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sábado, 23 de fevereiro de 2013

O QUE TRABALHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ?


Observações da evolução da criança



Aspecto Afetivo

  1. Inicia as atividades?
  2. Interessa-se por conhecer brinquedos?
  3. Tem iniciativa para resolver seus problemas e dificuldades?
  4. Quais as reações e comportamentos emocionais mais frequentes?
  5. É curioso?
  6. É motivado?
  7. Como é sua criatividade durante as artes plásticas, música, história e dramatizações?
  8. Que tipo de relação estabelece com os adultos e crianças?



Aspecto Social


  1. Interage em grupos grandes ou pequenos?
  2. Observa a ausência de pessoas/objetos?
  3. Respeita o outro?
  4. Coopera?
  5. É capaz de respeitar regras?


Aspecto Psicomotor



  1. Como realiza as brincadeiras que envolvem o corpo como um todo (coordenação motora ampla)?
  2. Como está o desenvolvimento da motricidade fina?
  3. Como realiza as dobraduras, os encaixes e os recortes?


Aspecto Cognitivo




  1. Reconhece e nomeia adultos, pai, mãe, avós, nome de crianças, brincadeiras?
  2. Conta história e relata suas vivências?
  3. Reconhece e nomeia algumas letras?
  4. Reconhece e escreve seu nome e de seus colegas?
  5. Observar o conhecimento lógico-matemático. Classificação, seriação, número, tempo (cor, forma, temperatura, peso, consistência, textura, etc). Como a criança está?         
     






As competências que as crianças devem desenvolver são: Familiarizar-se com a linguagem escrita em situações de leitura feita pelos adultos, em experiências com textos de diferentes gêneros.Disponibilizar-se a escutar e compreender o discurso do outro; usar com segurança a palavra; a manifestar-se diante do grupo.Respeitar o direito dos outros de ter as próprias ideias.
Confiar na capacidade de se comunicar e de expressar suas próprias ideias.Usar corretamente o repertório linguístico próprio da sua faixa etária. Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.


O que explorar?

  • Relato de experiências pessoais, associando a construção do discurso oral à do discurso escrito.
  • Expressão de pontos de vista sobre determinadas situações-problema.
  • Leitura incidental de registros encontrados no convívio pessoal, na localidade onde moram, nos lugares que frequentam.
  • Traçados e escritas espontâneas.
  • Contato com a linguagem escrita presente em diferentes portadores de texto (livros, revistas, cartazes, placas, embalagens, lista de compras, receitas, etc.).

Participação em práticas sociais de leitura e escrita.




Linguagem oral e escrita


O objetivo principal é estimular a criança a desenvolver gradativamente as capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Introdução. v.3. Brasília, MEC/SEF, 1998. p.117.)


 


As brincadeiras sensório-motoras visam ao aprimoramento dos esquemas, e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas questões que acabam por conduzir a criança a refletir cada vez mais sobre o fazer.


Exemplos de brincadeiras sensório-motoras:
  • bater em objetos suspensos (mãos e pés);
  • assoprar e assoprar para deslocar;
  • acertar no "alvo";
  • soltar objetos dentro de caixas;
  • soltar e pegar no ar "sem deixar cair" (pena, algodão);
  • recortar;
  • colar ( grãos, bolinhas de papel, palito, barbante...);
  • pintura livre a dedo/pincel/lápis;
  • rasgar;
  • massa de modelar;
  • amassar papel;
  • corda;
  • amarelinha;
  • peteca;
  • rolar a bola;
  • empurrar com os pés em direção a "alvos";
  • bater a bola no chão e agarrar em seguida;
  • jogar bola de mão e mão;
  • jogar bola na parede, deixar bater no chão e agarrar;
  • pular procurando atingir distâncias cada vez maiores;
  • empilhar e empurrar sem desfazer;
  • enfileirar empurrar sem desfazer;
  • encaixar;



Sugestões de como podemos facilitar as coordenações sensório-motoras:


  1. Bater a bola suspensa por um fio ou rolar a bola devem anteceder o jogar de mão para mão ou o bater a bola no chão para agarrá-la em seguida.

  2. O encaixe de peças miúdas de plástico pode ser facilitado pela atividade de colocar objetos pequenos dentro de caixas (vai-se reduzindo os tamanhos, pouco a pouco) e depois revirar tudo.

  3. Acertar ao alvo deve vir depois da criança ter vivênciado algumas situações de soltar objetos dentro de recipientes grandes e soltar, esticando bem os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar cair.

Retirado do livro: Construção da inteligência pela criança.
Autora: Maria da Glória Seber.


  FONTE: 
http://tialuluzinha123.blogspot.com.br

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