Objetivo:
Fazer com que os alunos diferenciem uma vogal da outra, através de histórias e exercícios de fixação do conteúdo.
Fazer com que os alunos diferenciem uma vogal da outra, através de histórias e exercícios de fixação do conteúdo.
Recursos: varal, prendedor, aparelho de som, CD.
Técnicas: expositiva, dialogada, individual e dinâmica.
Bibliografia: Alfabetizando através da música.
Atividade Inicial:
Com o auxilio do varal, será contada a história das “Irmãzinhas”.
As irmãzinhas
Somos cinco irmãzinhas
Que se querem muito bem
A brincar sempre juntinhas
Sem fazer mal a niguém
Eu sou toda redondinha
Como a bola de assoprar
Mas eu uso no vestido
Uma cauda pra arrastar
Veja só se me pareço
Com um lacinho de enfiar
Se pareço, todos podem
O meu nome adivinhar.
Sou pequena e sou magrinha
Mas de mim niguém se esquece
Pois eu uso um pingo
Bem por cima da cabeça.
.
Eu também sou redondinha
Como a bola de assoprar
Mas eu tenho na cabeça
Um nozinho para o ar.
O trenzinho quando apita
Vem correndo me chamar
Vejam já quem é que pode
O meu nome adivinhar.
Agora todos querem
Nossos nomes aprender
basta bem devagarinho “A, E, I, O, U” dizer.
Desenvolvimento:
Serão distribuídas atividades de fixação do conteúdo.
Sugestões de atividades:
1º – Pinte as bolinhas que possuem a Letra A.
2° – Complete com aletra de cada palavra.
3° – Ligue as Vogais.
4° – Os Alunos recortarão palavras que iniciam com a Letra E.
Podem fazer com as outras Vogais.
5° – Colar Papel Crepom dentro das Vogais.
6º – Colar lã em volta das Vogais e colar papel crepom dentro das Vogais.
.
7° – Exercícios para contornar as Vogais.
9° – Os Alunos podem fazer um Álbum das Vogais.
10° – Animais que possuem a Letra E.
Atividade Final
Com o auxílio de uma caixa e de um rádio será realizada a brincadeira da caixa.
A educadora colocará uma música e passará para um aluno uma caixa que irá conter as vogais e algumas palavras.
O aluno que pegar a caixa terá que passar a caixa para outro colega e assim sucessivamente.
Quando a música parar, o aluno que estiver com a caixa terá que pegar um papel e responder a pergunta do professor.
Exemplo:
Que letra é essa?
Com que letra inicia essa palavra?
Crédito de algumas imagens:
FONTE:
http://educacao.ofimdavarzea.com/
Muito legal Isabel! Já salvei algumas dicas de atividades. No 1º ano este é um trabalho importante.
ResponderExcluirAbraço!