Como Elaborar um Bom Plano de Aula
Plano
de aula para quê?
Uma boa aula é aquela que
foi pensada e preparada
previamente. Os alunos percebem quando o professor pesquisou,
estudou e foi atrás de novas dinâmicas para a aula.
Nos dias atuais, onde chamar a atenção do
aluno para a sua aula está cada vez mais difícil, ter um plano de aula em mãos com
atividades bem preparadas faz toda a diferença.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa
docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de
organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão
e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o
plano de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua
metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente
adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de
alterações.
Apesar de sabermos da enorme importância do
plano de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas e sem
criatividade, o que é extremamente prejudicial no ambiente escolar, pois muitas
vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada e
descontextualizada.
Portanto, o bom planejamento das aulas aliado
à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, jogos,
aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de
aulas satisfatórias em que os alunos e professores se sintam estimulados,
tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.
O que quero que meu aluno aprenda/ Objetivos:
Ao fazer o plano de aula, o professor deve
fazer a seguinte pergunta mentalmente:
“Ao final das atividades, meu aluno
deve compreender?”
Não deve esquecer também de usar verbos no infinitivo
para transcrever tais objetivos.
Procedimentos:
São
as maneiras, recursos, estratégias e atividades utilizadas pelo professor para
ministrar sua aula.
O
material escolhido para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, deverá
ser aquele que desperte interesse nas crianças, mas que,
principalmente, esteja realizando o objetivo do plano.
É
preciso elaborar maneiras de motivar as crianças a desenvolverem o
exercício planejado a fim de, cumprir com o objetivo da aula para que, se
possa finalizar o trabalho.
Planejamento
e Avaliação
De
acordo com Luckesi (1992), “enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos
o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na verificação de
como estamos construindo o nosso projeto”.
O
professor deve fazer uma auto-análise da aula, para saber se a atividade foi
válida ou não, se conseguiu passar tudo o que gostaria, se a atividade não
mudou de rumo ao longo do caminho ou ainda se os alunos realmente compreenderam
o que foi proposto.
Bibliografia
LIBÂNEO,
José Carlos. Organização
e Gestão da escola: teoria e prática. 5
ed. Goiania, GO: Alternativa, 2004.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições.
11ª edição. São Paulo Cortez, 2001.
MENEGOLLA,
Maximilliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?
Currículo – Área – Aula. 13. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
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