Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

.... E LÁ VEM HISTÓRIA....

Elementos Mágicos...tapetes de contar histórias, a história da mala, avental, fantoches, sucatoches e muito+

O que são elementos mágicos????
Bem , chamo de elementos mágicos tudo aquilo que transporta, de forma lúdica, o ouvinte para o mundo da fantasia, o mundo da história.
O adulto precisa de poucos elementos, assim o contador de histórias raramente usa apetrechos, no máximo um chapéu, um instrumento musical, uma roupa específica ou um lenço. O que prende o adulto é, basicamente a voz do contador, também se rebuscamentos. Contar histórias para adultos requer simplicidade.

Para a criança é diferente. Com definiu, Denise C. Weston e Mark S. Weston, um casal de terapeutas americanos, a criança pertence a "fase do brincar" e tudo que for ensinado ou transmitido por esse meio será melhor assimilado. Piaget, definiu as várias fases pela qual a criança se desenvolve e aqui daremos enfase no concreto.
Portanto, os elementos mágicos são essenciais na hora do conto, pois, criam uma linha invisível entre a história e a criança. É algo concreto que ela também pode pegar, pode recontar, exprimir seus desejos, sentimentos, medos, falas, novas versões, afinal, "o elemento mágico" é real, é algo que ela pode papável, um brinquedo, um objeto lúdico que pode ser manipulado que a trasporta para o mundo da imaginação e lá pode emprestar sua personalidade, suas angustias, sua criatividade, sua voz e sua imaginação.
Deve-se levar em conta outro ponto relevante, o educador, ou melhor "o contador". Muitas vezes a pessoa que conta histórias se sente insegura com dificuldades em contar histórias, já que o contador se expõe inteiramente diante do público.

O "elemento mágico"é um importante subsidio, que lhe confere um poder mágico, pois a atenção sempre se volta para o elemento que inevitavelmente atrai os olhos das crianças, que hipnotizadas e absorvidas, nem notam a presença da pessoa, mas apenas a do personagem.

E quais são os elementos mágicos???????
São vários, pode ser fantoches, brinquedos, objetos, tapetes, chapéus, comida, qualquer coisa que faça ligação com a história.


Veja algumas idéias e crie a suas...

Como por exemplo uma mala misteriosa que contém um objeto mágico e um livro. O suspense, a surpresa, são elementos fortes, afinal o que tem na mala???? Que mistério!!!!!
E que tal uma caixa com vários objetos, que a medida que vão saindo da caixa vão se incorporando a história. É uma surpresa, é uma mistério, afinal você não têm controle, é uma história "viva" e toda vez que conta-la uma nova história vai surgir...
Chapéu de cozinheira para cozinhar histórias...é uma delícia!


Painel de fantoches para a biblioteca é um excelente material, pois enfeita o ambiente e convida para a história.



Uma casinha de fantoches agrada muito a garotada.






Uma história na luva, dá para fazer um punhado.





Máscaras e chapéus, tenha vários!






Olha que ideia legal! Um fantochão feito de garrafas de PET, retalhos e papel maché.







Dedoches são pera diversão e você pode ter um montão.










Fantoches de mão são fáceis de fazer... pegue os moldes e faça aos montes.






Histórias com painéis com participação das crianças é o máximo.











"A centopeia e seus sapatinhos" contada com colheres e massinha.











Bonecos e mais bonecos. As crianças adoram passar o dia em companhia dessas criaturinhas tão amáveis.












Dona BRUXA, ora fada...












ora bruxa!




E que tal um avental com deliciosas histórias???






Um tapete para contar???? Senta que lá vem a história!



AH!! Esses sucatoches são d+ !

Olha que ideia legal e ecológica...
com embalagens de amaciante de roupas, retalhos de EVA, cordão, sobras de mola, lã e o que mais a sua imaginação quiser dá para fazer bonecos fantoches. Fantoches? Sim estes bonecos mexem a boca e você dá vida a uma história. O mais legal é que as crianças podem ouvir a sua história e com os bonecos podem criar + 1000 histórias....
Contar histórias é pura diversão.
Criar bonecos, fantoches, chapéus...para contar as histórias é + ainda!

Os "elementos mágicos" são valiosos auxiliares na ação pedagógica, pois desenvolvem múltiplos aspectos educacionais, relativos aos sentimentos e a comunicação. Para a criança, os elementos, de início, são brinquedos, objetos que pode ser explorado de várias formas e a mádida que se desenvolve percebe espontaneamente que pode dar vida: sentimento e personalidade.
Pode ir mais além, experimentando suas experiências de vida, testando suas expectativas sobre “o certo” e “o errado” a partir de outras perspectivas, ora como ‘narrador’, ora como ‘vilão’, ora como ‘mocinho’.
Ah! contar e brincar assim e bom d+!


FONTE:

http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com











5 comentários:

  1. Oi Isabel
    Todo contador de história traz impregnado na alma o dom de poetisar. Ele faz do elemento mágico tua espada de encantar. Um texto maravilhoso e muito instrutivo além de belas dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dicas maravilhosas! Algumas já conhecia, mas outras são novidades que já guardei... obrigada por compartilhar...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que postagem mais perfeita amiga Isabel,muito lindos todos esses trabalhos. O mundo da fantasia realmente é muito bonito. Muitos beijinhos e até breve,fica bem,espero que sejas feliz.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de comprar a mala de contação de historias, quanto?
    professorasilva20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Tudo muito Lindo!!😍MARAVILHOSO TRABALHO!!🥰 Como faço caso queira comprar?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.