Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO







Trabalhar a história em quadrinhos no processo de alfabetização e/ou letramento é de grande importância, pois estimula a imaginação e a criatividade, desperta o interesse pela leitura e a escrita das crianças, além de divertir.



Todos sabem que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para que uma pessoa tenha uma participação social efetiva. Por isso, a escola ao ensiná-la tem a tarefa e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania.

Sabe-se que os instrumentos de leitura e escrita são fatores essenciais no processo de letramento e alfabetização, período este, que a pessoa está sendo submetida a conhecer o mundo e o significado das coisas e fatos que lhe são apresentados.








Abordar a história em quadrinhos no processo de alfabetização/letramento irá fornecer, além de tudo o que já foi citado, subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. As histórias em quadrinhos tornam o ensino mais lúdico e ajudam a construir uma sala de aula mais descontraída e prazerosa para sua turma.
Professor, os alunos devem interagir com o caráter social da escrita, devem ler e escrever textos significativos. Pois, para que os mesmos aprendam a ler e a escrever, antes, eles precisam pensar sobre a escrita, ou seja, pensar sobre o que a escrita representa para a sociedade e como ela representa graficamente a linguagem.



As histórias em quadrinhos por meio das imagens permitem que a criança compreenda o que está lendo ou imagine o que poderia estar escrito, fazendo com que essa leitura passe a ser expressiva, gere idéias e proporcione novos conhecimentos. As histórias em quadrinhos têm essa particularidade de mesclar imagens e textos, que é ótimo para a alfabetização. A imagem deve ser vista como parte integrante do processo de significação, ela auxilia o aluno a compreender o texto, pois a criança não lê somente as palavras, ela lê, ou atribui sentido, também considerando as figuras, bem como o contexto social em que a leitura se dá.




FONTE:


http://alfabetizacaoeletramento.blogspot.com





3 comentários:

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.