Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 16 de julho de 2012

RECREIO DIVERTIDO



Olá pessoal!
Para vocês, um post recheado de ideias para deixar o recreio mais divertido. Além de evitar as correrias, quedas e machucados, com certeza, os professores ficarão mais tranquilos.

CANTINHO DAS BRINCADEIRAS DE RUA

Pular elástico e corda, amarelinha e bambolê, pião, biloca são atividades simples de organizar.
Para montar esse espaço, são necessários elásticos de roupa, giz, corda, piões, bolinhas de gude e vários bambolês.
A escola pode pedir ajuda aos pais para recuperar brincadeiras que as crianças desconhecem e angariar o material.


CANTINHO DAS GINCANAS


Para as minicompetições diárias, é bom manter à disposição dos alunos sacos de estopa de 50 quilos (para a corrida de sacos), colheres de plástico, garrafas PET de 2 litros, cones, cordas, rolos de barbante, bolas, folhas de papel sulfite. A garotada vai se divertir muito enquanto resolve tarefas no pátio.


CANTINHO DA DANÇA


Dançar é um dos prazeres dos adolescentes. Convoque os próprios alunos para fazer uma seleção de CDs com músicas de ritmos variados. O responsável pelo recreio mediado auxiliará  os alunos na escolha das músicas e também deverá ter à mão músicas infantis e folclóricas.


CANTINHO DE LEITURA


Ler um bom livro e voar nas asas da imaginação. Os alunos que já despertaram para esse prazer em sala de aula vão gostar muito deste espaço. Não economize na quantidade de gibis, livros e revistas. Um voluntário de uma das turmas mais velhas pode facilmente conduzir essa viagem pelas letras.


CANTINHO DOS JOGOS


Cores e variedades. Esse é o segredo para chamar a atenção da garotada. Faça uma campanha para doação de jogos como Dama, Resta um, Dominó, Trilha, Pega-varetas e Xadrez. O aluno voluntário que assumir esse espaço do pátio não pode se esquecer de conferir se todos os jogos e peças foram devolvidos e se estão completos.


CANTINHO DAS ARTES


Para "pintar e bordar", os artistas vão precisar de cartolina, papel sulfite , papel espelho, crepon, retalhos de  cartolina, papel camurça, tinta guache, pincéis, copos de plástico, giz, massa de modelar,colas, tesouras, revistas velhas, bandejas de isopor.
Sacos de lixo viram aventais. Boa dica é alternar as atividades a cada semana, com pintura,recorte e colagem, desenho livre...

É isso aí, garanto que o recreio na sua escola vai ficar muito melhor se vocês adotarem essa ideia.
Para isso, é necessário organização, planejamento e contar  com a ajuda de voluntários.

BOM TRABALHO!!!







 


Um comentário:

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.