ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...
-
CADA ALUNO É ÚNICO E DIFERENTE. PARECERES IGUAIS
PRESSUPÕE ALUNOS IGUAIS;
O PARECER DESCRITIVO DEVE COMPLEMENTAR AQUILO QUE
FOI REGISTRADO NA PÁGINA DE HABILIDADES. PORTANTO, NÃO TRANSCREVA-AS;
- PRECISAMOS TER UM OLHAR INTER E TRANSDISCIPLINAR.
PORTANTO, VALE ABRANGER TODOS OS CAMPOS DO SABER QUE DE ALGUMA FORMA SE
SOBRESSAEM NO ALUNO. MAS NÃO DEIXE DE REGISTRAR ESPECIALMENTE, A LÍNGUA
PORTUGUESA E A MATEMÁTICA;
·
LEMBRE-SE QUE O PARECER DESCRITIVO É UM DOCUMENTO
QUE SERÁ UTILIZADO NA CONFECÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ALUNO. PORTANTO,
CUIDADO COM AS EXPRESSÕES PEJORATIVAS, JULGAMENTOS OU AMBIGÜIDADES;
·
PRINCIPALMENTE PARA OS ALUNOS DO CICLO I DE
APRENDIZAGEM, REGISTRAR O NÍVEL DE ESCRITA.
DESAFIOS
DO PROFESSOR
·
PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ALUNOS E EM CADA ALUNO;
·
REUNIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O
ALUNO, TANTO NO CONTEXTO INDIVIDUAL QUANTO NAS SUAS RELAÇÕES COM O MEIO;
·
CONSIDERAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;
·
PRIORIZAR AS PRODUÇÕES;
·
EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO
OS ASPECTOS SOCIAIS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;
·
PRIORIZAR OS ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS;
·
VINCULAR O PARECER À PROPOSTA PEDAGÓGICA, AOS PLANOS
DE ESTUDO E AOS PLANOS DE TRABALHO;
·
INDICAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS
DIFICULDADES;
·
APONTAR A PARTICIPAÇÃO, A INTERAÇÃO, A COLABORAÇÃO;
·
REFLETIR PROFUNDAMENTE SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA;
·
DESPIR-SE DE CONCEPÇÕES SÓCIO-AFETIVAS E EMOCIONAIS
SEM DESUMANIZAR-SE.
“A ESCRITA – REPRESENTAÇÃO DA FALA, RE-APRESENTA O
QUE NOSSA CONSCIÊNCIA PEDAGÓGICA SE DEFLAGRA”. (FREIRE,
M. 1989, P.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
·
REGISTROS DE AVALIAÇÃO EXIGEM EXERCÍCIO DO
PROFESSOR:
·
DE PRESTAR ATENÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS
(ORAIS E ESCRITAS);
·
DE DESCREVER E REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE TAIS
MANIFESTAÇÕES;
·
DE PARTIR PARA AÇÕES OU ENCAMINHAMENTOS AO INVÉS DE
PERMANECER NAS CONSTATAÇÕES.
O QUE NÃO
DEVEMOS FAZER?
·
LISTAR APENAS ALGUMAS HABILIDADES ALEATORIAMENTE SEM
UMA CONEXÃO;
·
ENFATIZAR APENAS AS HABILIDADES QUE O ALUNO AINDA
NÃO ADQUIRIU, APARENTANDO MUITAS VEZES, QUE O “PROBLEMA” É IRREVERSÍVEL.
EX. “O ALUNO NÃO CONHECE”, “NÃO SABE”, “NÃO
REALIZA”, ETC...
SUGESTÃO: SUBSTITUIR POR “AINDA
NÃO CONHECE” OU “PRECISA DESENVOLVER” OU “SERÁ NECESSÁRIO
TRABALHAR”
O QUE FAZER?
·
ABORDAR QUESTÕES COGNITIVAS QUE REVELAM A OBSERVAÇÃO
OU COMPREENSÃO DO ALUNO EM SEUS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO;
·
ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO ALUNO SE DESENVOLVER,
DE IR ALÉM NAQUELA HABILIDADE AINDA NÃO ADQUIRIDA;
·
DESCREVER O DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO DE CADA CRIANÇA
DESTACANDO SEUS AVANÇOS E CONQUISTAS;
·
EXPOR AS NECESSIDADES E INTERVENÇÕES A SEREM FEITAS
DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
O QUE PRECISAMOS SABER?
·
QUE HABILIDADES E CONHECIMENTOS FORAM TRABALHADOS
COM O ALUNO?
·
QUAIS OS AVANÇOS QUE O MESMO VEM DEMONSTRANDO NESTAS
ÁREAS?
