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sexta-feira, 24 de maio de 2013

A FAMÍLIA NA ESCOLA




Ao final de cada bimestre, as escolas reúnem os pais, a fim de conversar sobre os alunos e fazer a entrega dos boletins.
Porém, uma reunião de pais não pode ser simplista ao ponto de se voltar apenas para questões comportamentais e de notas.
Ao contrário, a cada momento com os familiares dos alunos, a escola deve estar preparada para demonstrar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, dando segurança aos pais de que aquele ambiente bem como os profissionais que ali atuam estão capacitados para promover a aprendizagem.
Para que isso aconteça e os pais saiam satisfeitos da reunião, descreva os progressos de cada aluno, como chegou à determinada série e como têm evoluído, quais aprendizagens já conquistou, como está seu aspecto emocional, sua socialização com o grupo, a segurança quanto aos conteúdos trabalhados, a concentração durante as aulas, principais habilidades, principais dificuldades, sua participação e envolvimento com os mesmos, além do compromisso com as tarefas e pesquisas sugeridas.
É importante ressaltar sobre a participação da família para se atingir um processo educativo de qualidade. As crianças precisam de atenção, têm necessidade em compartilhar suas tarefas com os pais, precisa da opinião do outro para satisfazer seu ego.
Através de reuniões constantes com o grupo de profissionais da escola, os mesmos vão tendo segurança em compartilhar esses elementos com os familiares dos estudantes, pois as discussões em grupo favorecem uma dinâmica de troca de experiências que só tende a enriquecer o trabalho pedagógico da instituição.
Para garantir a qualidade da reunião e a satisfação dos pais quanto à mesma, a escola deve se preocupar em promover um momento pedagógico de qualidade. Seguem algumas sugestões:
- Iniciar a reunião com a leitura de um texto sobre relacionamento entre pais e filhos pode ser uma ótima oportunidade para reflexão de todos, além de abrir espaços para discussões acerca do tema;
- Algumas dinâmicas podem ser propostas a fim de integrar a equipe escolar aos pais, dando abertura para os mesmos se arriscarem em algumas tarefas. Com isso, um momento de tensão torna-se uma ocasião de convivência harmoniosa e aconchego, experiências positivas para todos os envolvidos;
- A reunião deve ter uma pauta de assuntos a serem tratados, para não se voltar para casos isolados, o que sempre acontece;
- Depois de discutidos os temas da pauta, finalize a reunião abrindo espaço para esclarecimento de dúvidas e sugestões. Nesse momento, os professores deverão entregar uma pequena lembrança da reunião.

Com certeza uma reunião bem planejada é sempre um sucesso e agrada a todos, além de ser uma demonstração da qualificação dos profissionais da escola.
Por Jussara Barros



2 comentários:

  1. Bem legal seu texto, se seguirmos essas orientações nossas reuniões serão bem mais produtivas.

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  2. Terei esta reunião no dia 08 de junho. Mas será uma reunião individual com cada família, onde conversamos em particular sobre o desenvolvimento do aluno. Falamos de conquistas, dificuldades e destacamos a importância da participação da família. As crianças deixam uma lembrancinha de agradecimento para os pais.
    Legal o texto da Jussara!
    Abraço!

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