Por melhor que seja uma cartilha, ela não oferece todas as possibilidades de uso da língua escrita para crianças em fase de alfabetização. Um dos papéis do educador é colocar os alunos em contato com vários tipos de textos.
Abaixo, algumas sugestões:
HISTÓRIAS E POESIAS
Apresente a estrutura narrativa e a sequência dos fatos. No começo, leia em voz alta para os alunos que ainda não têm independência. Aponte onde está lendo. Faça isso junto com eles, quando começarem a reconhecer as palavras. Fique ao lado até que as crianças leiam sozinhas.
JORNAIS E REVISTAS
Entregue jornais e revistas aos alunos. Eles terão uma visão de conjunto e poderão descobrir as seções que mais lhes interessam. Mostre como são diferentes os textos dos horóscopos, dos anúncios e do noticiário geral, por exemplo.
RECEITAS CULINÁRIAS
Peça para os alunos trazerem de casa, por exemplo, uma receita de bolo. Distribua-a para todos. Pergunte o que vai ser preparado e mostre a organização do texto. Peça para que as crianças localizem os ingredientes usados na receita, as proporções entre eles e o modo de fazer.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Explore a estrutura narrativa. Mostre as relações entre os diálogos e as imagens do gibi, e explique a função de cada um: o desenho facilita a interpretação do que está escrito. Recrie as histórias e as personagens com as crianças. Copie os desenhos e escreva outro enredo para eles. Desenhe novas situações para serem relacionadas com o texto dos quadrinhos.
Aborde sobre as onomatopeias, o formato dos balões, detalhes dos quadrinhos que expressam movimento, som de música, etc.
CONTAS DE ÁGUA
Com as turmas mais avançadas no processo de alfabetização, explique a finalidade de uma conta de água e localize seus elementos básicos: nome do destinatário, endereço e consumo mensal em metros cúbicos e em reais. Se a classe gostar do exercício, continue comparando os gastos de alguns meses.
BULAS DE REMÉDIO
Servem para mostar, principalmente para classes mais avançadas, como se descreve um medicamento. A fim de enriquecer o vocabulário das crianças, procure no dicionário as palavras novas ou mais importantes. Explique que, cefaleia, por exemplo, é sinônimo de dor de cabeça. Invente bulas para medicamentos saídos da imaginação dos alunos.
JORNAIS E REVISTAS
Entregue jornais e revistas aos alunos. Eles terão uma visão de conjunto e poderão descobrir as seções que mais lhes interessam. Mostre como são diferentes os textos dos horóscopos, dos anúncios e do noticiário geral, por exemplo.
RECEITAS CULINÁRIAS
Peça para os alunos trazerem de casa, por exemplo, uma receita de bolo. Distribua-a para todos. Pergunte o que vai ser preparado e mostre a organização do texto. Peça para que as crianças localizem os ingredientes usados na receita, as proporções entre eles e o modo de fazer.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Explore a estrutura narrativa. Mostre as relações entre os diálogos e as imagens do gibi, e explique a função de cada um: o desenho facilita a interpretação do que está escrito. Recrie as histórias e as personagens com as crianças. Copie os desenhos e escreva outro enredo para eles. Desenhe novas situações para serem relacionadas com o texto dos quadrinhos.
Aborde sobre as onomatopeias, o formato dos balões, detalhes dos quadrinhos que expressam movimento, som de música, etc.
CONTAS DE ÁGUA
Com as turmas mais avançadas no processo de alfabetização, explique a finalidade de uma conta de água e localize seus elementos básicos: nome do destinatário, endereço e consumo mensal em metros cúbicos e em reais. Se a classe gostar do exercício, continue comparando os gastos de alguns meses.
BULAS DE REMÉDIO
Servem para mostar, principalmente para classes mais avançadas, como se descreve um medicamento. A fim de enriquecer o vocabulário das crianças, procure no dicionário as palavras novas ou mais importantes. Explique que, cefaleia, por exemplo, é sinônimo de dor de cabeça. Invente bulas para medicamentos saídos da imaginação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.