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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO


Nos anos 70 já havia a preocupação com a preservação ambiental e foi nesse período que surgiu o conceito de reciclagem.
Nessa época teve inicio o processo industrial de reaproveitamento de diversos tipos de materiais e o que antes era destruído passou a ser reciclado ou reaproveitado.
Reciclar faz parte das atitudes sustentáveis cujo principal objetivo é a defesa e proteção do meio ambiente.
A reciclagem é a soma de varias ações que visam aproveitar detritos que teriam como destino o lixo, ou a utilização dos que foram dispensados, mas podem ser recuperados ou transformados.
A produção de lixo aumenta a cada dia. Para ter uma ideia da quantidade, basta imaginar a quantidade de lixo que gera um recém-nascido, com o uso de fraldas descartáveis e outros utensílios que são dispensados ao longo do tempo – chupetas e bicos de mamadeiras, que são feitos de borracha, ou os lenços de papel.
O fato é que milhares de toneladas de lixo são recolhidas diariamente nos hospitais, nas escolas, fábricas e residências e a tendência é aumentar mais a quantidade de lixo produzido.
A sustentabilidade passa por medidas que estimulam as formas alternativas de reciclagem, armazenagem em local autorizado para tratamento e, em último caso, a incineração.
Porém, a incineração só deve ser aplicada em casos extremos devido à poluição da atmosfera. Já a reciclagem é a solução para o lixo inorgânico.
A importância dessa atitude se traduz no reaproveitamento de papéis, vidros, plásticos e metais, o que resulta em economia e geração de emprego e renda, além da redução significativa do consumo de matéria-prima.
Ela é feita em empresas especializadas e de grande porte e possuem a infraestrutura necessária para atender a grande demanda de material que recebem diariamente.
No entanto é possível reciclar em menor escala na própria casa utilizando pouco espaço e aproveitando materiais reutilizáveis.
E esse hábito proporciona a oportunidade de criar um passatempo saudável e a consciência de preservação da natureza.
Uma forma simples de fazer a reciclagem doméstica é reaproveitar as garrafas de plástico, uma vez que é possível fazer peças decorativas e de utilidade com esse tipo de material.
Outro exemplo é o óleo de cozinha ou óleo de fritura que pode virar sabão de ótima qualidade.
E, por fim, aqueles que moram em áreas com quintal grande e, com bastante terra, poderão também enterrar boa parte do lixo orgânico, que irá se transformar em adubo natural.


FONTE:






segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

DISORTOGRAFIA: O QUE É ISSO?


A disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).

Sinais indicadores:

  • Substituição de letras semelhantes.
  • Omissões e adições, inversões e rotações.
  • Uniões e separações.
  • Omissão - adição de “h“.
  • Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
  • Substituição de “r“ por “rr“.

Problemas associados:

Perceptivos:

  • Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
  • Deficiência a nível espácio-temporal (correcta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.

Linguístico:

  • Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
  • Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário

Afectivo-emocional:

  • Baixo nível de motivação

Pedagógicas:

  • Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).

O que pode fazer:

  • Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.
  • Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.
  • Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita.
  • Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.
  • Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.
  • Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").
  • Recorra a livros de actividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.
  • Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as actividades acadêmicas como desagradáveis. Também é preciso brincar.

Fonte: www.appdae.net/disortografia.html#




BONECOS DE ROLOS DE PAPEL...

Olá pessoal!

Hoje tem arteirice!

Vamos aprender e ensinar às crianças a fazer bonecos de rolos de papel?
Mãos à obra!


UMA SEMANA ILUMINADA PARA TODOS.
ATÉ MAIS!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

APRENDA A FAZER LINDAS FLORES DE GARRAFA PET...


Boa noite, pessoal!


Vamos aprender com este vídeo a fazer lindas flores de garrafa PET?
Muito fácil  de fazer é só seguir o PAP...

Mãos à obra!!!

Um abração carinhoso e até mais!


O QUE É DISLALIA?




Esse distúrbio na fala é o que encontramos no personagem da Turma da Mônica
      Você conhece algum portador de Dislalia? Pode-se dizer que o mais famoso deles é o personagem de Maurício de Sousa, o Cebolinha, conhecido por trocar a letra “R” por “L”, além de roubar o coelhinho da Mônica. Esse é um caso clássico de Dislalia, um distúrbio de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má pronunciação, seja omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas. Podemos citar alguns casos: a troca de “bola” por “póla”; de “porta” por “poita”; de “preto” por “peto”; de “tomei” por “omei”; de “barata” por “balata”; de “atlântico” por “atelântico”. Outro exemplo comum envolve a pronuncia do “K” e do “G”: “ato” ao invés de “gato”; “ma a o” no lugar de “macaco”.
 As trocas mais comuns são:
- P por B;
- F por V;
- T por D;
- R por L;
- F por S;
- J por Z;
- X por S.

