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domingo, 24 de novembro de 2013

PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE O MEIO AMBIENTE


Todo professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental sabe que é necessário preparar seus alunos não só academicamente, mas também para que sejam cidadãos responsáveis pelo ambiente em que vivem. Dessa forma, é bastante comum que as escolas desenvolvam um projeto pedagógico de meio ambiente no qual são estimulados valores que garantirão os recursos naturais para a manutenção da vida na Terra. Assim, trago neste artigo um projeto completo e dicas que podem ser desenvolvidos facilmente nas escolas. Além disso, há alguns links para textos sobre Meio Ambiente e uma série de imagens sobre Meio Ambiente para serem usadas em sala de aula como exemplos ou como desenhos para colorir Meio Ambiente e sugestões de cursos online de Meio Ambiente e de especialização em Meio Ambiente.
Projetos escolares sobre meio ambiente
Este primeiro projeto foi disponibilizado num grupo de trocas de materiais de Educação Infantil. Pesquisando um pouco mais, descobri que é do site Por Amar a Vida. Visite o site, pois há bastante material legal para apoio do professor. Vamos ao primeiro projeto projeto:

Projeto interdisciplinar sobre Meio Ambiente

Justificativa
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.
Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.
Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.
O conceito de Educação Ambiental passou por várias etapas durante o aprimoramento das idéias que surgiam a partir das discussões a cada reunião e com a realidade sócio-econômica mundial, estabelecendo-se, após a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92), que:
Tendo em vista que a Educação Ambiental estava sendo proposta como uma ferramenta para a formação de sociedades ambientalmente responsáveis, Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda, a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão) em todas as suas formas”.
Deste modo, torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.
Objetivos gerais:
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos:
  • Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
  • Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
  • Incorporar a rotina da coleta seletiva.
  • Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente
  • Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos.
  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum.
  • Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem
Objetivos específicos por eixos temáticos
Linguagem oral e escrita
  • Pesquisar em livros e revistas;
  • Participar de variadas situações de comunicação oral;
  • Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências;
  • Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc;
Linguagem Matemática
  • Seqüenciar fatos;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
  • Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
  • Reconhecer cores e formas;
Ciências Sociais
  • Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
  • Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
  • Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
Ciências Naturais
  • Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
  • Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
Artes
  • Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
  • Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
  • Manipular materiais diversos para colagens;
  • Iniciar recortes livres com tesoura;
  • Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Movimento
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc…, Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
  • Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc…, para o uso de objetos diversos;
Conteúdo
  • Cores, Números e Quantidade
  • O que é lixo? A coleta de lixo na nossa cidade, Onde os lixos são despejados, Os perigos dos lixos acumulados
  • Higiene pessoal e do meio
  • Dengue
  • Reciclagem
Os conteúdos serão trabalhados através de:
  • Interpretações oral, escrita e através de desenhos
  • Atividades orais e escritas;
  • Brincadeiras e Jogos (Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo)
  • Músicas e Danças;
  • Pinturas, Dobraduras e Recortes;
  • Confecção de livros coletivos e Painéis;
  • Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
  • Ler histórias ou filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza.
  • Releituras de livros infantis e quadros
Recursos
  • Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura).
  • pesquisas impressas, revistas e panfletos;
  • Barbantes, Palitos ( churrasco, picolé);
  • Sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc).
  • Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida,
  • lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, gliter, lantejoulas, fetilhos. régua,
  • Tinta guache, pincel,
  • E.V.A.
  • fita adesiva transparente, fita colorida.
  • Livros infantis
  • TV, aparelho de DVD, filme
Metodologia
Os procedimentos serão divididos em 5 etapas.
1ª Etapa
  • Apresentação do tema aos alunos. Conversa dirigida a respeito do tema: interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; a situação atual deste meio;
  • Apresentação de vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
  • Explicação sobre a importância de Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
2ª Etapa
  • Aula Passeio: Proporcionar a turma um passeio onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
  • Análise da realidade ambiental na comunidade
  • Apresentar as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas.
  • Campanha contra a Dengue, um dos problemas com o acumulo de lixo,(com cartazes e informativos). E palestra de um agente de Saúde
3ª Etapa
  • Reciclagem – explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita.
  • Montar latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo
  • Apresentar os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro
4ª Etapa
  • Iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população
  • Confeccionar painéis;
  • Confeccionar brinquedos e utilitários com materiais recicláveis
5º Etapa
  • Preparação para a exposição dos trabalhos
Culminância
  • Visita de um agente de saúde para palestrar sobre a dengue.
  • Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.
  • Exposição dos trabalhos que representam as diferentes etapas da execução do projeto.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
Referências bibliográficas para o Projeto Meio Ambiente
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.

FONTE:
www.guiaedicas.com


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