Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO...E POR QUE NÃO?

Após fazer um curso sobre Alfabetização usando Histórias em Quadrinhos, resolvi por em prática o que aprendi. 
Espero que gostem!
Delair.

- Você vai precisar de revistinhas em quadrinhos para os alunos observarem os itens que se seguirão.
- Xerox de desenhos variados, de personagens conhecidos ou não.
- Dar liberdade para o aluno criar seus próprios personagens.

O QUE ENCONTRAMOS NUMA HQ ?

* Primeiramente, perguntei aos alunos o que eles viam numa HQ. Após várias respostas, apresentei a folha abaixo explicando alguns itens encontrados nessas revistas.


* Os alunos foram recortando cada item, colando no caderno e escrevendo o conceito de cada um. No quadro fui anotando e orientando como eles fariam em seus cadernos.



* Logo após essa etapa, lemos algumas histórias em quadrinhos com um olhar mais observador a fim de localizarmos todos os itens aprendidos.
* Partimos para a prática: a construção de HQ's.

Vamos aos itens: (Durante o curso, cada grupo selecionou e recortou, de HQ's, os itens estudados.)

a) LINGUAGEM VERBAL: existe diálogo entre os personagens.

b) LINGUAGEM NÃO-VERBAL: não há diálogo em alguns quadros.

c) QUADROS E VINHETAS: Quadros: a formatação da HQ é, na maioria das vezes, em quadros. Vinhetas: também vemos títulos estilizados (enfeitados).


d) LEGENDAS: escrita que dá dicas sobre a história. Ela narra parte da história. Exemplo: "Enquanto isso..." ou "No dia seguinte..."


e) BALÕES: local onde se escreve os diálogos dos personagens.


f) METÁFORAS VISUAIS: são símbolos que representam vários significados na cena.


g) ONOMATOPEIAS: é a escrita de vários sons.


h) TEMPO E LUGAR: Tempo: é observado pelos desenhos na HQ. Pode ser ensolarado, chuvoso, nublado... Lugar: observamos se a história se passa na cidade, fazenda, floresta, parque, dentro de algum local como cinema, teatro, ônibus, lanchonete, escola, etc.

i) PERSONAGENS: são os atores da história. Exemplo: Relâmpago Mcqueen, Cebolinha, Homem Aranha, Bidu, Magali...

j) FIGURAS CINÉTICAS: desenho representando algum objeto em movimento.


k) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS dos personagens: Exemplo: o Cebolinha não fala a letra "r" e gosta de perseguir a Mônica; a Magali é gordinha; Cascão não gosta de tomar banho e é amigo do Cebolinha ...


l) A IMPORTÂNCIA DO "FIM": é necessário colocar o termos no final das HQ's para que se entenda que a história acabou.

m) Importante também: colorir a HQ, embora usemos muitos xerox, em sala de aula, para alfabetizar.

** Depois que os alunos colaram e escreveram em seus cadernos o significado de cada item, lemos e observamos nas histórias em quadrinhos cada um deles.

**Sugestão de xerox para construção de histórias em quadrinho: (Naturalmente poderá ser de outros personagens.)


** Nesse momento o professor poderá sugerir um tema para a turma ou deixar livre para que seus alunos inventem sua própria história. Escolhi deixá-los livres.

* É importante que o aluno saiba que não é necessário usar todos os itens em sua HQ. Só se usa o que for necessário.


No caso de se fazer uma exposição, a sugestão é confeccionar cartazes, convites, lembrancinhas, uma bela decoração do local onde se fará o encontro.

- Um convite especial para a direção da escola.


- Um cartaz bem grande para colar no pátio da escola, na padaria, ou outro estabelecimento de grande circulação.


Cartão de agradecimento para os visitantes da exposição.


Decoração: cartazes avulsos para pregar em volta dos trabalhos dos alunos contendo: personagens, legendas, quadrinhos  e outros itens de uma HQ.
- Os alunos poderão se caracterizar como os personagens de suas HQ's durante a exposição.
- Eles também poderão explicar os itens em seus desenhos.
Dramatizações sobre suas HQ's também poderão acontecer durante a exposição.

**Teoricamente falando, trabalhamos, através da HQ, várias "capacidades e habilidades" que ajudam na alfabetização, nos Eixos específicos propostos pelo Sistema de Ensino de nossa região. 

Se você se interessar, clique nesse link para ver as Proposições da Rede Municipal de Belo Horizonte e encontrará essas capacidades, no caso (Língua Portuguesa) a serem desenvolvidas pelos alunos:



Enfim, é possível alfabetizar com Histórias em Quadrinhos!

FONTE: 
http://educarparaavideducadoras.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.