Como ajudar o aluno a evitar a troca de letras?
A troca de letras (b por p, v por f, r por l, etc) pode estar relacionada com a questão discriminativa ou ser provocada por dificuldades fonéticas, por deficiência auditiva, por diferenças entre a linguagem oral do aluno e a escrita, dentre outras.
É necessário identificar as possíveis causas da dificuldade e, então, junto com o aluno, desenvolver atividades que possam favorecer a sua superação.
Na sala de aula, o que explorar?
O que fazer para ajudar o aluno a superar as dificuldades relacionadas à troca de letras ?
* Organizar alfabetos maiúsculos e minúsculos através de várias atividades:
- recortar, colar e ordenar letras retiradas de jornais, revistas e outros portadores de texto;
- escrever cada letra do alfabeto maiúsculo e minúsculo e em palavras e frases de forma contextualizada;
- consultar modelos de alfabetos;
- construir alfabetos ilustrados, recortando figuras cujos nomes comecem com cada letra.
*Desenhar uma figura para cada palavra que comece com cada letra do alfabeto.
* Escrever uma palavra com cada letra.
* Confrontar palavras com sons passíveis de troca: vaca/faca, gato/cada, dado/tato, analisando o som e o significado de cada uma.
* Desenhar figuras seguindo a ordem alfabética dos nomes.
* Completar sequências de letras do alfabeto.
* Analisar movimentos do aparelho fonador na emissão de cada som e perceber as diferenças entre eles.
* Listar palavras com determinadas letras.
* Utilizar jogos de palavras cruzadas, caça-palavras, dominó, jogo da memória, usando determinada dificuldade.
* Rimar palavras com sons parecidos.
* Rimar palavras com sons iguais.
*Identificar palavras no texto, a partir de sons indicados.
* Pesquisar palavras com determinadas letras em jornais, revistas e em outros portadores de texto. Recortar, colar, ler, produzir texto usando as palavras.
* Classificar palavras iniciadas com as letras comumente trocadas.
JOGO ADEDANHA
Exemplo: F , V.
ANIMAL OBJETO LUGAR
( foca, faca, vaca, vela, varanda, farmácia...)
FONTE: ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA - DA TEORIA À PRÁTICA
FONTE: ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA - DA TEORIA À PRÁTICA
Oi Isabel. Dicas muitos importantes e vale ser relembradas. às vezes nos esquecemos de dar uma atenção especial e o problema tende a se agravar. Amei o post. Um abraço
ResponderExcluirGracita
OBRIGADA ISABEL PELAS DICAS..AMEI JA ESTAREI USANDO COM MEUS ALUNOS....
ResponderExcluirABRAÇOS ALESSANDRA