Olá amigos e amigas , cuja missão é compartilhar conhecimentos e ajudar a semear sementes de amor e paz.
Como todos sabem, dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por esta razão, trouxe algumas sugestões de atividades para auxiliá-los em sala de aula.
Escolhi como tema, A ÁGUA, pois este líquido precioso precisa de nossa atenção e cuidado, já que as reservas do Planeta não são renováveis.
O Brasil é dono dos maiores mananciais de água doce da Terra, mas também um dos campeões em desperdício: cada brasileiro consome 300 litros por dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade disso é suficiente.
Além disso, boa parte dos reservatórios está contaminada-sobretudo nas zonas mais populosas.
Portanto, diga NÃO ao desperdício !
Acompanhe o Projeto Multidisciplinar sugerido por Mônica Rerard, do Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos.
Adapte-o à sua realidade e bom trabalho!
* LÍNGUA PORTUGUESA:
Monte uma lista de perguntas (exemplo: Quanto tempo dura o seu banho? Como limpa seu quintal e calçada?) que permitam detectar os hábitos dos alunos em relação ao uso da água. Em seguida, peça para que eles entrevistem familiares, amigos e vizinhos e escrevam as informações em relatórios. O objetivo é relacionar os principais problemas encontrados, os focos de desperdício e apontar possíveis soluções para combatê-lo.
*MATEMÁTICA:
Sabendo que uma torneira despeja cerca de 5 litros de água por minuto e que de um chuveiro caem cerca de 15 litros por minuto, crie equações matemáticas. A partir de pesquisa, é posível calcular quantos litros os entrevistados gastam no banho. E se cada um reduzise o tempo em 2, 3 ou 5 minutos?
*HISTÓRIA:
Construa uma linha do tempo mostrando o papel e os usos da água na agricultura, na industrialização, nas comunidades indígenas, após a urbanização.
*CIÊNCIAS NATURAIS:
Fale sobre a importância de manter a caixa d'água limpa, por causa dos microorganismos que podem proliferar nesse ambiente e causar doenças. Como tarefa de casa, peça uma pesquisa sobre saneamento. Sua cidade tem rede de esgosto? Ou só em alguns bairros?
Aborde também a necessidade de se tratar bem a água que bebemos. Fervê-la ou filtrá-la para evitar doenças como: hepatite, cólera, diarreia, amebíase...
*GEOGRAFIA:
Deonde vem e para onde vai a água que chega à sua casa? Esse é um bom início de uma aula sobre bacias hidrográficas. O aluno vai descobrir os reservatórios que banham a cidade (córregos, represas, nascentes...) e que o esgoto, depois de tratado, volta para o rio, que deságua em outro curso maior, e assim por diante. Conclua a atividade pedindo um mapa hidrográfico da região.
*EDUCAÇÃO FÍSICA:
Fale sobre a importância de beber líquido antes de, durante e depois de fazer exercícios físicos. Mas sem desperdício. Nas cidades onde é possível tomar água da torneira, destaque a importância de nunca deixá-la aberta.
*ARTE:
Proponha a montagem de painéis reunindo as conclusões obtidas nos trabalhos das outras disciplinas e convide a comunidade para ver a exposição.
Um bom trabalho a todos!
obrigado me ajudou muito na minha pesquisa escolar
ResponderExcluir