Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio
Ribeiro
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
- Compreender o princípio do agrupamento na base 3;
- Trabalhar a inclusão a partir de objetos concretos.
Duração das atividades
A atividade será dividida em
diferentes momentos com duração de 10 a 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Números cardinais;
- Contagem
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE: Inclusão na base 3
1° Momento:
O professor deverá entregar um monte contendo materiais concretos (nessa atividade foram utilizadas tampinhas plásticas) e solicitar que uma criança separe 15 tampinhas.
Após a contagem realizada pela criança o professor lança a seguinte situação:
- Quantos grupos de 3 podemos formar com 15 tampinhas?
Nesse momento o professor registra no quadro as hipóteses das crianças.
2° Momento: Trabalhando a inclusão utilizando objetos concretos
Nessa fase observamos que as crianças necessitam de objetos concretos para operacionalizar as questões propostas.
O professor deverá então pedir que uma c riança circule grupos contendo três objetos; em cada grupo formado ela irá colocar o número de objetos que cada um contém, nesse caso 3 tampinhas (representar com o símbolos) .
Questiona:
- Quantos grupos foram formados?
3° Momento: Reagrupar
As crianças retornam a roda e o professor solicitará que uma criança reagrupe as tampinhas, utilizando a lógica da inclusão, ou seja, o segundo grupo será incluído no primeiro, assim ccomo o quarto será incluído no terceiro.
Feito isso o professor questiona:
- Por que agora temos 2 grupos de 6 e um grupo de 3 tampinhas?
- O que vocês fizeram?
4° Momento:
Professor solicitará, então, que as crianças agrupem as 3 tampinhas do último grupo em um dos dois grupos existentes.
Obs.: Ao terminarem o agrupamento as crianças retomam sua atividade e registram o jogo através do desenho.
5° Momento:
O professor dará continuidade ao jogo até juntar as 15 tampinhas, primeiro desmembrando o grupo de 6 acrescentando 3 tampinhas no grupo de 9 e em seguida também inc luindo no grupo que contém 12 tampinhas .
Obs.: A o terminarem o agrupamento as crianças retomam sua atividade escrita e registram o jogo através do desenho.
6° Momento:
Após trabalhar as inclusões e reagrupamentos, o professor retoma o questionamento inicial:
- Quantos grupos de 3 nós fizemos?
Essas atividades contribuem para que a criança comece a desenvolver a noção de cardinalidade e de seqüência 3.
Obs.: No inicio de cada momento a criança irá representar com o real e em seguida com os símbolos.
Recursos Complementares
- Tampinhas plásticas;
- Papel;
- Lápis
Excelentes atividades!!! Dá trabalho, mas assim as crianças aprendem melhor do que com as "folhinhas" prontas que tanto vemos pela internet!!!!
ResponderExcluirExcelentes atividades!!! Dá trabalho, mas assim as crianças aprendem melhor do que com as "folhinhas" prontas que tanto vemos pela internet!!!!
ResponderExcluirExcelentes a suas ideias, postei seu blogger no forum da faculdade.
ResponderExcluirParabéns por poder compartilhar os seus conhecimentos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela criatividade e obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluir