TEXTO FATIADO
Esta atividade tem por objetivo reconhecer as frases que compõem um texto.
Fixe na lousa um texto curto separado em fichas de cartolina ou em papel madeira (kraft) para que os alunos o leiam. Mude a ordem das fichas e peça-lhes que verifiquem o que aconteceu.
Solicite aos alunos que ordenem as frases de acordo com o texto.
Retire uma das fichas e peça-lhes que descubram qual é a frase que falta e a coloquem no lugar certo.
Reproduza o texto fatiado fora de ordem, para que os alunos recortem e colem na ordem certa.
* Uma outra sugestão para o texto fatiado:
Procure frases em jornais (manchetes) e escreva-as em pedaços de cartolina.
Por exemplo:
NA CIDADE DE NOVA CRUZ, O ANO LETIVO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, INICIARÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.
A frase ficará da seguinte forma nos retalhos de cartolina:
NA CIDADE DE
NOVA CRUZ,
O ANO LETIVO
DAS ESCOLAS PÚBLICAS,
INICIARÁ
NA PRÓXIMA
QUINTA-FEIRA
Estes pedacinhos serão embaralhados e os alunos terão que colocá-los na ordem correta para que a frase tenha sentido.
Se eles inverterem algum pedaço da frase, mas que a mesma encaixe e tenha coerência, isso tem que ser enfocado.
Por exemplo:
O ANO LETIVO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, NA CIDADE DE NOVA CRUZ, INICIARÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.
Oi amiga!
ResponderExcluirGostei muito da ideia de texto ou frases fatiadas.Com certeza, ajuda muito na organização do pensamento e na criação.
Parabéns!
Bjos!
Legal!
ResponderExcluirAcho que posso fazer com minha turmas de 1º ano, mas não agora no início. Já guardei a ideia.
Abraço!
http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/
ACHEI MUITO LEGAL VOU FAZER COM MINHA TURMA
ResponderExcluirEssas atividades são ótimas vou trabalhar com minha turma de 1º ano.
ResponderExcluirAMEI O MATERIAL
ResponderExcluir