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quinta-feira, 4 de abril de 2013

CONSTRUINDO E RESGATANDO VALORES NA ESCOLA






Tema: Valores

PÚBLICO ALVO:
Alunos da Educação Infantil ao 9.º ano, professores, coordenação, direção, funcionários e família dos alunos da Escola 


JUSTIFICATIVA:

Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

REFERENCIAL TEÓRICO:

Na atualidade, tem-se observado que a escola e os pais têm deixado de lado o seu principal papel, no que diz respeito à educação, sabendo que esses são essenciais para formação do bom caráter do homem.
A palavra “caráter” tem sido definida de várias formas, por vários especialistas, filósofos, educadores, etc. caráter, em relação à educação, como sendo “unidade entre pensamento, palavra e ação”. Não pode haver dúvida, então, de que o
fim do processo educativo deve ser a “ integração do homem”. Este fato,
infelizmente, vem sendo ignorado pelos planejadores educacionais. O resultado “é o mundo a beira da total desintegração”.

OBJETIVO GERAL:

Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade. 
• Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
• Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. 
• Pesquisar atividades de voluntariado.
• Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
• Saber a história de sua vida e de sua família 
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade
• Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteia.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
• Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
• Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
• Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...). 
• Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas idéias e respeitando as idéias dos outros.
• Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
• Saber ouvir os outros em diferentes situações.
• Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
• Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
• Colaborar no planejamento e realização das atividades de grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
• Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.




PROCEDIMENTOS:

• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor. 
• Selecionar canções coerentes com as temáticas a serem trabalhadas. 
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Organizar reuniões periódicas com os pais, funcionários e professores com o intuito de elevar os valores trabalhados e por conseqüência levantar auto-estima do grupo.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão. 
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões.
A Seguir sugestão do cronograma para se trabalhar os valores universais:
Valores trabalhados no 1º  e  no 2º semestre:


FEVEREIRO                                                                                                                                                            

1ª quinzena – perdão                          
2ª quinzena – bondade                                           

 MARÇO                                                                                            

1ª quinzena – amor                              
2ª quinzena - fé                                       

ABRIL                                                     

1ª quinzena – respeito mútuo           

2ª quinzena – União                                                 


MAIO                                                            

1ª quinzena – tolerância                     
2ª quinzena – Dedicação                      

JUNHO                                                        

1ª quinzena – responsabilidade       
2ª quinzena - solidariedade              

AGOSTO

1ª quinzena – amor
2ª quinzena – amizade

SETEMBRO

1ª quinzena – diálogo
2ª quinzena – cooperação

OUTUBRO

1ª quinzena – Liberdade
2ª quinzena – Dedicação

NOVEMBRO

1ª quinzena – justiça
2ª quinzena – verdade

DEZEMBRO

1ª quinzena – honestidade
2ª quinzena – Paz


OBS: Você pode mudar as posições dos valores nas quinzenas





AVALIAÇÃO:

Que cada aluno consiga integrar-se no grupo, participando ativamente, trocando experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranqüila e convivendo adequadamente conforme as regras elaboradas pela da turma e os valores trabalhados em aula. Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade.





CULMINÂNCIA:

A culminância deverá acontecer mensalmente, ou seja, a cada dois valores trabalhados as turmas deverão apresentar resultados alcançados, seja através do comportamento em sala de aula, pátio e passeios programados pela escola, apresentações de músicas e teatro de textos trabalhados no pátio pra as outras turmas e ou em reuniões e fóruns programadas pelo gestor, coordenador e professores.

Ficando assim toda a equipe responsável pela execução do projeto observar juntos e premiar de forma simbólica os alunos de cada turma que mais entendeu e colocou em prática os valores trabalhados.


FONTE:

http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com/



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