Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

domingo, 14 de abril de 2013

117º ANIVERSÁRIO DE ALFREDO VOLPI



Alfredo Volpi, um artista que nasceu na Itália na cidade de Lucca aos 14 de Abril de 1896, mas veio com os pais para o Brasil logo no ano seguinte. Volpi sempre foi uma pessoa criativa e desde pequeno gostava de misturar tintas para formar novas cores, quando jovem acabou trabalhando de pintor de frisos, florões e paredes de casarões paulistanos.









Aos dezesseis anos pintou sua primeira tela, uma aquarela, a partir de então iniciou uma jornada longa e virtuosa de criações únicas e características peculiares, que vieram a dar o reconhecimento a esse artista de grande criatividade.



Alfredo Volpi era autodidata na arte e exerceu várias atividades até se firmar naquilo que iria lhe consagrar, teve influência de vários artistas da época como o pintor Ernesto de Fiori que se tornou um grande amigo.
Volpi participou de algumas manifestações artísticas contra os modernistas de 1922 junto com artistas de renome como: Bonadei, Rebolo, Clóvis Graciano e Pennacchi, ganhou diversos prêmios entre eles o de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo, participou de Bienais famosas como a de Veneza e no Museu de Arte Moderna de São Paulo dois anos antes de sua morte que aconteceu quando ele estava já com 92 anos de vida.







Alfredo Volpi criou uma linguagem própria de pintura que foi evoluindo naturalmente, predominando em suas telas o colorido e o estilo marcante do abstrato geométrico, como as bandeirinhas coloridas, sendo esta a fase de sua maior contribuição para a arte moderna brasileira. Volpi após dominar a técnica da têmpera, nunca mais usou tintas industriais, ele fazia questão de fabricar as próprias tintas que eram feitas à base de verniz e  clara de ovo.
Alfredo Volpi veio a falecer em 28 de Maio de 1988 aos 92 anos.


FONTE:

www.pinturasemtela.com.br/




Um comentário:

  1. Legal! Até o GOOGLE hoje fez homenagem colocando as bandeirinhas na abertura da página. Um artista que, apesar de não ser brasileiro de nascença, contribuiu muito para a Arte brasileira.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.