do filme;

• Ilustração;

• Propor a dramatização da história com as devidas caracterizações (com as turmas de 1° e 2° ano essa atividade pode ser realizada na Hora do Faz de Conta)

• Reescrita em dupla;



13° momento: Produto Final

• Peça teatral: escolher com os (as) educandos (as) um dos contos trabalhados para apresentarem em forma de teatro para as outras turmas.

É importante ressaltar, que as propostas das atividades supracitadas, como também a escolha das histórias são sugestões que podem ser modificadas adequando-se aos interesses e necessidades de cada turma. Considerando os níveis de escrita dos (as) educandos (as), principalmente do 1° e 2° ano, as reescritas podem ser realizadas em duplas (um dita e o outro escreve), cabendo ao (à) professor (a) fazer os agrupamentos.




AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, e por meio das amostras dos trabalhos realizados pelos (as) educandos (as). Deve-se observar, também, se apresentaram avanços na leitura e escrita.



REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: ed. Brasília, 2001.



FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D´água, 1997.



TODOLIVRO, Distribuidora. Os mais belos contos clássicos. Ed. Brasileitura.



FONTE:




VÍDEO: VALORES ÉTICOS E MORAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS


Olá Pessoal!

Hoje trouxe este maravilhoso vídeo para trabalhar valores éticos e morais na sala de aula.






Até a próxima!
:)



ESTRATÉGIAS PARA VENCER A INDISCIPLINA NA ESCOLA


Estratégias inteligentes e o exercício justo da autoridade são formas eficazes de enfrentar a indisciplina.

Silvia Avanzi 
Calvin
CALVIN E A INDISCPLINA Personagem do americano Bill Watterson questiona com irreverência as regras e proibições da escola
A indisciplina, dizem educadores de todo o país, é o maior problema da sala de aula - e da escola. Porém essa realidade (apontada em pesquisa feita pela Fundação Victor Civita e pelo Ibope com 500 professores) está longe de ser a verdadeira responsável pela dificuldade de ensinar: o que, de fato, impede o trabalho docente é a falta de adequação do processo de ensino. É isso que mostra a reportagem de capa de NOVA ESCOLA de outubro. A revista traz ainda o projeto institucional Repensar a Indisciplina, com consultoria de Ana Aragão, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Partindo do princípio de que as estratégias de repressão usadas por muitas escolas são pontuais, imediatistas e ineficazes, a revista aponta soluções para encarar o problema. Longe de ser um manual, esses passos são o ponto de partida para um trabalho que requer o envolvimento de toda a equipe. Confira um resumo das recomendações dos especialistas consultados por NOVA ESCOLA.

Distinguir as regras 
A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra: as de natureza moral (baseadas em princípios éticos, que visam o bem comum, e por isso valem para todas as instituições e para qualquer situação, como não bater, não xingar e não mentir) e as convencionais (que variam de escola para escola, como as que se referem ao uso de celular, uniforme e boné). Com frequência, os regimentos escolares erram ao colocar essas duas situações em um mesmo patamar. É importante distingui-las para entender melhor a indisciplina e lidar com ela.

Equilibrar a reação Pesquisa com 55 diretores realizada por Isabel Leme para a Universidade de São Paulo, em 2006, mostrou que a gestão de conflitos é vista por 85% deles como fundamental para garantir a paz na escola. Mas, alertam os especialistas, o que se vê na prática é menos uma abordagem para entender o problema (e lidar com ele) e muito mais a tentativa de evitar qualquer distúrbio. Quando uma situação foge do controle imposto, a reação é mandar os alunos para a diretoria. O caminho sugerido em NOVA ESCOLA é outro: dialogar sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um.

Conquistar a autoridade 
Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta. Com mais conhecimento, todo professor adquire segurança em relação aos conteúdos didáticos e aprende a planejar aulas eficazes. Pode parecer simples, mas isso é essencial para manter a disciplina e fazer com que todos aprendam. "É preciso diversificar a metodologia, pois interagimos com alunos conectados ao mundo de diferentes maneiras", diz Maria Tereza Trevisol, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, a 371 quilômetros de Florianópolis.

Incentivar a cooperação
Esforçar-se para construir um clima escolar de qualidade, no qual os estudantes sejam respeitados e aprendam a respeitar, traz recompensa: um comportamento adequado porque todos têm consciência de seu papel na escola e não por medo de castigos. Nessa situação, professores e gestores são vistos como figuras de autoridade moral e intelectual, capazes de negociações justas com a garotada (nunca autoritárias).

Agir com calma 
Em uma situação de indisciplina, é preciso, sim, manifestar contrariedade. Sem exaltações, mostrar ao aluno que todo o grupo é prejudicado vai ajudá-lo a perceber as consequências de suas ações e aprender como agir em outras situações similares.

Ficar sempre alerta 
Cabe à escola cultivar um ambiente de cooperação e respeito, pois é de esperar que casos de indisciplina surjam sempre. Mesmo com a equipe capacitada para agir de forma mais confiante em relação ao problema, sempre haverá novos professores e alunos, que precisarão de tempo para se adequar a essa maneira de encarar os conflitos.

Estimular a autonomia 
Às vezes, os alunos agem de forma indisciplinada para demonstrar que alguma regra não funciona. Em alguns casos, eles querem chamar a atenção para as próprias ideias. Ao conviver num ambiente pautado pelo respeito e pela negociação das normas, os estudantes aprendem a tomar decisões responsáveis.

FONTE: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/entender-para-resolver-indisciplina-comportamento-gestao-conflitos-521061.shtml






CYBERBULLYING... O QUE É ISSO?



Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas "imperfeições" - e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying(palavra do inglês que pode ser traduzida como "intimidar" ou "amedrontar"). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.

Nesta reportagem, você vai entender os três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional.

- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.

- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.

- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência.

Raissa*, 13 anos, conta que colegas de classe criaram uma comunidade no Orkut (rede social criada para compartilhar gostos e experiências com outras pessoas) em que comparam fotos suas com as de mulheres feias. Tudo por causa de seu corte de cabelo. "Eu me senti horrorosa e rezei para que meu cabelo crescesse depressa."

Esse exemplo mostra como a tecnologia permite que a agressão se repita indefinidamente (veja as ilustrações ao longo da reportagem). A mensagem maldosa pode ser encaminhada por e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo e uma foto publicada na internet acaba sendo vista por dezenas ou centenas de pessoas, algumas das quais nem conhecem a vítima. "O grupo de agressores passa a ter muito mais poder com essa ampliação do público", destaca Aramis Lopes, especialista em bullying cyberbullying e presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele chama a atenção para o fato de que há sempre três personagens fundamentais nesse tipo de violência: o agressor, a vítima e a plateia. Além disso, de acordo com Cléo Fante, especialista em violência escolar, muitos efeitos são semelhantes para quem ataca e é atacado: déficit de atenção, falta de concentração e desmotivação para os estudos (leia mais na próxima página).

Esse tormento permanente que a internet provoca faz com que a criança ou o adolescente humilhados não se sintam mais seguros em lugar algum, em momento algum. Na comparação com o bullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro. Agora, com sua intimidade invadida, todos podem ver os xingamentos e não existe fim de semana ou férias. "O espaço do medo é ilimitado", diz Maria Tereza Maldonado, psicoterapeuta e autora de A Face Oculta, que discute as implicações desse tipo de violência. Pesquisa feita este ano pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.
Continue lendo a reportagem
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Publicado em NOVA ESCOLA Edição 233JUNHO/JULHO 2010. Título original: Violência virtual