Observações da evolução da
criança
Aspecto
Afetivo
- Inicia as atividades?
- Interessa-se por conhecer brinquedos?
- Tem iniciativa para resolver seus problemas e dificuldades?
- Quais as reações e comportamentos emocionais mais frequentes?
- É curioso?
- É motivado?
- Como é sua criatividade durante as artes plásticas, música, história e dramatizações?
- Que tipo de relação estabelece com os adultos e crianças?
Aspecto
Social
- Interage em grupos grandes ou pequenos?
- Observa a ausência de pessoas/objetos?
- Respeita o outro?
- Coopera?
- É capaz de respeitar regras?
Aspecto
Psicomotor
- Como realiza as brincadeiras que envolvem o corpo como um todo (coordenação motora ampla)?
- Como está o desenvolvimento da motricidade fina?
- Como realiza as dobraduras, os encaixes e os recortes?
Aspecto
Cognitivo
- Reconhece e nomeia adultos, pai, mãe, avós, nome de crianças, brincadeiras?
- Conta história e relata suas vivências?
- Reconhece e nomeia algumas letras?
- Reconhece e escreve seu nome e de seus colegas?
- Observar o conhecimento lógico-matemático. Classificação, seriação, número, tempo (cor, forma, temperatura, peso, consistência, textura, etc). Como a criança está?
As competências que as
crianças devem desenvolver são: Familiarizar-se com a linguagem escrita
em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de
diferentes gêneros.Disponibilizar-se a escutar e compreender o discurso do
outro; usar com segurança a palavra; a manifestar-se diante do grupo.Respeitar o
direito dos outros de ter as próprias ideias.
Confiar na capacidade de se
comunicar e de expressar suas próprias ideias.Usar corretamente o repertório
linguístico próprio da sua faixa etária. Realizar as primeiras tentativas de
interpretação e de registro da língua escrita.
O que explorar?
- Relato de experiências pessoais, associando a construção do discurso oral à do discurso escrito.
- Expressão de pontos de vista sobre determinadas situações-problema.
- Leitura incidental de registros encontrados no convívio pessoal, na localidade onde moram, nos lugares que frequentam.
- Traçados e escritas espontâneas.
- Contato com a linguagem escrita presente em diferentes portadores de texto (livros, revistas, cartazes, placas, embalagens, lista de compras, receitas, etc.).
Participação em práticas sociais de leitura
e escrita.
Linguagem oral
e escrita
O objetivo principal é estimular a criança a desenvolver
gradativamente as capacidades associadas às quatro competências linguísticas
básicas: falar, escutar, ler e escrever.
(Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil. Introdução. v.3. Brasília, MEC/SEF, 1998.
p.117.)
As brincadeiras sensório-motoras
visam ao aprimoramento dos esquemas, e, simultaneamente, constituem situações que
propiciam a colocação de certas questões que acabam por conduzir a criança a
refletir cada vez mais sobre o
fazer.
Exemplos de brincadeiras
sensório-motoras:
- bater em objetos suspensos (mãos e pés);
- assoprar e assoprar para deslocar;
- acertar no "alvo";
- soltar objetos dentro de caixas;
- soltar e pegar no ar "sem deixar cair" (pena, algodão);
- recortar;
- colar ( grãos, bolinhas de papel, palito, barbante...);
- pintura livre a dedo/pincel/lápis;
- rasgar;
- massa de modelar;
- amassar papel;
- corda;
- amarelinha;
- peteca;
- rolar a bola;
- empurrar com os pés em direção a "alvos";
- bater a bola no chão e agarrar em seguida;
- jogar bola de mão e mão;
- jogar bola na parede, deixar bater no chão e agarrar;
- pular procurando atingir distâncias cada vez maiores;
- empilhar e empurrar sem desfazer;
- enfileirar empurrar sem desfazer;
- encaixar;
Sugestões de como podemos facilitar as coordenações
sensório-motoras:
- Bater a bola suspensa por um fio ou rolar a bola devem anteceder o jogar de mão para mão ou o bater a bola no chão para agarrá-la em seguida.
O encaixe de peças miúdas de plástico pode ser facilitado pela atividade de colocar objetos pequenos dentro de caixas (vai-se reduzindo os tamanhos, pouco a pouco) e depois revirar tudo.
Acertar ao alvo deve vir depois da criança ter vivênciado algumas situações de soltar objetos dentro de recipientes grandes e soltar, esticando bem os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar cair.
Retirado do livro: Construção da inteligência pela criança.
Autora: Maria da Glória Seber.
FONTE:
http://tialuluzinha123.blogspot.com.br
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