Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PLANEJANDO O INÍCIO DO ANO ESCOLAR







Iniciar o ano letivo traz sempre novas possibilidades, esperanças e promessas. Rever amigos e professores, conhecer outros colegas aumenta a ansiedade para o retorno à escola. É importante arrumar o “relógio biológico” individual, organizando horários esquecidos durante as prolongadas férias, relembrar hábitos saudáveis, como dormir e acordar cedo, alimentar-se adequadamente e criar um programa adequado para a prática de atividades físicas.
Férias? Maravilhosas para repor a energia! Agora é hora de investi-la toda para construir um ano de sucesso, desde o primeiro dia de aula.
Hábitos se adquirem pela persistência e constância. Assim, estudar e organizar o dia-a-dia também deve ser pensado de forma a transformar o que fazemos em algo duradouro e eficiente. As velhas e conhecidas promessas de que “este ano vai ser diferente”, “vou estudar mais desde o início para ficar tranqüilo no final” nem sempre funcionam, justamente pela falta de planejamento.
Os pais podem ajudar os filhos nessa organização, elaborando, com eles, um planejamento das atividades diárias, distribuindo as horas do dia de forma a atender tanto às necessidades de estudo quanto de lazer e outras atividades.
Como estudo diário, leia-se “revisão de conteúdos vistos no dia” – breve leitura, atenta, ao que foi visto na escola. Nessa leitura, grifam-se palavras-chave e marcam-se os pontos mais importantes, que dão significado ao que se aprendeu. Também é importantíssimo anotar o que não foi inteiramente compreendido, as dúvidas, para saná-las com o professor, os colegas ou nas aulas de assistência. Esse procedimento evita que o aluno acumule dúvidas e lhe permite acompanhar as aulas de forma mais eficaz, pela assimilação dos conteúdos anteriores.
Tornando-se uma prática diária, a criança ou o adolescente, incorporam o processo e passam a ter bons hábitos de estudo e organização, o que fará grande diferença, tanto na sua vida escolar quanto no seu futuro profissional. Afinal, a busca da qualidade crescente é um dos alicerces para toda carreira de sucesso.
Então, mãos à obra! Façamos com que neste ano as promessas sejam cumpridas, e as metas, alcançadas, com tranquilidade, perseverança e, principalmente, vontade de vencer.


Vânia Bittencourt
Orientadora educacional do Colégio Dom Bosco




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.