Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BRINCANDO E APRENDENDO COM O NOME DE CADA UM / ATIVIDADES


 O nome próprio é um modelo estável de escrita. O trabalho com nomes informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas, permitindo o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras. Sendo o nome do aluno carregado de significado permanente, temos nele um rico material de escrita e leitura a ser explorado pela criança.
Através do nome próprio, é possível trabalhar mais informações sobre a base alfabética da escrita. As atividades usando o nome   próprio da criança podem ser desenvolvidas desde o primeiro dia de aula em forma de jogos ou atividades problematizadoras, que levem o aluno a pensar, a tomar decisões, a fazer escolhas, a experimentar produzir sua própria escrita.
Para isso, é necessário que o professor planeje uma ampla variedade de situações e atividades.

A utilização de nomes próprios, embora ofereça oportunidades para a interação significativa com o código da escrita, não deve ser desviada para exercícios repetitivos e mecânicos de silabação ou cópia.
Também não dispensa o trabalho com textos variados, pois estas são atividades que se complementam.
Sendo assim, os nomes servem como fonte de informação para que os alunos tornem efetivas várias aprendizagens. 

Abaixo, algumas sugestões de atividades com nomes.
As mesmas atividades podem ser realizadas usando nomes conhecidos da criança, por exemplo: nome de objetos escolares, frutas, flores, brinquedos...

* APRESENTAR O ALFABETO E COLORIR OS QUADRINHOS QUE CONTÊM AS LETRAS DO NOME.

Ex: PAULO

* RELACIONAR A POSIÇÃO DAS LETRAS COM NÚMEROS E FORMAR OUTRAS PALAVRAS.

C  A   M   I   L   A

 1   2   3   4  5  6 

           
1,2,3,6= CAMA
3,2,5,6= MALA


* APRESENTAR PALAVRAS EMBARALHADAS E FORMAR O NOME.

U L A A R    -   L A U R A 


* DESCOBRIR PALAVRAS ESCONDIDAS NO NOME.


M    A    R    I    A    N   A 


M  A  R

A  N   A

  A  R

M  A   R  I  A


* ENCONTRAR PALAVRAS QUE RIMAM COM OS NOMES, POR EXEMPLO:

JOÃO  - BALÃO

CAROL - CARACOL

MIGUEL - ANEL


* CRIAR NOVOS NOMES COM BASE NAS PRIMEIRAS SÍLABAS DE UM E NAS ÚLTIMAS DE OUTRO.


LEOPOLDO - LUCIANO   LENO


* IDENTIFICAR NOMES COM GRAFIAS DIFERENTES  E DISCUTI-LAS COM A TURMA:

MATEUS - MATHEUS
TIAGO - THIAGO
MARTA - MARTHA
IURI - YURI
CARLA - KARLA


* TRANSFORMAR NOMES FEMININOS EM MASCULINOS E VICE-VERSA:

PAULO - PAULA
MÁRCIO - MÁRCIA
FABIANO - FABIANA

* ESCREVER NOMES EM SEUS DIMINUTIVOS OU AUMENTATIVOS:

MARCOS - MARQUINHOS - MARCÃO

* MONTAR NOMES COM O ALFABETO MÓVEL.

* CLASSIFICAR NOMES DE ACORDO COM O NÚMERO DE LETRA E DE SÍLABA, FAZENDO USO DESSES CONHECIMENTOS EM OUTRAS SITUAÇÕES.

* IDENTIFICAR LETRAS DO PRÓPRIO NOME EM EMBALAGENS E RÓTULOS.


FONTE:

ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA: DA TEORIA À PRÁTICA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.