quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TROCA DE LETRAS



Como ajudar o aluno a evitar a troca de letras?

A troca de letras (b por p, v por f, r por l, etc) pode estar relacionada com a questão discriminativa ou ser provocada por dificuldades fonéticas, por deficiência auditiva, por diferenças entre a linguagem oral do aluno e a escrita, dentre outras.

É necessário identificar as possíveis causas da dificuldade e, então, junto com o aluno, desenvolver atividades que possam favorecer a sua superação.

Na sala de aula, o que explorar?

O que fazer para ajudar o aluno a superar as dificuldades relacionadas à troca de letras ?

* Organizar alfabetos maiúsculos e minúsculos através de várias atividades:

- recortar, colar e ordenar letras retiradas de jornais, revistas e outros portadores de texto;

- escrever cada letra do alfabeto maiúsculo e minúsculo e em palavras e frases de forma contextualizada;

- consultar modelos de alfabetos;

- construir alfabetos ilustrados, recortando figuras cujos nomes comecem com cada letra.

*Desenhar uma figura para cada palavra que comece com cada letra do alfabeto.

* Escrever uma palavra com cada letra.

* Confrontar palavras com sons passíveis de troca: vaca/faca, gato/cada, dado/tato, analisando o som e o significado de cada uma.

* Desenhar figuras seguindo a ordem alfabética dos nomes.

* Completar sequências de letras do alfabeto.

* Analisar movimentos do aparelho fonador na emissão de cada som e perceber as diferenças entre eles.

* Listar palavras com determinadas letras.

* Utilizar jogos de palavras cruzadas, caça-palavras, dominó, jogo da memória, usando determinada dificuldade.

* Rimar palavras com sons parecidos.

* Rimar palavras com sons iguais.

*Identificar palavras no texto, a partir de sons indicados.

* Pesquisar palavras com determinadas letras em jornais, revistas e em outros portadores de texto. Recortar, colar, ler, produzir texto usando as palavras.

* Classificar palavras iniciadas com as letras comumente trocadas.
JOGO ADEDANHA
Exemplo: F , V.

ANIMAL   OBJETO   LUGAR  

( foca, faca, vaca, vela, varanda, farmácia...)


FONTE: ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA - DA TEORIA À PRÁTICA












 

2 comentários:

  1. Oi Isabel. Dicas muitos importantes e vale ser relembradas. às vezes nos esquecemos de dar uma atenção especial e o problema tende a se agravar. Amei o post. Um abraço
    Gracita

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  2. OBRIGADA ISABEL PELAS DICAS..AMEI JA ESTAREI USANDO COM MEUS ALUNOS....
    ABRAÇOS ALESSANDRA

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