Justificativa:
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
A arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, dos processos criativos de cada uma das linguagens artísticas, o significado de novas formas de utilizá-la, sempre se aprimorando no decorrer dos anos.
Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do conhecimento em arte, amplia a possibilidade de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, língua, história e geografia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Os Parâmetros Curriculares (PCN,1997) dão à área de arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas:
1ª - Artes visuais: com maior amplitude que artes plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador.
2º - Música
3º - Teatro
4º - Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.
Conteúdos e Objetivos Específicos
A expressão artística permite ao aluno apreender o universo visível que o rodeia , seja ele, na sua essência, natural ou criado pelo Homem. Permite, no meio dos tecidos sociais, a compreensão do patrimônio artístico e cultural, a percepção estética, a abordagem conceitual dos artistas, o desabrochar da sensibilidade.
A expressão dramática permite ao aluno alargar a visão da vida, aprender a fazer escolhas e a tomar decisões. Trata-se duma atividade global que compreende uma dimensão gestual, visual, sonora, verbal e intelectual.
A expressão audiovisual permite ao aluno compreender a tecnologia dos aparelhos audiovisuais e ajuda-o a compreender o mundo
EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de :
reconhecer e utilizar:
o ponto
a linha
a forma
as cores
a composição
o espaço
os materiais
a textura
a perspectiva
o ritmo
selecionar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
utilizar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
organizar-se para executar uma tarefa;
apreciar obras de arte:
-aspectos técnicos
-conteúdos
-trabalho e estilo do artista
Recursos desenho
pintura
modelagem/escultura
bricolagem/recorte
impressão/escrita à mão
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de:
reconhecer e apreciar o jogo dramático;
utilizar os meios de expressão relacionados com o jogo dramático;
exprimir-se com confiança;
explorar os recursos vocais (respiração, entoação, articulação);
melhorar a expressão oral;
utilizar o jogo dramático para exprimir emoções, acontecimentos, personagens.
Recursos
jogo dramático ( improvisação e composição em mímica/expressão gestual/expressão corporal)
poesias/contos/peças teatrais
montagem e realização artística
EXPRESSÃO AUDIOVISUAL
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de:
reconhecer e familiarizar-se com meios técnicos;
analisar criticamente ( reconhecer mensagens publicitárias, informações, produções
artísticas );
utilizar imagens para exprimir sentimentos e ideias pessoais.
Recursos:máquina fotográfica /câmara escura
câmara digital/vídeo/estúdio de montagem
televisão/gravador
cinema/filmes
A arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, dos processos criativos de cada uma das linguagens artísticas, o significado de novas formas de utilizá-la, sempre se aprimorando no decorrer dos anos.
Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do conhecimento em arte, amplia a possibilidade de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como matemática, língua, história e geografia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Os Parâmetros Curriculares (PCN,1997) dão à área de arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas:
1ª - Artes visuais: com maior amplitude que artes plásticas, englobando artes gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias, como arte em computador.
2º - Música
3º - Teatro
4º - Dança, que é demarcada como uma modalidade específica.
Conteúdos e Objetivos Específicos
A expressão artística permite ao aluno apreender o universo visível que o rodeia , seja ele, na sua essência, natural ou criado pelo Homem. Permite, no meio dos tecidos sociais, a compreensão do patrimônio artístico e cultural, a percepção estética, a abordagem conceitual dos artistas, o desabrochar da sensibilidade.
A expressão dramática permite ao aluno alargar a visão da vida, aprender a fazer escolhas e a tomar decisões. Trata-se duma atividade global que compreende uma dimensão gestual, visual, sonora, verbal e intelectual.
A expressão audiovisual permite ao aluno compreender a tecnologia dos aparelhos audiovisuais e ajuda-o a compreender o mundo
EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de :
reconhecer e utilizar:
o ponto
a linha
a forma
as cores
a composição
o espaço
os materiais
a textura
a perspectiva
o ritmo
selecionar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
utilizar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
organizar-se para executar uma tarefa;
apreciar obras de arte:
-aspectos técnicos
-conteúdos
-trabalho e estilo do artista
Recursos desenho
pintura
modelagem/escultura
bricolagem/recorte
impressão/escrita à mão
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de:
reconhecer e apreciar o jogo dramático;
utilizar os meios de expressão relacionados com o jogo dramático;
exprimir-se com confiança;
explorar os recursos vocais (respiração, entoação, articulação);
melhorar a expressão oral;
utilizar o jogo dramático para exprimir emoções, acontecimentos, personagens.
Recursos
jogo dramático ( improvisação e composição em mímica/expressão gestual/expressão corporal)
poesias/contos/peças teatrais
montagem e realização artística
EXPRESSÃO AUDIOVISUAL
Objetivos específicos
O aluno deve ser capaz de:
reconhecer e familiarizar-se com meios técnicos;
analisar criticamente ( reconhecer mensagens publicitárias, informações, produções
artísticas );
utilizar imagens para exprimir sentimentos e ideias pessoais.
Recursos:máquina fotográfica /câmara escura
câmara digital/vídeo/estúdio de montagem
televisão/gravador
cinema/filmes
Princípios Específicos
Abordar a Educação Artística com a criança significa:
- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objeto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- permitir-lhe a familiarização com diferentes media;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.
Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:- exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.
Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou coletiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
- trabalhar em contacto com o meio artístico ou artesanal (exposições, concertos);
- ir ao encontro de artistas no seu ambiente de trabalho.
Abordar a Educação Artística com a criança significa:
- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objeto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- permitir-lhe a familiarização com diferentes media;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.
Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:- exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.
Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou coletiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
- trabalhar em contacto com o meio artístico ou artesanal (exposições, concertos);
- ir ao encontro de artistas no seu ambiente de trabalho.
ATIVIDADES
Os projetos podem ser individuais ou coletivos. Convém ter em atenção que o trabalho individual favorece a autonomia enquanto que o trabalho cooperativo favorece as trocas, a entreajuda, a complementaridade. É importante envolver cada aluno, desde o início do projeto, dando-lhe oportunidade de ser ele mesmo a estabelecer as normas do desenrolar e do funcionamento das tarefas.
É preciso ter em conta a diversidade dos alunos:
- respeitar o ritmo de trabalho de cada um;
- privilegiar uma abordagem multissensorial para prevenir as dificuldades de alguns
deles;
- prever as necessidades dos mais dotados.
As atividades podem ter lugar na sala de aula ou fora dela.
É importante planificar as atividades que fazem apelo à participação de outros parceiros .
Os projetos podem ser individuais ou coletivos. Convém ter em atenção que o trabalho individual favorece a autonomia enquanto que o trabalho cooperativo favorece as trocas, a entreajuda, a complementaridade. É importante envolver cada aluno, desde o início do projeto, dando-lhe oportunidade de ser ele mesmo a estabelecer as normas do desenrolar e do funcionamento das tarefas.
É preciso ter em conta a diversidade dos alunos:
- respeitar o ritmo de trabalho de cada um;
- privilegiar uma abordagem multissensorial para prevenir as dificuldades de alguns
deles;
- prever as necessidades dos mais dotados.
As atividades podem ter lugar na sala de aula ou fora dela.
É importante planificar as atividades que fazem apelo à participação de outros parceiros .
Sugestões de Atividades:
EXPRESSÃO ARTÍSTICA
- Desenhar livremente.(Ilustrar de forma pessoal)
- Utilizar diferentes materiais.
- Reproduzir modelos reais.
- Organizar o ‘atelier’ de pintura. Brincar com /experimentar/
explorar/ as cores. - Experimentar técnicas variadas (pontilhismo, guache, aquarela).
- Organizar o ‘atelier’ de cerâmica, de modelagem, de escultura.
- Trabalhar com diferentes materiais ( areia, plasticina, barro, gesso ...).
Utilizar as mãos.
Utilizar utensílios diferentes. Organizar um espaço.
Utilizar materiais reciclados e materiais específicos.
Utilizar materiais apropriados às atividades. - Experimentar técnicas (com diferentes instrumentos de escrita, com vegetais, com tecidos, esfregão, esponja linóleo,...).
- Estar em contato com obras de arte.
Visitar exposições e museus (atividades antes, durante e depois da visita).
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
- Experimentar com os sentidos. Jogos sensoriais, jogos de motricidade, jogos de relação, jogos de ficção,jogos vocais.
- Seguir as regras da dinâmica de grupo. (respeitar as instruções, os outros, o espaço ).
Improvisar a partir de situações concretas, de instruções, de materiais, de histórias, de criações. - Observar, escutar, participar, cooperar, apreciar, respeitar o seu trabalho e o dos outros.
- Ir ao teatro, com preparação anterior tendo em vista a nova experiência.
- Analisar espetáculos teatrais (gênero, aspectos técnicos, significação, valor cultural ).
- Ir ao cinema , com preparação prévia tendo em vista a nova experiência.
Analisar produções cinematográficas (gênero, aspectos técnicos, significação, valor cultural). - Organizar o ‘atelier’ de fotografia /figuras(utilizar a máquina, a câmara digital, a câmara escura,Analisar imagens...)
- Analisar os programas (publicidade, ficção, telejornal, desenhos animados, vídeo clips,...).
- Encontrar-se com profissionais da televisão (Atividades opcionais)
A avaliação está diretamente ligada com a definição dos objetivos específicos. É um instrumento essencial para registro das competências que os alunos adquiriram. A abordagem didática específica desta disciplina implica a escolha de instrumentos de avaliação diversificados. A avaliação contínua permite fazer o inventário das aptidões dos alunos, registrar os progressos feitos e ressaltar as necessidades de formação. O professor procede à avaliação utilizando fichas de observação, um inventário de aptidões, uma lista de verificação e tomando nota das observações. Os outros meios, tais como o dossiê individual, as fichas de autoavaliação, os trabalhos individuais e coletivos também podem ser empregados.
FONTE: http://tiacrisamoremeducar.blogspot.com.br/2010/02/artes-na-escola-projeto-para-o-ensino.html
adorei esse post, tenho um certo pendor artístico e gosto de usar artes em geral com as crianças. penso que a arte deveria ser mais bem aproveitada pq criança gosta mesmo, eles se divertem aprendendo e se desenvolvendo. bjs
ResponderExcluirhttp://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/