Até os quatro anos, o erro em pronunciar as palavras é considerado normal, mas, após essa idade, continuar falando mal pode acarretar sérios problemas, inclusive na escrita. Uma opção é fazer o trabalho preventivo à alfabetização, evitando dificuldades escolares. Possivelmente ocorra a estimulação do distúrbio caso a criança use chupeta, mame mamadeira ou chupe dedo por tempo prolongado, causando flacidez muscular e postura indevida da língua.
Vale ressaltar algumas dicas para não ajudar a desenvolver esse distúrbio. Em muitos casos, os tios, avós, pais, enfim, acham graça quando a criança fala de forma errada como “biito” (bonito), “tebisão” (televisão), “Tota-Tola” (Coca-cola)… Mas é importante não achar fofo e sempre corrigi-la. Falar certo diante da criança, para que ela cresça sabendo e se habituando ao correto. O professor deve articular bem a palavra, fazendo com que os fonemas estejam claros. Ao perceber em sala de aula que um determinado aluno não está pronunciando bem, deve procurar os pais e comunicá-los. E, como a fala é um ato motor elaborado, troque informações com os professores de educação física, que observam melhor o desenvolvimento psicomotor do aluno. O professor deve tomar muito cuidado na hora da correção, para o aluno não se sentir inferiorizado, por isso a necessidade e importância do fonoaudiólogo no tratamento.



A Dislalia está subdividida em quatro tipos:
-      Evolutiva: considerada normal em crianças e corrigida gradativamente durante o desenvolvimento;
-      Funcional: quando ocorre a substituição ou eliminação das letras durante a fala e/ou distorção do som;
-      Audiógena: acontece em indivíduos com deficiência auditiva, pois não consegue imitar os sons.
-      Orgânica: ocorre em casos de lesão no encéfalo, o que impossibilita a pronuncia correta, ou quando há alteração na boca.
Cada caso exige um procedimento particular para o tratamento da dislalia, mas o trabalho do fonoaudiólogo sobre a falha e dificuldade é indiscutível.  A criança será trabalhada e estimulada para desenvolver algumas competências como a sensação e a capacidade de sentir os sons; percepção, ou seja, a aptidão para reconhecer o som; e a elaboração, que é a capacidade de reflexão sobre os sons percebidos. A partir daí, falamos da autoconfiança, bom relacionamento, crescimento pessoal… Acredite! A dislalia tem tratamento, e, para isso, uma equipe interdisciplinar de profissionais baseado em psicopedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo entre outros, tem muita importância para o resultado positivo.



FONTE:




COMO CUSTOMIZAR CADERNOS....


Boa noite, pessoal!


Hoje trouxe um vídeo que ensina fazer customização de cadernos.
Que tal dar uma cara nova ao seu caderno de registros, à agenda....


Mãos à obra!








Abração a todos que passarem por aqui e até mais.



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

COMO FAZER ORGANIZADOR PARA MATERIAL ESCOLAR


Olá, Pessoal!

Vamos aprender a fazer um lindo organizador para material escolar?

Assistam ao vídeo e mãos à obra!




Abração e até mais!






quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PASTA PARA DESENHO... EU QUE FIZ!

Boa noite, pessoal!

No post anterior, mostrei um vídeo que ensina como fazer uma pasta para desenho.
Minha filha me pediu uma e aqui está ela.
Não utilizei  o cartão Holler, e sim, papelão de caixa bem resistente. 
Amei o resultado!







Utilizei papelão, tecido de algodão, viés, elástico-fita e cola branca de rótulo azul.







Minha filha também gostou bastante e já estreou sua pasta fazendo lindos desenhos.









Beijão no coração e até mais.














terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PASTA PARA DESENHO EM CARTONAGEM...

Boa noite, pessoal!

Trouxe uma linda ideia de cartonagem para você fazer para seus filhos.
Uma pasta para desenho. Você também poderá fazer reaproveitando papelão de caixas.
Eu estou fazendo uma para minha filha, e  utilizando para a base, o papelão. 
Quando terminar, mostro a vocês.



Um abração e até mais. 


domingo, 1 de fevereiro de 2015

APRENDA A FAZER UM LINDO ESTOJO ESCOLAR EM CARTONAGEM


Boa tarde, pessoal!

Hoje trouxe uma ideia super interessante para você fazer para seu cantinho de trabalho ou para o cantinho de estudos das crianças.
Um kit escolar em cartonagem.
Assistam ao vídeo e mãos à obra!



Um abração e até mais.