Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sábado, 9 de junho de 2012

ALFABETIZANDO COM CRIATIVIDADE...


Por melhor que seja uma cartilha, ela não oferece todas as possibilidades de uso da língua escrita para crianças em fase de alfabetização. Um dos papéis do educador é colocar os alunos em contato com vários tipos de textos.
Abaixo, algumas sugestões:

HISTÓRIAS E POESIAS

Apresente a estrutura narrativa e a sequência dos fatos. No começo, leia em voz alta para os alunos que ainda não têm independência. Aponte onde está lendo. Faça isso junto com eles, quando começarem a reconhecer as palavras. Fique ao lado até que as crianças leiam sozinhas.

JORNAIS E REVISTAS

Entregue jornais e revistas aos alunos. Eles terão uma visão de conjunto e poderão descobrir as seções que mais lhes interessam. Mostre como são diferentes os textos dos horóscopos, dos anúncios e do noticiário geral, por exemplo.


RECEITAS CULINÁRIAS

Peça para os alunos trazerem de casa, por exemplo, uma receita de bolo. Distribua-a para todos. Pergunte o que vai ser preparado e mostre a organização do texto. Peça para que as crianças localizem os ingredientes usados na receita, as proporções entre eles e o modo de fazer.


HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Explore a estrutura narrativa. Mostre as relações entre os diálogos e as imagens do gibi, e explique a função de cada um: o desenho facilita a interpretação do que está escrito. Recrie as histórias e as personagens com as crianças. Copie os desenhos e escreva outro enredo para eles. Desenhe novas situações para serem relacionadas com o texto dos quadrinhos.
Aborde sobre as onomatopeias, o formato dos balões, detalhes dos quadrinhos que expressam movimento, som de música, etc.


CONTAS DE ÁGUA

Com as turmas mais avançadas no processo de alfabetização, explique a finalidade de uma conta de água e localize seus elementos básicos: nome do destinatário, endereço e consumo mensal em metros cúbicos e em reais. Se a classe gostar do exercício, continue comparando os gastos de alguns meses.


BULAS DE REMÉDIO

Servem para mostar, principalmente para classes mais avançadas, como se descreve um medicamento. A fim de enriquecer o vocabulário das crianças, procure no dicionário as palavras novas ou mais importantes. Explique que, cefaleia, por exemplo, é sinônimo de dor de cabeça. Invente bulas para medicamentos saídos da imaginação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.