·
APRESENTA ALGUMA ÁREA A SER MELHOR DESENVOLVIDA?
·
QUE SUGESTÕES VOCÊ OFERECE NESTE SENTIDO?
·
ATIVIDADE? JOGOS? LEITURAS? QUE TRABALHOS VOCÊ VEM
REALIZANDO JUNTO AOS ALUNOS?
·
COMO O ALUNO SE REFERE AO SEU DESENVOLVIMENTO NESTE
PERÍODO?
REDIGINDO
O PARECER...
·
LEVAR EM CONTA OS DESTINATÁRIOS;
·
UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA
E ADEQUADA AO PÚBLICO;
·
CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;
·
OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;
·
NOMEAR OS PARECES;
·
EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;
·
UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;
UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;
·
CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;
·
OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;
·
EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;
·
UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;
·
EVITAR CONTRADIÇÕES
·
EVITAR COMPARAÇÕES;
·
EVITAR CONTRADIÇÕES
·
EVITAR COMPARAÇÕES;
·
SER COERENTE;
COMO INICIAR UM PARECER:
·
“PERCEBE-SE O PROGRESSO DE... DURANTE ESTE TRIMESTRE
EM...”
·
“COM BASE NOS OBJETIVOS TRABALHADOS NO TRIMESTRE,
FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ALUNO...”
·
“OBSERVANDO O DESEMPENHO DA ALUNA..., FOI CONSTATADO
QUE NESTE TRIMESTRE...”
·
“COM BASE NAS AVALIAÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL
CONSTATAR QUE A ALUNA... IDENTIFICA...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
·
“DEMONSTRA UM ÓTIMO/BOM APROVEITAMENTO NA AQUISIÇÃO
DA LEITURA E ESCRITA.”
·
“LÊ COM FLUÊNCIA DIFERENTES TEXTOS, FAZENDO CONEXÕES
COM A REALIDADE.”
·
“LÊ E INTERPRETA OS TEXTOS TRABALHADOS EM AULA SEM
MAIORES DIFICULDADES.”
·
“ESCREVE, ORDENA E AMPLIA FRASES, FORMANDO TEXTOS
COERENTES E LÓGICOS.”
ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
·
"DEMONSTRA RESPEITO PELOS COLEGAS E
PROFESSORES";
·
"COLABORA NAS ATIVIDADES COLETIVAS, ATUANDO EM
GRUPO";
·
"ACEITA SUGESTÕES DA PROFESSORA E DOS
COLEGAS";
·
"CONTRIBUI PARA A INTEGRAÇÃO E O CRESCIMENTO DO
GRUPO".
SUGESTÃO PARA RELATÓRIO INDIVIDUAL
CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES EM SALA DE
AULA:
O ALUNO É PARTICIPATIVO.
O ALUNO É PARTICIPATIVO, MAS SE EMPOLGA DEMAIS O QUE ÀS VEZES ATRAPALHA.
O ALUNO PARTICIPA SOMENTE QUANDO É SOLICITADO.
O ALUNO NÃO PARTICIPA DA AULA. DEMONSTRA APATIA.
O ALUNO É DISTRAÍDO, CONVERSA E AINDA ATRAPALHA OS DEMAIS.
QUANTO À CORREÇÃO:
O ALUNO NÃO CONSEGUE CORRIGIR OS ERROS SOZINHO, NECESSITA QUE O PROFESSOR LHE
ORIENTE DURANTE A CORREÇÃO, SEJA ELA NO CADERNO OU NA APOSTILA, POIS SE DISTRAI
COM MUITA FACILIDADE.
O ALUNO É EXCELENTE. CONSEGUE IDENTIFICAR E CORRIGIR SEUS ERROS SEM AUXÍLIO DO
PROFESSOR, SEJAM ELES NO CADERNO OU NA APOSTILA.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, POIS APRESENTA DEFICIÊNCIA VISUAL.
O ALUNO NÃO CORRIGE CERTO DA LOUSA, DEVIDO À FALTA DE ATENÇÃO.
QUANTO AO RELACIONAMENTO DO ALUNO COM OS COLEGAS:
RELACIONA-SE BEM COM TODOS OS COLEGAS.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, GOSTA DE SE ISOLAR.
NÃO RELACIONA-SE BEM COM OS COLEGAS, É AGRESSIVO.
GOSTA DE REALIZAR TRABALHOS EM GRUPO.
DEMONSTRA RESISTÊNCIA EM FAZER TRABALHOS EM EQUIPE.
