Ao final de cada bimestre, as escolas reúnem os pais, a fim de conversar sobre os alunos e fazer a entrega dos boletins.
Porém, uma reunião de pais não pode ser simplista ao ponto de se voltar apenas para questões comportamentais e de notas.
Ao contrário, a cada momento com os familiares dos
alunos, a escola deve estar preparada para demonstrar o desenvolvimento
do trabalho pedagógico, dando segurança aos pais de que aquele ambiente
bem como os profissionais que ali atuam estão capacitados para promover a
aprendizagem.
Para que isso aconteça e os pais saiam satisfeitos da
reunião, descreva os progressos de cada aluno, como chegou à
determinada série e como têm evoluído, quais aprendizagens já
conquistou, como está seu aspecto emocional, sua socialização com o
grupo, a segurança quanto aos conteúdos trabalhados, a concentração
durante as aulas, principais habilidades, principais dificuldades, sua
participação e envolvimento com os mesmos, além do compromisso com as
tarefas e pesquisas sugeridas.
É importante ressaltar sobre a participação da
família para se atingir um processo educativo de qualidade. As crianças
precisam de atenção, têm necessidade em compartilhar suas tarefas com os
pais, precisa da opinião do outro para satisfazer seu ego.
Através de reuniões constantes com o grupo de
profissionais da escola, os mesmos vão tendo segurança em compartilhar
esses elementos com os familiares dos estudantes, pois as discussões em
grupo favorecem uma dinâmica de troca de experiências que só tende a
enriquecer o trabalho pedagógico da instituição.
Para garantir a qualidade da reunião e a satisfação
dos pais quanto à mesma, a escola deve se preocupar em promover um
momento pedagógico de qualidade. Seguem algumas sugestões:
- Iniciar a reunião com a leitura de um texto sobre
relacionamento entre pais e filhos pode ser uma ótima oportunidade para
reflexão de todos, além de abrir espaços para discussões acerca do tema;
- Algumas dinâmicas podem ser propostas a fim de
integrar a equipe escolar aos pais, dando abertura para os mesmos se
arriscarem em algumas tarefas. Com isso, um momento de tensão torna-se
uma ocasião de convivência harmoniosa e aconchego, experiências
positivas para todos os envolvidos;
- A reunião deve ter uma pauta de assuntos a serem tratados, para não se voltar para casos isolados, o que sempre acontece;
- Depois de discutidos os temas da pauta, finalize a
reunião abrindo espaço para esclarecimento de dúvidas e sugestões. Nesse
momento, os professores deverão entregar uma pequena lembrança da
reunião.
Com certeza uma reunião bem planejada é sempre um sucesso e agrada a todos, além de ser uma demonstração da qualificação dos profissionais da escola.
Por Jussara Barros
Bem legal seu texto, se seguirmos essas orientações nossas reuniões serão bem mais produtivas.
ResponderExcluirTerei esta reunião no dia 08 de junho. Mas será uma reunião individual com cada família, onde conversamos em particular sobre o desenvolvimento do aluno. Falamos de conquistas, dificuldades e destacamos a importância da participação da família. As crianças deixam uma lembrancinha de agradecimento para os pais.
ResponderExcluirLegal o texto da Jussara!
Abraço!