Aos Pais e Educadores...
Nenhuma criança nasce
consumista. O consumismo torna-se um hábito mental maquinado, característica
mais visível da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a
nacionalidade, a crença ou o status social, nossa sociedade é altamente
consumista. Somos fortemente impactados por todos os meios de comunicação, em
especial a televisão e a internet, na intenção de nos tornarem cada vez mais
consumidores inconsequentes. As crianças não estão isentas desse mal e
consequentemente sofrem cada vez mais com os terríveis problemas relacionados ao
sobejo na hora de comprar ou adquirir algo: obesidade infantil, erotização
precoce, consumo precoce de tabaco, álcool e outras drogas, estresse familiar,
banalização da agressividade e violência, egoísmo, jactância, etc. Assim sendo,
o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse
geral.
Não tenho dúvida que para o
mercado a criança é uma poderosa máquina de consumo, pois consegue influenciar
os pais com seu “jeitinho” de pedir
as coisas. É o que está sendo chamado de “Kids Power” por pesquisadores e
profissionais da área. Segundo a Pesquisa “Hábitos
e Consumo das Crianças nos Shopping Centers”
da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), “quando as crianças estão em um Shopping
Center , elas fazem bem mais do que transformar os corredores,
lojas e escadas rolantes em um grande parque de diversões. Elas estão cada vez
mais poderosas, têm opinião formada e sabem muito bem o que procuram. Não é à
toa que quando entram em um shopping influenciam 50% das decisões de compra de
famílias das classes A e B”. Portanto, as crianças
tornaram-se alvo importante para o mercado, pois além do que já foi dito, elas
quando impactadas desde a infância tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio
hábito consumista que lhes é imposto.
Dessa forma, o consumismo
infantil acaba se tornando um problema que vai além da educação escolar e
doméstica. Crianças que aprendem a consumir desenvolvendo valores distorcidos
tornam-se um problema de ordem ética, econômica e social. Por isso, nós que
somos cristãos, pais ou não, devemos combater qualquer tipo de comunicação
mercadológica dirigida às crianças com o intuito do consumismo inconsequente. A
infância deve ser preservada em sua essência como o tempo indispensável e
fundamental para a formação do caráter.
A palavra de Deus diz:
“Ensina
a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se
desviará dele".
Provérbios 22:6.
Provérbios 22:6.
FONTE:
http://sgti-ipb.blogspot.com.br/
********
Este documentário apresenta uma reflexão sobre a questão do consumismo infantil e o quanto isto afeta o comportamento das crianças.
Não deixe de assistir!
É um assunto relevante, que merece atenção e preocupação. Gosto de observar famílias no comércio, seja no supermercado, loja ou shopping, pois a criança teima, chora... o pai ou mãe diz: pára de chorar senão nós vamos para casa agora... claro que ele não vai... compra para acabar com a choradeira e continuar sossegado. Dá vontade de interferir, mas são sementes semeadas e os frutos os próprios pais colherão... bem amargos...
ResponderExcluirAbraço!