quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMPREENDENDO OS NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO (ESCRITA)



 
 

NÍVEIS DE ESCRITA

Níveis de escrita

- Pré - silábico
- Silábico sem valor sonoro
- Silábico com valor sonoro
- Silábico – alfabético
- Alfabético

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

- Reconhecem que as letras desempenham um papel na escrita. Compreendem que somente com as letras é possível escrever;
- As crianças acreditam que para poder ler não podem haver duas letras iguais, uma ao lado da outra;
- A vinculação com a pronúncia ainda não é percebida;
- A ordem das letras na palavra não é importante;
- A escrita das palavras não é estável;
- Para que seja possível ler ou escrever uma palavra, torna-se necessária uma variedade de caracteres gráficos;
- As crianças de modo geral, exigem um mínimo de três letras para ler ou escrever uma palavra; - Relaciona a escrita do nome dos objetos com o tamanho dos mesmos, coisas grandes (nomes grandes), coisas pequenas(nomes pequenos);
- Utiliza letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
- Só a criança sabe o que quis escrever;

PROPOSTA DE TRABALHO

- Iniciar com palavras significativas para ela (nome, rotina, objetos da sala…);
- Associações, agrupamentos, formas, quantidades, posição e ordem da letra inicial e final de palavras, com a finalidade de que a criança adquira um repertório de letras que permitam à ela escrever;
- Trabalhos em grupo para socialização e construção de conhecimentos;
- Jogos de bingo, memória, quebra-cabeça etc;

NÍVEL SILÁBICO SEM VALOR SONORO

- A criança percebe que é possível representar graficamente a linguagem oral;
- Conhecimento limitado das letras do alfabeto e de sua forma gráfica;
- Utiliza-se de letras que podem não representar os respectivos sons;
- Após escrever uma palavra acrescenta mais letras;
- Ainda nesta fase, pode escrever uma frase utilizando uma letra para cada palavra;

SILÁBICO COM VALOR SONORO

- Conhecimento da maioria das letras do alfabeto e de sua forma gráfica.
- Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- Ainda acontece de escrever uma palavra e acrescentar mais letras;
- Também é possível que que escrevam uma frase utilizando uma letra para cada palavra;

PROPOSTA DE TRABALHO

- Completar as palavras com sílabas iniciais, dando mais de uma possibilidade;
- Cruzadinhas com mais de uma alternativa para cada resposta;
- Trocar determinada letra de uma palavra, percebendo a formação de outra;
- Escrever a palavra colocando uma letra em cada quadradinho;
- Cruzadinhas;
- Jogos de dominó;
- Sílabas móveis;

NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO

- A criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é composta por elementos menores – as letras
- Procura acrescentar letras à escrita da fase anterior (silábica);
- Grafa algumas letras completas e outras incompletas (com uma só letra por sílaba). Usa as hipóteses dos níveis silábico e silábico-alfabético ao mesmo tempo;
- Nesta fase a criança inicia a leitura independente de textos, palavras, dos livrinhos de literatura, entre outros portadores de textos;
- As crianças tem dificuldades na leitura e escrita de palavras que são iniciadas por vogais. Como saída, elas podem fazer a inversão das letras tanto na leitura como na escrita;

PROPOSTA DE TRABALHO

- Completar lacunas em palavras e textos;
- Jogos variados com gravuras e palavras;
- Autoditado;
- Atividades com rimas, sons iniciais, finais e medianos das palavras;
- Formação de novas palavras, através da retirada de uma ou mais letras de uma palavra significativa ou dos próprios nomes das crianças;

NÍVEL ALFABÉTICO

- Compreende que a escrita tem uma função social: a comunicação;
- A criança consegue estabelecer uma vinculação mais coerente entre leitura e escrita;
- Ela concentra-se na sílaba para escrever;
- Surge a adequação do escrito ao sonoro;
- As unidades linguísticas (palavras, sílabas, letras) são tradas como categorias estáveis (antes não tinham para a criança nenhuma relação entre si);
- Escreve do jeito que fala (presença da oralidade na escrita);
- Leitura com imagem ou sem imagem;
- Surgem os problemas relativos à ortografia.
- Pode ainda não separar todas as palavras nas frases;
- As crianças atingem a hipótese alfabética quando compreendem que, na escrita, as letras combinadas representam os sons da fala e que a escrita obedece regras convencionadas socialmente. Alfabetizaram-se.

PROPOSTA DE TRABALHO

- Elaboração de frases;
- Reescrita de textos que saibam de memória;
- Ordenar as frases e palavras de um texto pequeno que saibam de memória;
- Ler os títulos das histórias que estão em uma lista;
- Localizar palavras dentro de um texto;
- Escrever um final diferente para uma história conhecida pela criança;
- Utilizar do dicionário;
- Escrever legendas em fotos, desenhos…;
- Completar a receita com os ingredientes que faltam.

AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS:

- Hipótese pré-silábica com as de hipótese sem valor sonoro.
- Hipótese silábica sem valor com as de hipótese com valor.
- Hipótese silábica com valor com as de hipótese silábico-alfabética.
- Os já alfabéticos trabalham entre si.

LEMBRETES PARA O PROFESSOR

- Começar sempre por atividades que as crianças acham interessantes, com o cuidado de ir criando outras necessidades;
- As atividades devem permitir o envolvimento das crianças em níveis diferentes. Cabe ao professor organizá-las de acordo com as necessidades da turma ou dos subgrupos.Uma mesma atividade pode ser organizada para todos.
- Escolher atividades que favoreçam a passagem de um nível de contextualização a outro (que criem desafios e levem a novas hipóteses).
- Trabalhar, sempre que possível, com atividades interdisciplinares que estabeleçam relações com outros conhecimentos.
- Perceber o “erro” do aluno como um estágio para alcançarem um nível mais elaborado.

SONDAGEM

É uma atividade de escrita que envolve num primeiro momento, a produção espontânea e sem apoio de outras fontes escritas de uma lista de palavras conhecidas pelos alunos. Ela pode ou não envolver a escrita de uma frase simples.
É uma situação de escrita que deve, necessariamente,ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que escreveu.
ATENÇÃO: Se algum aluno se recusar a escrever, ofereça-lhe letras móveis.



 
FONTE:
 
 
 
 


9 comentários:

  1. Colocar exemplos de cada nível, seria muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. coloque exemplos de cada

    ResponderExcluir
  3. Tenho dúvida as vezes nos intermediários! Pode esclarecer?

    ResponderExcluir
  4. Tenho dúvida as vezes nos intermediários! Pode esclarecer?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog,ajudou-me bastante,pois nos ligamos em outra linha de trabalho dentro da escola e terminamos por esquecer algo dos níveis de alfabetização.Obg.

    ResponderExcluir
  6. Busco alguém para ensinar a distinguir os níveis alfabético 1, 2, 3 e 4, numa análise de textos e não só de palavras.

    ResponderExcluir
  7. Professora, que tal trazer atividades, além dos exemplos de cada nível?E os intermediários?Pode elucidar e trazer exemplos, sugestão de atividades.
    Grata,
    Atenciosamente,
    Naialen de Oliveira.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.