Para Rudolf Steiner, o desenvolvimento humano ocorre em ciclos de sete anos.
Os professores devem conhecer profundamente as características e as necessidades da criança em cada etapa para estimular a aprendizagem.
PRIMEIRO SETÊNIO
De 0 a 7 anos
* A criança está aberta ao mundo, absorvendo sem resistência as influências do ambiente
* Tem confiança ilimitada e não distingue o bem e o mal.
* Recebe impressões sensoriais e não elabora julgamentos ou análises
* Está na fase do desenvolvimento físico e motor e tem intensa atividade corporal.
* As percepções inadequadas são armazenadas no inconsciente, porque não entende o pensamento dos adultos
* A aprendizagem se dá por imitação
* A criança tem muitos amigos, mas as amizades são superficiais, destinadas a trazer o outro para o seu próprio mundo e brincar
* A relação com o mundo exterior se á de fora para dentro, mas as experiências não são centralizadas na sua consciência.
SEGUNDO SETÊNIO
De 7 a 14 anos
* A energia da criança está voltada para o desenvolvimento anímico (psicológico-emocional)
* Emancipa-se da vida puramente corporal, desenvolvendo a memória e a imaginação, mostrando prazer em repetições rítmicas e desejo de conhecer imagens de caráter universal que estimulem a fantasia
* A vivência dos sentidos á lugar à vivência dos sentimentos, que dirigem o pensamento da criança e o seu aprendizado.
* Por volta dos 9 anos, a criança experimenta uma distância entre ela, os adultos e o mundo, o que lhe causa insegurança. Então, passa a questionar a autoridade e justificar sua admiração para readquirir segurança
* Em torno dos 10 e 12 anos, o corpo da criança começa a perder as características da infância. Então, ela passa a ser mais crítica e adquire uma nova capacidade de raciocinar, tornando-se capaz de compreender as relações causa-efeito
* Nas relações sociais, a criança tende a ser mais camarada com os colegas
* Entre 12 e 14 anos, começa a puberdade, o que perturba a harmonia anímica. A criança mostra antipatia aos valores tradicionais e busca novos parâmetros para seus sentimentos.
TERCEIRO SETÊNIO
De 14 a 21 anos
* O jovem vivencia uma liberação das forças anímicas
* Desenvolve o pensamento lógico, analítico e sintético, onde busca respostas às suas dúvidas
* Começa a ver o mundo de fora e mostra entusiamo pelo conhecimento, pela compreensão dos fatos e pela realização de experiências
* Vivencia a solidão de forma intensa, o que o leva a buscar o próximo e sua própria identidade
* Deseja sentir-se protegido pelo grupo de amigos. Busca novos pontos de apoio e procura reconhecer o mais velho como guia, em um relacionamento amistoso
* Desperta para a realidade da sexualidade e, ao mesmo tempo, para a realidade da Terra
* Desenvolve o idealismo, a busca pela verdade, a vontade de mudar o mundo.
FONTE:
EDUCAÇÃO NA PRÁTICA - PEDAGOGIA WALDORF
Bela reflexão para fazermos em torno do desenvolvimento dos nossos alunos e filhos... Muito se encaixa. Gostei do texto.
ResponderExcluirAbraço e agradeço o comentário carinhoso que deixastes em meu blog.
http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/