Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UMA BOA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES...




Reunião de início de ano letivo, de montagem de grade curricular, de organização da festa junina, de entrega de notas, de conselho de classe. Ao contrário do que muita gente pensa, a escola não é diferente de qualquer empresa, onde os eventos, as grandes decisões e mesmo detalhes cotidianos de funcionamento são planejados em conjunto. Por isso, as reuniões se tornaram parte da rotina de educadores. E com elas, surge um desafio:
Evitar que esses encontros se transformem em discussões enfadonhas, animadas por bocejos, com resultados pouco significativos.

UM ROTEIRO PARA A TROCA DE IDEIAS:


ANTES DA REUNIÃO

* Defina bem seus objetivos. Não coloque na pauta um número muito grande de assuntos. Só assim você vai facilitar a condução dos trabalhos.

* Faça uma lista de participantes e convide-os com antecedência, informando local, pauta, data e horário.

* Escolha um espaço adequado.
Procure uma sala bem ventilada, com boa acústica e cadeiras suficientes para o número de pessoas. Reserve alguns assentos perto da porta para os atrasados.

* Pesquise sobre o assunto que vai ser discutido e pense  na melhor forma de apresentá-lo. Se for utilizar aparelhos audiovisuais, verifique com antecedência se eles estão funcionando.


DURANTE

* Chegue ao local antes dos convidados para se certificar de que esteja tudo certo e reveja os pontos que serão discutidos.

* Comece no horário marcado. As pessoas podem ter outros compromissos em seguida.

* Aproveite os primeiros cinco minutos para esclarecer os objetivos, explicar como será organizada a reunião e estabelecer as regras (tempo de exposição, horários dos intervalos...)

* Em seguida, procura formas de 'quebrar o gelo'
para que todos se sintam mais à vontade.

* Seja claro na exposição do conteúdo a ser discutido, reforçando-o com exemplos. Também é interessante registrar na lousa as ideias apresentadas.

* Incentive a participação do grupo, dando oportunidade e encorajando todos a falar e a fazer sugestões.

* Mantenha o fio condutor, para que a conversa não sia do eixo principal. Procure olhar todos os participantes e controlar as conversas paralelas.

* Nas reuniões de pais, evite comentar problemas individuais e citar nomes de alunos. É menos embaraçoso - e mais eficiente- chamá-los para uma conversa em particular.

* O encontro deve durar apenas o tempo necessário, para que o grupo não perca o interesse.
Se for preciso, proponha uma pausa para que todos possam relaxar.

DEPOIS

* Faça um resumo do que foi decidido e envie para os participantes e para os que não puderam comparecer.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.