quarta-feira, 6 de junho de 2012

A COLCHA DE RETALHOS...


Hoje trouxe para vocês uma sugestão de atividade de Leitura e Escrita e ao mesmo tempo trabalhando Arte e Cultura Brasileira.
Para este trabalho, o livro escolhido é COLCHA DE RETALHOS.

Através do relacionamento amoroso de uma avó com seu neto enfatiza-se a importância da relação afetiva entre as pessoas da mesma família, pois é aí qua a criança vai começar a aprender a amar e ser amada.




OBJETIVO: Resgatar o valor das memórias que fazem parte da formação familiar de cada um, com base na história contada.

PRÉ-LEITURA:

 Levar para a sala de aula uma caixa embalada com papel de presente, contendo retalhos de tecidos de diferentes padronagens. Apresentar a caixa e desafiar as crianças a descobrirem o conteúdo  da mesma.
Caso encontrem dificuldades, ofereça pistas: é algo leve, colorido, as pessoas usam, é utilizado para fazer roupas...
Descoberto o conteúdo da caixa, questione a respeito da utilidade dos retalhos:
* O que podemos fazer com retalhos?
(registrar sugestões na lousa)
* Em casa, alguém possui algo feito com retalhos? O quê?
Quem fez?
Pode-se levar algo feito com retalhos para apresentar à turma.

* Apresentar  o livro, os autores, ilustradores e a Editora.

Fazer perguntas referentes ao livro:

* Como vocês imaginam uma história em torno de uma colcha de retalhos?
*Quais serão as personagens?
* Quem terá feito a colcha?
* Será uma história engraçada? Triste? Alegre?

LEITURA:

Convidar a turma para ouvir a história e proceder a leitura sem interrupções.

PÓS-LEITURA:

Atividades a partir do texto.

*Solicitar aos alunos que confrontem as hipóteses iniciais com o conteúdo da história.
*Questione se a narrativa lida tem semelhança com o que imaginaram antes de ouvi-la. Se houver,, quais são essas semelhanças? E as diferenças?

QUESTIONAMENTOS:

* Qual o sentimento que o menino descobriu/aprendeu?
*Do que ele sentiu saudades?
*Quem já viveu uma expreriência parecida?
*Quem já viu ou possuiu uma colcha de retalhos?
Quem já sentiu saudades? De quê? De quem? Como foi?
(Ouvir as experiências dos alunos, dando oportunidade para que todos se expressem).


 ATIVIDADES :

a) Construir uma colcha de retalhos (ou toalha)  com os alunos. Cada aluno contribuirá com um retalho.

b) Orientar o reconto da história pelas crianças ( de forma escrita).

c) Organizar uma dramatização.

d) Convidar alguém da escola ou pessoas da família dos alunos ou da comunidade que faça algum artesanato com retalhos para contar sobre sua atividade.

e) Convidar avós dos alunos para contar histórias.





3 comentários:

  1. Olha aí uma ideia para o retorno das aulas em agosto, adorei!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou pesquisando uma atividade para trabalhar com alunos do 5 ano e este livro vai me ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Essa fonte em cor amarela dificulta a leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.