Tema:
Valores
PÚBLICO
ALVO:
Alunos
da Educação Infantil ao 9.º ano, professores, coordenação, direção, funcionários
e família dos alunos da Escola
JUSTIFICATIVA:
Educar!
Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser
humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que
culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem
preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A
escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores
"adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial
refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo
educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos
alunos.
REFERENCIAL
TEÓRICO:
Na atualidade, tem-se observado que a escola e os pais têm deixado
de lado o seu principal papel, no que diz respeito à educação, sabendo que esses
são essenciais para formação do bom caráter do homem.
A
palavra “caráter” tem sido definida de várias formas, por vários especialistas,
filósofos, educadores, etc. caráter, em relação à educação, como sendo “unidade
entre pensamento, palavra e ação”. Não pode haver dúvida, então, de que o
fim
do processo educativo deve ser a “ integração do homem”. Este
fato,
infelizmente, vem sendo ignorado pelos planejadores educacionais. O
resultado “é o mundo a beira da total desintegração”.
OBJETIVO
GERAL:
Este
projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes,
como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais
tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de
coletividade.
• Ir além da doação de alimentos, mas entender que o
importante é ajudar o próximo.
• Colocar em discussão os valores e
sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
• Pesquisar atividades
de voluntariado.
• Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do
colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
• Saber a história
de sua vida e de sua família
• Identificar suas preferências em relação a
tudo que o cerca a sua realidade
• Estudar a família de cada criança a fim de
que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que
ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em
que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a
norteia.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades
para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
•
Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
• Reconhecer a
importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa
convivência.
• Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito,
colaboração...).
• Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes
situações, relatando suas idéias e respeitando as idéias dos outros.
•
Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e
coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
• Saber ouvir os
outros em diferentes situações.
• Resolver os conflitos sem brigar,
procurando controlar sua impulsividade.
• Atuar com mais autonomia nas
atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as
possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e
respeitosas.
• Colaborar no planejamento e realização das atividades de
grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com
os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
•
Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas com os
colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e
rechaçando qualquer tipo de discriminação.
PROCEDIMENTOS:
• Os valores a
serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor
deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser
ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que
mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
•
Selecionar canções coerentes com as temáticas a serem trabalhadas.
•
Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Organizar
reuniões periódicas com os pais, funcionários e professores com o intuito de
elevar os valores trabalhados e por conseqüência levantar auto-estima do
grupo.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o
valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas
reflexões.
A Seguir
sugestão do cronograma para se trabalhar os valores universais:
Valores
trabalhados no 1º e no 2º semestre:
FEVEREIRO
1ª quinzena – perdão
1ª quinzena – perdão
2ª
quinzena – bondade
MARÇO
1ª quinzena – amor
2ª
quinzena - fé
ABRIL
1ª quinzena – respeito mútuo
2ª quinzena – União
MAIO
1ª quinzena – tolerância
2ª
quinzena – Dedicação
JUNHO
1ª quinzena – responsabilidade
2ª
quinzena - solidariedade
AGOSTO
1ª quinzena – amor
2ª
quinzena – amizade
SETEMBRO
1ª quinzena – diálogo
2ª
quinzena – cooperação
OUTUBRO
1ª quinzena – Liberdade
2ª
quinzena – Dedicação
NOVEMBRO
1ª quinzena – justiça
2ª
quinzena – verdade
DEZEMBRO
1ª quinzena – honestidade
2ª
quinzena – Paz
OBS:
Você pode mudar as posições dos valores nas quinzenas
AVALIAÇÃO:
Que
cada aluno consiga integrar-se no grupo, participando ativamente, trocando
experiências, resolvendo situações de conflito de forma tranqüila e convivendo
adequadamente conforme as regras elaboradas pela da turma e os valores
trabalhados em aula. Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia
e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e
amabilidade.
CULMINÂNCIA:
A
culminância deverá acontecer mensalmente, ou seja, a cada dois valores
trabalhados as turmas deverão apresentar resultados alcançados, seja através do
comportamento em sala de aula, pátio e passeios programados pela escola,
apresentações de músicas e teatro de textos trabalhados no pátio pra as outras
turmas e ou em reuniões e fóruns programadas pelo gestor, coordenador e
professores.
Ficando assim toda a equipe responsável pela execução do projeto
observar juntos e premiar de forma simbólica os alunos de cada turma que mais
entendeu e colocou em prática os valores trabalhados.
FONTE:
http://100porcentoaprendizagem.blogspot.com/
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