sexta-feira, 8 de junho de 2012

JOGOS PEDAGÓGICOS II

JOGO DE ARGOLAS (MATEMÁTICA)

MATERIAL NECESSÁRIO:

10 garrafas de água mineral ou refrigerante (pequenas)
Caixa de sapato (para guardar envelopes com problemas de matemática e as argolas)
12 argolas feitas com tampas de farinha láctea
Papelão grosso para a roleta de pontuação
01 rebite para o ponteiro da roleta.

COMO JOGAR:

A participação é feita em duplas. Cada criança fica com seis argolas para jogar nas garrafas. Cada aluno tem a vez para jogar, pode-se iniciar tirando par ou ímpar.
Exemplo: Um aluno joga a argola e acerta a garrafa de número 6, o professor retira  do envelope com este número, um problema de matemática e ele tentará resolvê-lo. Se acertar, terá direito a girar o ponteiro da roleta para ganhar pontos. Se errar, dará avez ao colega.
Ao final, somam-se os pontos para saber quem foi o vencedor.

OBJETIVO:

Fazer com que o aluno resolva mentalmente cálculos matemáticos.
Descontrair os alunos para que raciocinem de forma lúdica e prazerosa, pois estarão aprendendo e brincando ao mesmo tempo.






JOGO DO 10

MATERIAL NECESSÁRIO:


Um triângulo de papelão grosso pintado com tinta guache ou PVA.
06 tampinhas de garrafa  PET
Números de calendário ou de livros (1 a 6)
06 triângulos menores pintados de outra cor e colados como mostra a ilustração.

COMO JOGAR:

O professor espalhará as tampinhas e pedirá que os alunos as arrumem no triângulo de forma que, em todas as direções, o resultado seja 10.
A ilustração mostra a forma correta em que os números devm ser colocados.


OBJETIVO:

Trabalhar o raciocínio lógico-matemático.






TUBOS DA APRENDIZAGEM


MATERIAL NECESSÁRIO:

Garrafinhas PET de 1 litro.
Elástico fino colorido
Tintas dimensional relevo brilhante (cores variadas)
Estilete
Tesoura
Revistas, livros e jornais para recortar gravuras e palavras.
Cola branca
Cartolina guache.


COMO FAZER:

Corte as garrafas ao meio, retirando 5 centímetros da parte central da garrafa. Passe a parte de baixo numa chapa quente ou ferro de passar quente para amolecer um pouco o plástico  e fazer com que a metade de cima encaixe direitinho na de baixo.
Fure dois buraquinhos com a tesoura, um de cada lado na parte de cima da garrafa, uns 10 centímetros abaixo do gargalo. Coloque nesses buraquinhos, o elástico e amarre dando um nó por dentro, de forma que você possa esticá-lo e amarrar a parte de baixo (aoutra metade da garrafa). A parte de cima será a tampa. Depois é só colorir, escrfever letras, números, palavras, desenhos com a tinta relevo.
Na foto acima, há quatro jogos diferentes utilizando a mesma forma de guardar o material.

TUBO DE PALAVRAS:

Contém várias palavras recortadas de livros , jornais e revistas e coladas em cartolina guache.

JOGO DA MEMÓRIA

Joguinho conhecido, feito em cartolina guache com gravuras iguais para que as crianças formem pares.


ENCAIXE DE PALAVRAS

Cartões feitos em cartolina guache com pedacinhos de palavras ( sílabas), as quais devem ser montadas pelos alunos, formando palavras.
Uma outra sugestão é fazer cartões com gravuras e outros com palavras e as crianças terão que encaixar para achar o par correto.


DOMINÓ DE PALAVRAS E GRAVURAS

Dominó confeccionado em cartolina guache com gravuras e palavras.




PEGA-VARETAS

Este é o tradicional pega-varetas....Só que, confeccionado com garrafa PET e palitos de churrasco colorido com tintas
guache ou para tecido.




Um comentário:

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.