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A disgrafia é também chamada de letra feia.
Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar
recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo
inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também
uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não
são todos disgráficos que possuem disortografia.
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de
comprometimento intelectual.
Carcaterísticas:
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Lentidão na escrita.
- - Letra
ilegível.
- - Escrita desorganizada.
- -
Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito
leves.
- -
Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- -
Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes
ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda
da folha.
- -
Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas,
atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos
contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- -
Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita
alongada ou comprida.
- -
O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- -
Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
O disgráfico não apresenta características
isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Tipos:
Podemos encontrar dois tipos de
disgrafia:
- Disgrafia motora (discaligrafia): a criança
consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para
escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não
consegue fazer os movimentos para escrever
- Disgrafia perceptiva: não consegue fazer
relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as
palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está
associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.
Tratamento e orientações:
O tratamento requer uma estimulação
lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
Os pais e professores devem evitar repreender
a criança.
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que
conseguir realizar uma conquista.
Na avaliação escolar dar mais ênfase à
expressão oral.
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção
dos cadernos e provas.
Conscientizar o aluno de seu problema e
ajudá-lo de forma positiva.
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Até a 2ª série ( 3º ano) é comum que as crianças
façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas
ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas
ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja
atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A característica principal de um sujeito com
disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas
ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.
Caraterísticas:
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Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca,
chinelo/jinelo, porta/borta.
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- Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
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- Adições: ventitilador.
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- Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
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- Fragmentações: en saiar, a noitecer.
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- Inversões: pipoca/picoca.
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- Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
Orientações:
Estimular a memória visual através de quadros
com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
Não exigir que a criança escreva vinte vezes
a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
Não reprimir a criança e sim auxiliá-la
positivamente.
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Bibliografia:
JOSÉ, Elisabete da Assunção José & COELHO,
Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12ª edição, São Paulo:
Ática.
http://www.mps.com.br/InfoServ/renascer/neurologia.htm
http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html
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quarta-feira, 13 de março de 2013
DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA
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Que interessante! Não lembro de ter lido ou estudado sobre isto... Gostei de conhecer...
ResponderExcluirAbraço!
Parabéns amiga. Este video contém informações primordiais para todos(as) nós, especialmente quem está na área da educação.
ResponderExcluirMuito interessante! gostei muito de ler e conhecer.
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