Alunos da Educação Infantil ciclo II
PÚBLICO ALVO:
JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situaçõesproblema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
· Estrutura textual (narrativa);
· Temporalidade;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
· Descrição de cenários e personagens;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
· Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
· Listar oralmente as histórias preferidas;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar um novo final, diferente do original;
· Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
· Expressões faciais;
· Criatividade;
· Vocabulário;
· Narração;
· Movimentos espontâneos e programados;
· Postura e encenação;
· Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
computadores
data show
impressora
aparelho de som
microfone
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis.
RECURSOS HUMANOS:
· Estarão envolvidas neste projeto todas as professoras da unidade escolar.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo sequências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com sequências conhecidas, tendo o professor como escriba;
· Criação de novos finais para os contos;
· Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
· Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
· Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia-a-dia;
· Apreciação da leitura feita pelo outro;
· Ampliação da linguagem oral.
PRODUTO FINAL:
- Gravações em fitas de vídeo/DVD (para que fiquem todas as imagens registradas);
FONTE: http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br/2012/03/projeto-contos-de-fadas-educacao.html
Muito bom seu blog. Parabéns. Grata Mara
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir