Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 13 de março de 2013

DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA





 
Simaia Sampaio

O que é:
 
A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia.
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
 
Carcaterísticas:
 
-   - Lentidão na escrita.
-   - Letra ilegível.
-   - Escrita desorganizada.
-   - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
-   - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
-   - Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
-   - Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
-   - Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
-   - O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
-   - Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
 
O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
 
Tipos:
 
Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:
- Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever
- Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.
 
Tratamento e orientações:
 
O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.






Simaia Sampaio






       Até a 2ª série ( 3º ano) é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.
 
 
Caraterísticas:
 
-   - Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
-   - Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
-   - Adições: ventitilador.
-   - Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
-   - Fragmentações: en saiar, a noitecer.
-   - Inversões: pipoca/picoca.
-   - Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
 
Orientações:
 
Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.

Bibliografia:

JOSÉ, Elisabete da Assunção José & COELHO, Maria Teresa. Problemas de    Aprendizagem. 12ª edição, São Paulo: Ática.
http://www.mps.com.br/InfoServ/renascer/neurologia.htm
http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html




3 comentários:

  1. Que interessante! Não lembro de ter lido ou estudado sobre isto... Gostei de conhecer...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amiga. Este video contém informações primordiais para todos(as) nós, especialmente quem está na área da educação.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! gostei muito de ler e conhecer.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.