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sábado, 18 de janeiro de 2014

DIFICULDADE EM APRENDER MATEMÁTICA



A Matemática é considerada uma das disciplinas que ocasiona o maior índice de alunos em recuperação e está presente assiduamente nas reprovações. Inúmeros estudos revelam que a problemática relaciona-se a fatores ligados ao ensino prazeroso da Matemática, por meio da introdução de jogos pedagógicos e utilização de programas computacionais nas aulas de geometria e trigonometria. Essas medidas têm contribuído na desmistificação de que a Matemática é um bicho de sete cabeças, impossível de se aprender. A reformulação do ensino da matemática propôs uma série de situações didáticas e novas metodologias na relação ensino-aprendizagem. O surgimento de novos processos educacionais criou um leque de opções, dando liberdade ao professor para mudar sua linha educacional embasado em novas teorias, certificadas e comprovadas. 


Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita. 



Problemas auditivos 
O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos. Procure relacionar em seu planejamento, aulas orais e exercícios ditados calmamente. Essa estratégia permite que você visualize aquele aluno que está com um possível problema auditivo. 



Problemas relacionados à leitura 
A ocorrência de falhas no processo de leitura provoca uma interpretação de má qualidade, prejudicando o raciocínio na resolução de situações-problemas. Alguns alunos apresentam problemas em realizar uma leitura dinâmica, mas quando uma pessoa lê o problema em voz alta, eles conseguem raciocinar e buscar soluções adequadas. 



Problemas visuais 
Os problemas de acuidade visual são comuns na infância, e quando não identificados, podem prejudicar de forma concreta o rendimento escolar. Caso verifique a ocorrência de algum aluno com dificuldade de visualização, procure situar este estudante mais próximo do quadro. Persistindo o problema, procure a coordenação e comunique o fato, a qual informará aos pais sobre uma possível deficiência visual, que pode ser verificada em uma simples consulta ao oftalmologista. Problemas como estes são resolvidos com uma lente corretiva ou o uso de óculos. 



Problemas relacionados à escrita 
A disgrafia é um problema ligado à linguagem escrita. Crianças portadoras do mesmo, possuem dificuldade na escrita de letras e números. Dessa forma, a própria criança fica impossibilitada de ler o que escreveu, gerando assim, um baixo rendimento escolar. Caso note que um aluno possui lentidão ao escrever, textos desorganizados, letra ilegível, traços irregulares e espaçamento entre as linhas desordenados, pode ser um sinal de disgrafia. Da mesma forma, procure repassar o problema à coordenação que buscará soluções adequadas e eficientes para solucionar a situação. 



Procure conhecer sua sala de aula postulando casos isolados e identificando problemas logo no início. Nunca exponha um problema individual referente a algum aluno, de maneira coletiva. Essa situação pode ocasionar problemas graves voltados para o meio comportamental, procure trabalhar em parceria com a coordenadora pedagógica de sua escola, pois ela possui procedimentos adequados para conduzir a situação frente aos pais ou responsáveis e aos próprios colegas.


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola



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