Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DESENVOLVIMENTO MOTOR AMPLO



O desenvolvimento físico abrange atividades motoras finas e amplas.
As atividades motoras amplas desenvolvem músculos corporais, dos braços, pernas e dorso, e possibilitam às crianças o desenvolvimento do domínio sobre os seus movimentos.
As primeiras experiências com essas atividades estabelecem as bases para um compromisso vitalício com a forma física.

Para desenvolver seus músculos, as crianças precisam de um pátio adequado, de bolas para jogar, cordas para pular e subir, triciclos para andar, carrinhos para puxar, além de balanços, escorregadores e aparatos para escalar.
Atividades como agitar lenços, abaixar-se, curvar-se e dançar contribuem para o programa de desenvolvimento motor amplo.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAR TODO O CORPO E O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS.

JOGO DO COBERTOR

* Orientar várias crianças a segurar os lados de um cobertor, (cada criança segura uma ponta) ou toalha de mesa .

* Dizer para tentarem mover uma bola sobre o cobertor sem derrubá-la no chão.

* Quando conseguirem mais habilidade para trabalhar juntas, elas podem sacudir o cobertor para jogar a bola para o ar e pegá-la novamente sem deixar cair.

* Colocar uma música, se desejar.


PISTA DE OBSTÁCULOS

* Preparar uma pista de obstáculos na sala, com uma linha de fita crepe no chão para que as crianças caminhem por cima dela, sem sair, como se estivessem em uma corda bamba. Colocar também uma mesa para passar bor baixo, cadeiras para engatinhar ao redor, um livro para saltar por cima e uma caixa grande para passar por dentro.


ESPELHO

*  Pedir para as crianças escolherem um parceiro e ficarem de pé, de frente uma para a outra.

* Uma criança se mexe lentamente e a outra copia o movimento.

* Orientá-las a usar uma variedade de movimentos dos braços, pernas e rosto.


SALTOS LONGOS

* Usar uma fita crepe para fazer uma linha no chão.

* Pedir para as crianças tomarem distância para correr e pular a partir da linha, o mais longe que conseguirem.

* Marcar os saltos com fita, escrevendo o nome da criança.

* Orientá-las a dar vários saltos, na tentativa de ir cada vez mais longe.



FONTE:
REVISTA PÁTIO/Educação Infantil






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.