Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

FAZENDO UMA HORTA COM AS CRIANÇAS...



Objetivos:
Criar uma horta e cuidar dela. 
Observar o desenvolvimento de um ser vivo. 
Valorizar o meio ambiente.

Ano
Creche. 

Tempo estimado 
Depende do que será plantado. 

Material necessário 
Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco. 

Desenvolvimento
Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra. 

1ª ETAPA 
Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água. 

2ª ETAPA 
Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida. 

3ª ETAPA 
Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa etapa com as outras. 

4ª ETAPA 
A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar. 

5ª ETAPA 
Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas. 

6ª ETAPA 
Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas. 

Produto final 
Horta. 

Avaliação 
Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta. 

Consultoria 
Rosângela Veliago, assessora de Educação Infantil em São Paulo; Marlúcia Dias Mendes, diretora, e Camila de Mattos Afonso, professora, ambas da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ.




FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.