PAR OU ÍMPAR?
a) O Professor prepara papeletas numeradas de l a 10;
b) O Professor solicita a alguns alunos que sorteiem as papeletas;
c)
Caso o aluno sorteie uma papeleta com número par, deverá elaborar uma
pergunta ou exercício sobre o texto e respondê-los. Caso o aluno sorteie
uma papeleta com número ímpar, deverá elaborar uma pergunta ou
exercício sobre o texto e indicar um colega, que irá respondê-los.
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com novos sorteios;
2a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
ATENÇÃO À RESPOSTA E À OPINIÃO
a) O Professor faz uma pergunta sobre o texto e solicita a um aluno que a responda;
b) O Professor solicita a um segundo aluno que diga se concorda ou não com a resposta do colega e por quê;
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que:
l) repita a reposta do primeiro colega e a opinião do segundo;
2) diga se concorda ou não com a opinião do segundo colega e por quê.
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com uma nova pergunta;
2a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
CORRIJA A CORREÇÃO
a) O Professor faz uma pergunta sobre o texto e solicita a um aluno que a responda;
b)
O Professor solicita a um segundo aluno que diga (expressando-se,
apenas, com sim ou não, se a resposta do colega está ou não correta);
c)
O Professor solicita a um terceiro aluno que diga se a correção da
resposta feita pelo colega (o segundo aluno) está ou não certa e por
quê?
Observações:
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com uma nova pergunta;
2a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
GANHA A MELHOR CORREÇÃO
a) O Professor explica que cada fileira de alunos constitui um grupo, atribuindo um número ou letra de identificação a cada uma;
b) O Professor solicita que todos os alunos respondam a questões sobre o texto, por escrito, numa papeleta;
c)
O Professor indica, em cada grupo, um aluno para exercer a função de
corrigir as respostas dos colegas, escrevendo certo ou errado em cada
papeleta;
d) O Professor solicita aos alunos que corrigiram que leiam as respostas e a correção feita,
e) O Professor atribuirá pontos às correções feitas de maneira certa, ganhando o grupo que fizer maior número de pontos.
Observações:
la)
Para que a leitura das respostas pelos alunos que fizeram a sua
correção não se torne excessivamente repetitiva, o Professor poderá
variar as questões entre os diversos grupos;
2a) A Dinâmica poderá ter continuidade com novas questões;
3a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
LOCALIZE A INFORMAÇÃO NO TEXTO
a)
O Professor solicita a um aluno que fale, sem consultar o texto lido,
uma idéia ou informação que tenha considerado significativa;
b) O
Professor solicita a outro aluno que, consultando o texto, escolha e
leia o trecho que, na sua opinião, melhor expresse (de maneira mais
clara e direta) a ideia ou informação apresentada pelo colega.
Observações;
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de uma nova idéia ou informação;
2a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
EXPLIQUE O QUE FOI LIDO
a) O Professor solicita a um aluno que, consultando o texto lido, escolha um trecho e leia em voz alta;
b)
O Professor solicita a um segundo aluno que, sem recorrer à leitura do
texto, explique, da maneira mais clara possível, as idéias ou
informações do trecho lido pelo colega. Este aluno, se quiser, poderá,
também, usar exemplos ou escrever esquemas no quadro, ou fazer desenhos
de figuras ou sinais, ou, ainda, usar objetos como apoio à sua
explicação.
Observações;
1a) A Dinâmica poderá ter continuidade com a leitura de um novo trecho;
2a)
Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando
contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
FONTE:
RANGEL, Mary. Dinâmicas de leituras para sala de aula. 17ª ed. Rio de Janeiro
Olá Isabel!
ResponderExcluirTudo que envolve leitura sempre é bem vindo. Gostei das dicas.Abraço!
Gostei da idéia. Abraço!
ResponderExcluirAmei as dinâmicas e vou utilizadas. Obrigada!
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