Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

sábado, 11 de abril de 2015

Orientação para Professores em Projetos na Educação Infantil


               

                
Justificativa:

Para que sejam realizados projetos educativos nas escolas, precisamos estabelecer um diálogo constante, entre professores, coordenadores e diretores, para que dessa forma, possamos estimular os cada vez mais os educandos a serem ainda mais comprometidos, capazes de desenvolver situações específicas aos cuidados com cada faixa etária, pois é sabido, que para desenvolver um projeto, é essencial a participação ativa das crianças, sendo um educador compreensivo, equilibrado, que os valorize, capaz de ouvi-los e tratá-los de forma individual, transmitindo assim segurança e confiança, deixando os alunos, dessa forma, expressar seus sentimentos, suas ideias, estabelecendo assim vínculos afetivos, aguçando suas curiosidades, ou seja, se colocando próximo a eles, sem ter uma atitude como daquele professor que se apega a uma posição superior, mas que acredita sobre tudo nas suas capacidades, tendo assim empatia e respeito pelos os mesmos, estimulando cada vez mais o desejo de aprender de uma forma alegre, espontânea e acima de tudo significativa, contribuindo dessa forma para a formação de cidadãos mais críticos, autônomos, responsáveis e participativos da sociedade.O papel básico do Orientador educacional será o de auxiliar o educando a tornar-se consciente, autônomo e atuante nessa tarefa, auxiliando também o aluno, na identificação de seu processo de consciência, dos fatores sócio-econômico politico-ideológico que o permeiam e dos mecanismos que lhe possibilitem superar a alienação decorrente desses processos, tornando-se assim, um homem-coletivo: responsável e transformador. (Placco, 1998, p.115).

                       
Situação Problema:


Reconhecer as possibilidades de interação, troca, aprendizagem que este momento oferece, conquistando autonomia de cada professor para fazer suas escolhas, estimulando-os dessa forma a serem profissionais polivalentes, tendo a percepção que cada grupo e que cada indivíduo é único, ou seja, cada um tem a sua própria história, os seus interesses e necessidades específicas, respeitando assim as diferenças, estando sempre atentos as preferências, tais como, conversas, interesses por historias, contos de fadas, músicas, animais, entre outros, para que dessa forma possam cada vez mais ter a oportunidade fazer um trabalho em equipe.
                              
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação. (RCN, 1998)
                                   


Publico Alvo:
Professores da Educação Infantil
                            


Objetivos:



-Estimular o Professor a fazer planejamentos e desenvolver projetos em sala de aula;
-Dar condições aos Professores para que desenvolva um trabalho, que estimule o desenvolvimento das crianças, em seus aspectos físicos, afetivos e cognitivos, sabendo assim que nesta faixa etária todos os desenvolvimentos acontecem na mesma hora;
-Motivar os Educadores a propiciar atividades de aprendizagem que estimulem a participação das crianças em brincadeiras, para que elas possam fazer o uso de varias linguagens, expressando assim suas ideias, emoções e sentimentos;
-Auxiliar os Professores para que tenha ações de forma consciente, tendo a pesquisa como um alvo, para assim, ampliar as suas possibilidades de trabalho;
-Orientar os Professores a organizar seu planejamento de uma forma que aproveite as possibilidades de cada conteúdo, não restringindo o trabalho há um único eixo, mas explorando e fragmentando conhecimento.



Embasamento Teórico:



“Sob nosso ponto de vista, o trabalho em projetos visa a ajudar crianças pequenas a extrair um sentido mais profundo e completo de eventos e fenômenos de seu próprio ambiente e de experiências que mereçam sua atenção. Os projetos oferecem a parte do currículo na qual as crianças são encorajadas a tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas, geralmente em cooperação com seus colegas, sobre o trabalho a ser realizado (EDWARDS, 1999, p. 38).
           
             
                     
Recurso Metodológico:


Estimular o Professor a trabalhar em seus projetos todas as áreas de conhecimento.

Sendo elas:


Movimento
O trabalho com movimento auxilia no ato motor da criança, propiciando um desenvolvimento em aspectos específicos da motricidade das mesmas, lembrando sempre aos professores que o espaço em que estará com os alunos para realizar atividades, deve propiciar a exploração de seu corpo e de seus movimentos, tais como, brincadeiras com jogos corporais;
Pode-se dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente. É somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva do movimento, que corresponde às competências instrumentais para agir sobre o espaço e meio físico. (RCN, 1998)
            


           

Música
Estimular o Professor a trabalhar a música com os alunos em situações lúdicas, fazendo parte do das atividades. Pois quando o professor está atento as necessidades da criança, cantando e brincando com elas, as mesmas adquirem a capacidade de atenção. Pois, podem aprender com facilidade através de músicas.


A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. (RCN, 1998)




Artes Visuais
Ajudar o professor a enriquecer as crianças com atividades de artes.   Sendo assim, estimular o uso de variadas tintas, elementos da natureza, colagens, confecção de sucatas, desenhos, entre outros.



As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. (RCN, 1998)

Linguagem Oral e Escrita


Estimular o Professor a usar variadas circunstancias nas quais as crianças possam perceber a função social da oralidade e da escrita por meio de manuseio de livros, revistas, gibis, com rodas de conversas, rodas de musica, brincadeiras com parlendas, entre outras.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. (RCN, 1998)
                                  




Natureza e sociedade


Mostrar a importância aos Educadores da observação e exploração da natureza, para que assim possam se sentir integrante de um grupo inserido em um ambiente não deixando nunca de respeitá-lo.


Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos,valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. (RCN, 1998)
                                      

Matemática
                                 

O trabalho com este eixo pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, pois é de extrema importância que a criança consiga resolver seus problemas cotidianos, dessa forma, precisamos estimular o Educador, a trabalhar a construção de conceitos matemáticos.


O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que nos incidam mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.       (RCN, 1998)




Recursos



Deixar a disposição depósitos de material e sucatas, para que os professores possam desenvolver melhor o seu projeto.





Cronograma de Atividades



Estabelecer um Projeto Político Pedagógico envolvendo todas as salas de aulas. Estimulando assim:
• Atividades de artes plásticas,
• Vídeos educativos,
• Leitura de livros literários,
• Aulas de culinária,
• Horta: plantio e germinação,
- Fotos e filmagem,                                                                                                             - Registros semanais,                                                                                                           - Pesquisas



Avaliação



Através da observação no decorrer das propostas aplicadas, é fundamental avaliar as situações de aprendizagem oferecidas aos professores, quanto ao envolvimento do grupo, estratégias criadas para solucionar situações problemas, durante as rodas de conversa, de forma individual e por meio de Reuniões Pedagógicas. 
                               

Registros de atividades aplicadas, utilizando fichas de anotações, filmagens e fotografia, para sempre melhorar o trabalho com projetos, deixando a disposição depósitos de materiais e sucatas, para que os professores possam desenvolver melhor as suas atividades.


A organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que   desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento”.   Referencial Curricular Nacional (p. 25)

Referências Biográficas


PLACCO, V. M. N. S. Formação e prática do educador e do orientador: confrontos e questionamentos. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998                                                                                                                           EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMAN, G. E. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.