Quem sou eu

Minha foto
Rio Grande do Norte/Brasil, Brazil

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MEDIADORES DE LEITURA





O livro e a leitura tem vindo, ao longo dos últimos tempos, a ganhar um maior destaque na sociedade portuguesa.
Um pouco por todo o país, bibliotecas, escolas e instituições procuram chegar aos mais novos através do livro.
Mas será que esse é o caminho correcto?
Como é que podemos incentivar uma criança à leitura se os mediadores não gostam de ler?
Para se poder incentivar alguém a alguma coisa, temos de acreditar e gostar muito dela, senão corremos o risco de não atingir os objectivos, neste caso criar leitores.
Um mediador da leitura é aquele que, através de actividades programadas ou não, consegue despertar o bichinho da leitura que todos temos cá dentro, mas que por vezes está adormecido.
Não basta querermos ser mediadores da leitura, antes de mais temos de acreditar nos efeitos de uma boa leitura. Temos de acreditar que o livro é uma terapia para o corpo e para a alma.
É por isso que acho que faltam mediadores de leitura para adultos. Para todos aqueles que querem que as crianças acreditem nos livros, mas que eles próprios não acreditam.
É por isso, que acho que devíamos começar a contar histórias aos mais velhos e embalá-los no mundo fantástico de magia e aventura em que eles, por uma razão ou por outra, não tiveram oportunidade de viver.
Depois de entrarem nesse mundo, é que estarão prontos para partilhar com os mais novos a experiência maravilhosa que são os livros e as leituras.
Para mim o segredo de qualquer arte é a paixão.
Só quando estamos muito apaixonados pelo que fazemos é que conseguimos transmitir e ensinar o que queremos.
E quando toca aos livros, temos de ter especial atenção. Se antes os jovens liam porque era uma forma de entretenimento, hoje em dia têm tantos divertimentos, que para alguns é necessário existir uma razão muito boa para tudo para ler.
Eu sou mediadora do livro e da leitura. Sou uma apaixonada por livros e, dentro da minha humildade sei que tenho muito para aprender, mas também sei que amo o que faço e que quero continuar a ler, muito…



FONTE:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita....Não esqueça de deixar seu comentário.