Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 10 de junho de 2012

COMPREENDENDO A LEITURA




1. Um bom exercício para testar a compreensão lexical pode ser o de criar um dicionário inventado. Os estudantes selecionam as palavras desconhecidas ou de cujo significado não têm certeza. Escrevem a palavra e, em seguida, o significado que a ela atribuem.
Depois, os alunos leem para os colegas o resultado. Após a leitura, vão ao dicionário e fazem os devidos ajustes.
Leem o que descobriram.
Essas palavras podem ser anotadas em um grande livro de sala destinado ao registro da evolução do conhecimento lexical dos estudantes.

2. Modifique a ordem dos parágrafos de um texto. Peça que eles reordenem de maneira coerente. Entregue aos alunos o material para trabalho na seguinte ordem: primeiro, o texto desestruturado; depois, o texto original. Trabalhe com a comparação, sempre solicitando que os alunos justifiquem o que ficou diferente.

3. Designe um corpo de radatores para diversas seções de um jornal (entrevista, esportes, palavras cruzadas, curiosidades, publicidade, notícias do bairro, etc ).
Apresente o jornal resultante do trabalho dos alunos sob váios formatos: rádio, televisão, internet, papel. Comente as diferentes maneiras.



FONTE: REVISTA APRENDE BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.