1 Qual é a melhor maneira de ler a poesia de cordel para os alunos em sala de sala?
O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o
devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas.
Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo
expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos. O
professor deve atuar como modelo de leitor, questionando as intenções
do autor ao escolher determinadas expressões e ajudando na construção do
sentido (leia a sequência didática).
Informe-se sobre a história e a estrutura poética. Se contar com os
recursos necessários, reproduza gravações de cordel em sala de aula.
Assim, os alunos terão referências da relação entre o texto e a
oralidade típica do gênero.
2 E os estudantes, como devem fazer a leitura?
Ler em voz alta é bom, já que o cordel está fundamentado na
oralidade. "Pedir que os alunos levem cordéis para casa e leiam para
seus pais é uma boa maneira de aproximá-los do gênero", diz Hélder
Pinheiro, professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
3 Depois de ler, o que discutir com as crianças?
Regionalismos, metáforas e palavras que fogem da grafia-padrão, por
exemplo.Fatos históricos e aspectos culturais referentes à narrativa
também devem ser abordados. Se você intercalar a leitura de cordéis com a
de outros gêneros literários, discuta as diferenças entre eles.
4 De que forma explicar palavras fora do padrão?
Os desvios ortográficos típicos do cordel têm origem na estreita
relação do gênero com a linguagem oral. Explique que, nesse contexto,
eles não são considerados erros, mas traços da fala coloquial e da
cultura popular que refletem o ambiente no qual o cordel foi criado.
5 Como abordar regionalismos e metáforas?
Esses elementos refletem o diálogo do sertanejo com suas crenças e
seus dilemas cotidianos. É fundamental, portanto, que você estude os
cordéis que serão lidos para ajudar seus alunos a compreendê-los.
Preparar um glossário de termos regionais pode ajudar bastante.
Algumas poesias de cordel têm linguagem chula ou pornográfica. Outros
narram histórias violentas. "Na hora de escolher as que serão lidas em
sala de aula, é preciso descartar aquelas que apresentem temática
inapropriada", diz a professora Ana Cristina Adão, que trabalha a
leitura de cordéis com uma turma de 4º ano na CEIEF Aracy Nogueira
Guimarães em Limeira, a 150 quilômetros de São Paulo (leia o quadro
acima). Ana sugere que, levando em conta a experiência das crianças,
sejam selecionados textos que tratem, por exemplo, de lendas, festas
regionais, acontecimentos históricos ou simplesmente fatos cotidianos.
7 Dá para trabalhar o cordel no início da alfabetização?
Sim. "A métrica e a rima despertam a curiosidade das crianças",
afirma Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, mestre em Literatura pela
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Apresentá-las ao gênero por
meio de cordéis mais curtos, como os escritos em quadras (estrofes de
quatro versos) ou sextilhas (de seis), é a melhor estratégia. Não
fragmente o cordel. Durante o processo de alfabetização, é importante
que os pequenos compreendam o texto em sua integralidade.
FONTE:
Olá, Isabel!
ResponderExcluirMuito interessante a abordagem sobre como trabalhar a leitura de cordel em sala de aula. Tem ótimas dicas para quem é professor e eu como estudante de jornalismo, acho certo as crianças terem um pouco de noção sobre isso.
Já seguindo aqui para ficar por dentro das novidades aqui!
Um beijo,
Vânia Revheim
http://www.revheimdicas.blogspot.com.br/