Muitas pessoas acham que a função da escola de
Educação Infantil é apenas ensinar conhecimentos como letras, números, cores,
formas e músicas. Entretanto, entre outros objetivos, estas instituições também
têm como grande função a sociabilidade da criança.
Socializar
a criança parece ser um processo simples, mas traz em si inúmeros fatores que
devem ser esclarecidos para se entender a importância das relações sociais ainda
na primeira infância. O processo é simples, pois basta o bebê vir ao mundo para
iniciar sua vida social. O contato com a família constitui o primeiro ambiente
de interação e vínculos afetivos. Contudo, com o passar do tempo, a convivência
só com adultos não é suficiente para o complexo desenvolvimento social da
criança. Um exemplo claro disto é que dificilmente parentes ou familiares vão
disputar um brinquedo com a criança.
É
na escola que a criança amplia sua rede de relações. E é neste momento que
grandes desafios e aprendizados estão por vir. Disputar, dividir e negociar
materiais e brinquedos torna-se o primeiro e principal obstáculo encontrado pela
criança ao iniciar sua vida escola. Um processo lento, porém profundo, vai aos
poucos fazer com que as crianças nesta fase sintam a necessidade de regras de
convivência e a importância de respeitá-las.
Já
comum em muitas escolas, a organização dos grupos de acordo com a idade
contribui para que as crianças passem pelos mesmos desafios ao mesmo tempo. Isso
faz com que, juntas, as crianças busquem soluções que vão auxiliá-las neste
processo. Entretanto, a presença de um profissional capacitado para orientar tal
tarefa é fundamental.
É
este profissional que, por muitas vezes, vai propor jogos e brincadeiras que
exigem das crianças o respeito às regras de convívio social. O “esperar a vez”
torna-se fundamental. Ao mesmo tempo em que a criança quer, sozinha, executar
sua atividade durante uma brincadeira, ela precisa respeitar a vez do colega sem
interferir ou querer fazer por ele.
A
partir de atividades como esta, a criança vai, aos poucos, aprofundando sua
concepção sobre si e sobre os demais. Isto se torna importante na medida em que
constitui a base para a definição de sua individualidade e personalidade.
Conviver
com outras crianças também propicia a descoberta de interpretar o ser
interpretado. Sendo assim em inúmeras situações que ocorrem no cotidiano
escolar, as crianças vão perceber que suas atitudes refletem no meio em que
estão.
Momentos
de contato com
crianças de idades variadas também são fundamentais para o desenvolvimento
social na infância. Observar como as crianças mais velhas agem e o que elas já
são capazes de fazer oferece subsídios para o desenvolvimento da criança. Querer
fazer aquilo que um amigo faz, motiva a criança a buscar o conhecimento para
tal. É a partir daí que muitas teorias e práticas pedagógicas
sócio-construtivistas se baseiam.
Perceber
a importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças em seus
diversos aspectos, inclusive social, é permitir que a criança se reconheça como
única e se desenvolva amplamente em um período em que todos aprendizados se
solidificam e formam a base que vai sustentar essa criança pelo resto de sua
vida.
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