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sexta-feira, 10 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA


Como Elaborar um Bom Plano de Aula



                                         Plano de aula para quê?
                Uma boa aula é aquela que foi pensada e preparada previamente. Os alunos percebem quando o professor pesquisou, estudou e foi atrás de novas dinâmicas para a aula.
Nos dias atuais, onde chamar a atenção do aluno para a sua aula está cada vez mais difícil, ter um plano de aula em mãos com atividades bem preparadas faz toda a diferença.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o plano de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
Apesar de sabermos da enorme importância do plano de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas e sem criatividade, o que é extremamente prejudicial no ambiente escolar, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada e descontextualizada.
Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os alunos e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

O que quero que meu aluno aprenda/ Objetivos:
Ao fazer o plano de aula, o professor deve fazer a seguinte pergunta mentalmente:
Ao final das atividades, meu aluno deve compreender?”
Não deve esquecer também de usar verbos no infinitivo para transcrever tais objetivos.

Procedimentos:
São as maneiras, recursos, estratégias e atividades utilizadas pelo professor para ministrar sua aula.
O material escolhido para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, deverá ser aquele que desperte interesse nas crianças, mas que,  principalmente,  esteja realizando o objetivo do plano.
É preciso elaborar maneiras de motivar as crianças a desenvolverem o exercício planejado a fim de, cumprir com o objetivo da aula para que,  se possa finalizar o trabalho.



Planejamento e Avaliação

De acordo com Luckesi (1992), “enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na verificação de como estamos construindo o nosso projeto”.
            O professor deve fazer uma auto-análise da aula, para saber se a atividade foi válida ou não, se conseguiu passar tudo o que gostaria, se a atividade não mudou de rumo ao longo do caminho ou ainda se os alunos realmente compreenderam o que foi proposto.
 



Bibliografia


LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiania, GO: Alternativa, 2004.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 11ª edição. São Paulo Cortez, 2001.
MENEGOLLA, Maximilliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 13. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.





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