QUANTO À CALIGRAFIA E DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE
AULA:
O ALUNO É EXCELENTE, TEM A LETRA LINDA, É CAPRICHOSO E NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO É EXCELENTE , MAS POR QUERER SER O PRIMEIRO DA CLASSE A TERMINAR, ACABA
DEIXANDO A DESEJAR NO CAPRICHO E NA LETRA.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA BOA, PORÉM COM MUITOS ERROS.
O ALUNO TEM UMA CALIGRAFIA RUIM, MAS NÃO APRESENTA ERROS.
O ALUNO TEM UMA LETRA MUITO BONITA E SEM ERROS, MAS DEMORA MUITO PARA COPIAR.
O ALUNO PRECISA FAZER CALIGRAFIA (CADERNO).
O ALUNO NÃO PRECISA FAZER CALIGRAFIA.
QUANTO À DISCIPLINA:
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE TANTO EM SALA DE AULA , COMO NA FILA.
O ALUNO APRESENTA COMPORTAMENTO EXCELENTE EM SALA, PORÉM NA FILA, DEIXA A
DESEJAR.
O ALUNO CONVERSA , PORÉM ACATA ÀS REGRAS DA SALA. UMA CHAMADA DE ATENÇÃO É
SUFICIENTE.
O ALUNO É INDISCIPLINADO, CABENDO AO PROFESSOR CHAMAR-LHE A ATENÇÃO EM MUITOS
MOMENTOS.
QUANTO AO REFORÇO:
O ALUNO NÃO NECESSITA DE REFORÇO PARALELO.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO E COMPARECE A TODOS.
O ALUNO NECESSITA DE REFORÇO, MAS NÃO COMPARECE DEVIDO À RESISTÊNCIA DOS PAIS
OU DO PRÓPRIO ALUNO.
O ALUNO COMPARECE AOS REFORÇOS, MAS APRESENTA RESISTÊNCIA EM REALIZAR AS
ATIVIDADES PROPOSTAS (PEDE PARA IR AO BANHEIRO; BEBER ÁGUA, DISTRAI-SE COM
FACILIDADE, CONVERSA, BRINCA).
QUANTO AO MATERIAL USADO EM SALA E LIÇÃO DE CASA:
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA COM CAPRICHO.
O ALUNO REALIZA A LIÇÃO DE CASA SEM CAPRICHO.
O ALUNO NÃO REALIZA A LIÇÃO DE CASA.
O ALUNO TRAZ TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS.
O ALUNO ESQUECE O MATERIAL ESCOLAR.
QUANTO À LEITURA:
O ALUNO LÊ COM FLUÊNCIA E ENTONAÇÃO ADEQUADOS.
O ALUNO LÊ, MAS NÃO RESPEITA OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
O ALUNO TEM DIFICULDADE NA LEITURA DAS PALAVRAS.
O ALUNO NÃO LÊ.
QUANTO AO USO DE ÓCULOS:
O ALUNO NÃO USA ÓCULOS.
O ALUNO USA ÓCULOS NORMALMENTE.
O ALUNO MOSTRA RESISTÊNCIA EM USAR O ÓCULOS, DESTA FORMA A PROFESSORA TEM QUE
SOLICITAR CONSTANTEMENTE QUE O MESMO FAÇA USO CORRETO.
EM RELAÇÃO À ASSIDUIDADE DO ALUNO:
FALTA MUITO E AS MESMAS O ESTÃO PREJUDICANDO NO APRENDIZADO.
O ALUNO NÃO FALTA, EXCETO SE FOR EXTRITAMENTE NECESSÁRIO.
O ALUNO NÃO DEVERÁ FALTAR, ESTÁ COM EXCESSO DE FALTAS.
O ALUNO NÃO CONSEGUE COLOCAR O CONTEÚDO DE SALA DE AULA EM ORDEM DEVIDO AS
NÚMERO DE FALTAS.
EM RELAÇÃO A SEUS MATERIAIS:
ORGANIZA COM AJUDA DAS PROFESSORAS E INSPETORA.
ORGANIZA COM TOTAL INDEPENDÊNCIA.
NÃO CONSEGUE SE ORGANIZAR.
ESQUECE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
PERDE FREQUENTEMENTE MATERIAIS NA SALA.
EM RELAÇÃO AOS RESPONSÁVEIS:
- “NECESSITAM” DE ATENÇÃO ESPECIAIS.
- SÃO PARTICIPATIVOS.
- SÃO CRITERIOSOS, INDAGAM BASTANTE E ACOMPANHAM O DESENVOLVIMENTO DO FILHO.
- GERALMENTE NÃO ACOMPANHAM AS LIÇÕES/ESTUDO DO FILHO, PORÉM PARTICIPAM DAS
ATIVIDADES.
- NÃO SÃO PARTICIPATIVOS E POUCO COMPARECEM ÀS ATIVIDADES.
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