Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sábado, 14 de julho de 2012

POR UMA ESCOLA SEMPRE MELHOR...



Diante da preocupação de pais e professores com relação à violência no espaço escolar, trouxe algumas propostas de trabalho para serem desenvolvidas, as quais serão excelente maneiras de tentar sanar um problema tão sério.

* Converse com seus alunos sobre o tema violência, que está presente no dia-a-dia de todos.
Para uns, a violência pode ser física (agressões dentro de um ambiente familiar, por exemplo). Para outros, ela se expressa de forma mais intensa na própria escola (equipamentos depredados, paredes e muros sujos, dificuldadesde relacionamento com os próprios colegas e, por que não ? com os professores e funcionários).
Outros ainda podem enxergá-la nas difíceis condições de vida (pouco dinheiro em casa, alimentação deficiente). Uma atividade interessante é perguntar aos alunos o que, para eles, é violência.

* Tome nota dos pontos levantados e proponha que sejam sugeridas soluções para essas questões.

* Se possível, convide líderes comunitários ou vereadores para um diálogo sobre esses problemas e a busca em conjunto de ações preventivas.
É importante que os jovens se sintam protagonistas da própria história.
A passividade é a maior aliada da violência.

* Um exercício curioso é distribuir papel e lápis e pedir que cada aluno faça o contorno da própria mão. Depois recolha as folhas e agrupe os desenhos segundo algum critério:
mãos grandes de um lado, pequenas de outro, por exemplo. Atribua castigos aos desenhos de mão grande  e prêmios aos de mão pequena - ou ao contrário - o que certamente vai provocar indignação.
É nesse ponto que você deve mostrar aos alunos que, independentemente do tamanho da mão, os seus "proprietários" são dignos de respeito e não devem ser vítimas de preconceito ou discriminação - de violência, enfim.

* Monte uma pequena peça de teatro na qual as meninas interpretam homens e os meninos, mulheres. Ao simular cenas do cotidiano de forma bem-humorada, com inversão de papéis, toodos poderão perceber como os preconceitos estão presentes no dia-a-dia.

* Quando os alunos estiverem bem familiarizados com o tema, proponha um concurso de cartazes (de preferência em conjunto com os outros professores, de forma a envolver todas as turmas da escola).
O objetivo é fazer com que eles produzam cartazes com ideias para promover a Cultura da Paz na escola.

* No final, exponha os trabalhos e convide as famílias dos alunos para apreciarem o resultado do projeto.







Um comentário:

  1. Olá isabel espero que leia este meu comentario! estou desenvolvendo minha monografia, que tem muito haver com sua duas últimas postagens, caso vc queira um depo bem solidifiacado, estou a dispor, viu, e me ajudará bastante também!!!!!!!!!!! Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.