É
de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida
do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso
corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no
comportamento.
A
partir deste conceito e através da nossa prática no contexto escolar,
consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia
a promover preventivos e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios
em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo
Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do
movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação,
englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla
finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as
possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e
equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”.
Os
movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas
vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude
positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e
psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de
movimentos.
Através
da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente
social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um
processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e
sociais, produz nele transformações qualitativas. Para tanto desenvolvimento
envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência
individual.
O
professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno,
colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho
no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus
alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a
percepção de quem é ajudado.
Diante
disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de
ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos
com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
De
acordo com Assunção & Coelho (1997, p 108) a psicomotrocidade integra várias
técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes),
relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela
enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as
funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental
normal são manifestações puramente motoras.
Diante
desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da criança um papel
importantíssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto
explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe
também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos
sociais.
Portanto,
a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência
ativa, onde a criança se confronta com o meio. A educação proveniente dos pais e
do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos
motores, mas sim permite exercer uma função de ajustamento individual ou em
grupo.
As
atividades desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das
crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como
motor. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas
possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes...), recebem um destaque
especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico.
Com
base neste contexto, percebemos a importância das atividades motoras na
educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças.
Entretanto, as crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase
exige atividades propicias para cada determinada faixa etária.
A
psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação,
pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que
o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.
FONTE:
http://oficinapsico.blogspot.com/
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